A EXPERIÊNCIA DOS INGRESSANTES DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75642 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 719 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOS INGRESSANTES DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID/19 IMPACTOU AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM TODOS OS NÍVEIS DE FORMAÇÃO FORTALECEU O DEBATE E PESQUISAS EM TORNO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. NO CASO ESPECÍFICO DO PARANÁ TAL MEDIDA VIGORA DESDE MARÇO DE 2020 E COLOCOU OS ALUNOS SOB O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). TENDO EM VISTA TAL CONTEXTO, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, NO PERÍODO DA PANDEMIA, ABORDANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS E CAMINHOS ENCONTRADOS, POR CONTA DAS ATIVIDADES EM ERE, E EXCLUSIVAMENTE DIGITAIS. A ANÁLISE PRIORIZOU A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. ADRIÃO E DOMICIANO (2021) APONTAM QUE O PERÍODO DE PANDEMIA RESULTOU EM NOVAS FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL POR MEIO DA PRESENÇA DAS CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS PRINCIPALMENTE NAS REDES ESTADUAIS. AS AUTORAS APONTAM PARA A TRANSPOSIÇÃO DA LÓGICA EMPRESARIAL PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. CONCEITOS, TAIS COMO: CAPITALISMO DIGITAL E DE VIGILÂNCIA SÃO MOBILIZADOS PARA INDICAR QUE A DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS É UMA TENDÊNCIA. ARAÚJO E YANNOULAS (2021) DESTACAM QUE A PANDEMIA EXPLICITOU E APROFUNDOU AS DESIGUALDADES DE CLASSE, ÉTNICAS E DE GÊNERO QUE HISTORICAMENTE ESTRUTURAM OS SISTEMAS EDUCACIONAIS. A PARTIR DISSO É MUITO IMPORTANTE ENTENDER QUE O PIBID FOI OBRIGADO A ADAPTAR SUAS ATIVIDADES BUSCANDO UM ENTENDIMENTO À DISTÂNCIA DA ESCOLA NO QUAL ATUA, O COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA, EM LONDRINA. ASSIM, OS PRINCIPAIS ALIADOS NA “INSERÇÃO REMOTA” FORAM OS RELATOS DE DOCENTES E DISCENTES, FICHAMENTOS, PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA APP/SINDICATO, AULAS DE SOCIOLOGIA DA SEED/PR, CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS E EVENTOS QUE SE ENCARREGARAM DE, A PARTIR DO MUNDO EXISTENTE, RECONSTRUIR O ESPAÇO ESCOLAR COMPREENDENDO-O EM SUA LÓGICA NÃO PANDÊMICA E PANDÊMICA, A FIM DE, PORTANTO, REALIZAR A INSERÇÃO REMOTA RECORRENDO A UM EXERCÍCIO SIMULTÂNEO DE ANÁLISE E IMAGINAÇÃO. ASSOCIADO A ESTES ELEMENTOS, A BIOGRAFIA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI UM FATOR DINAMIZADOR NO REMOTO, CONSTITUINDO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA INSERÇÃO REMOTA NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO POR BASE METODOLÓGICA O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, DE MILLS (1975) A PARTIR DESTES DADOS, FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO REMOTA NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS IMPACTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO REFLEXIVA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRE AS DISCUSSÕES, APONTA-SE QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PIBID “VIRTUAL” FORAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DENTRO DE UMA COMPREENSÃO DAS REALIDADES PRÁTICAS, SEM EFETIVAMENTE REALIZÁ-LAS, DIFERENTEMENTE DOS ANOS ANTERIORES, CRIANDO UMA DIFERENÇA QUALITATIVA A SER PROBLEMATIZADA NO QUE OUTRORA FOI O PROGRAMA, PODENDO SER UMA CONSEQUÊNCIA DESESTABILIZADORA DA PROPOSTA INICIAL DO PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO, SOCIOLOGIA, ERE, PROBLEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID719_22032021180053.