A PARTIR DA ANÁLISE DE VIVÊNCIAS EM UMA PRÁTICA EXTENSIONISTA NA ONG ASSOCIAÇÃO DOS TRAPEIROS DE EMAÚS E NA EXPERIÊNCIA COMO EDUCANDA DO CURSO REALIDADE BRASILEIRA DE PERNAMBUCO, ORGANIZADO POR MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO POPULAR, EMERGE A SEGUINTE QUESTÃO: DE QUE MANEIRA O ENSINO DE SOCIOLOGIA DIALOGA COM O SENSO COMUM, EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO POPULAR? PRETENDE-SE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA TEÓRICA DESCOLONIAL, COMPREENDER QUAIS SÃO AS ESPECIFICIDADES DESSAS EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA, QUE ESTÃO FORA DOS MUROS DOS ESPAÇOS FORMAIS DE ENSINO E COMO DIALOGAM COM O SENSO COMUM, ISTO É, COM OS CONHECIMENTOS DA VIDA COTIDIANA DOS (DAS) EDUCANDOS (AS). ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS FEITAS COM AS PESSOAS QUE CONSTROEM COLETIVAMENTE ESSAS PRÁTICAS EDUCATIVAS, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO POPULAR, CONSEGUEM APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ISTO É, O ENSINO DE SOCIOLOGIA, DO SENSO COMUM, TORNANDO-O MAIS ACESSÍVEL, AO DIALOGAR COM A VIDA COTIDIANA DOS (DAS) ESTUDANTES.