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE ADAMOLI GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE ADAMOLI" "autor_email" => "henrique.adamoli@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75642 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 156 "inscrito_id" => 719 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DOS INGRESSANTES DO PIBID DE CIÊNCIAS SOCIAIS EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO" "resumo" => "A PANDEMIA CAUSADA PELO COVID/19 IMPACTOU AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS. A SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS EM TODOS OS NÍVEIS DE FORMAÇÃO FORTALECEU O DEBATE E PESQUISAS EM TORNO DA TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. NO CASO ESPECÍFICO DO PARANÁ TAL MEDIDA VIGORA DESDE MARÇO DE 2020 E COLOCOU OS ALUNOS SOB O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). TENDO EM VISTA TAL CONTEXTO, ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), SUBPROJETO CIÊNCIAS SOCIAIS, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, NO PERÍODO DA PANDEMIA, ABORDANDO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS E CAMINHOS ENCONTRADOS, POR CONTA DAS ATIVIDADES EM ERE, E EXCLUSIVAMENTE DIGITAIS. A ANÁLISE PRIORIZOU A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. ADRIÃO E DOMICIANO (2021) APONTAM QUE O PERÍODO DE PANDEMIA RESULTOU EM NOVAS FORMAS DE PRIVATIZAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL POR MEIO DA PRESENÇA DAS CORPORAÇÕES E PLATAFORMAS DIGITAIS PRINCIPALMENTE NAS REDES ESTADUAIS. AS AUTORAS APONTAM PARA A TRANSPOSIÇÃO DA LÓGICA EMPRESARIAL PARA A GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. CONCEITOS, TAIS COMO: CAPITALISMO DIGITAL E DE VIGILÂNCIA SÃO MOBILIZADOS PARA INDICAR QUE A DIGITALIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS É UMA TENDÊNCIA. ARAÚJO E YANNOULAS (2021) DESTACAM QUE A PANDEMIA EXPLICITOU E APROFUNDOU AS DESIGUALDADES DE CLASSE, ÉTNICAS E DE GÊNERO QUE HISTORICAMENTE ESTRUTURAM OS SISTEMAS EDUCACIONAIS. A PARTIR DISSO É MUITO IMPORTANTE ENTENDER QUE O PIBID FOI OBRIGADO A ADAPTAR SUAS ATIVIDADES BUSCANDO UM ENTENDIMENTO À DISTÂNCIA DA ESCOLA NO QUAL ATUA, O COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ DE ANCHIETA, EM LONDRINA. ASSIM, OS PRINCIPAIS ALIADOS NA “INSERÇÃO REMOTA” FORAM OS RELATOS DE DOCENTES E DISCENTES, FICHAMENTOS, PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELA APP/SINDICATO, AULAS DE SOCIOLOGIA DA SEED/PR, CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS E EVENTOS QUE SE ENCARREGARAM DE, A PARTIR DO MUNDO EXISTENTE, RECONSTRUIR O ESPAÇO ESCOLAR COMPREENDENDO-O EM SUA LÓGICA NÃO PANDÊMICA E PANDÊMICA, A FIM DE, PORTANTO, REALIZAR A INSERÇÃO REMOTA RECORRENDO A UM EXERCÍCIO SIMULTÂNEO DE ANÁLISE E IMAGINAÇÃO. ASSOCIADO A ESTES ELEMENTOS, A BIOGRAFIA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) FOI UM FATOR DINAMIZADOR NO REMOTO, CONSTITUINDO PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE UMA INSERÇÃO REMOTA NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO POR BASE METODOLÓGICA O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA, DE MILLS (1975) A PARTIR DESTES DADOS, FAREMOS UMA DISCUSSÃO SOBRE OS LIMITES E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO REMOTA NO AMBIENTE ESCOLAR E SEUS IMPACTOS SOBRE A CONSTRUÇÃO REFLEXIVA DOS(AS) PIBIDIANOS(AS) ACERCA DA PRÁTICA DOCENTE. ENTRE AS DISCUSSÕES, APONTA-SE QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PIBID “VIRTUAL” FORAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DENTRO DE UMA COMPREENSÃO DAS REALIDADES PRÁTICAS, SEM EFETIVAMENTE REALIZÁ-LAS, DIFERENTEMENTE DOS ANOS ANTERIORES, CRIANDO UMA DIFERENÇA QUALITATIVA A SER PROBLEMATIZADA NO QUE OUTRORA FOI O PROGRAMA, PODENDO SER UMA CONSEQUÊNCIA DESESTABILIZADORA DA PROPOSTA INICIAL DO PIBID." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO, SOCIOLOGIA, ERE, PROBLEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID719_22032021180053.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HENRIQUE ADAMOLI GOMES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE ADAMOLI" "autor_email" => "henrique.adamoli@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA - UEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }