"JUVENTUDE QUER EDUCAÇÃO": CURRÍCULO, ESCOLA E GÊNERO COMO PAUTAS NO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75794 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 1297 "titulo" => ""JUVENTUDE QUER EDUCAÇÃO": CURRÍCULO, ESCOLA E GÊNERO COMO PAUTAS NO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016" "resumo" => "A “PRIMAVERA SECUNDARISTA” FOI UM FENÔMENO CARACTERIZADO PELA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL NO PERÍODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2016. O MOVIMENTO TEVE COMO LIDERANÇA OS JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DIANTE DAS MEDIDAS IMPOSTAS PELO NOVO GOVERNO, COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, E A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 55, QUE CRIOU EMPECILHOS PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SETORES COMO EDUCAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NA “PRIMAVERA SECUNDARISTA” POSSUI PONTOS DE INTERSEÇÃO DE ASPECTOS COM A PRESENÇA DO MOVIMENTO DE MULHERES, E O DEBATE DA CULTURA JUVENIL, NA RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO ANALISOU AS QUESTÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO PÚBLICA, FEMINISMO NA ESCOLA, PENSANDO A FORMAÇÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA DE MULHERES PROTAGONISTAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO. A METODOLOGIA É RESULTANTE DE PESQUISAS REALIZADAS NAS ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DA PARAÍBA (MENDES,2017;2020;DIAS,2019) EM QUE A ESCOLHA FOI PELA TÉCNICA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS DESTINADAS AOS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA. NA PERSPECTIVA DE PENSAR O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ENQUANTO UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO QUE NÃO É CONTEMPLADO NOS CURRÍCULOS FORMAIS DAS ESCOLAS, AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS OCUPANTES NOS MOSTRARAM QUE FOI A DEFESA AO ACESSO A CONTEÚDO PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS “BÁSICAS” QUE MOBILIZOU OS ESTUDANTES A OCUPAREM SUAS ESCOLAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "OCUPAÇÃO, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, GÊNERO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1297_08042021234032.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAELLA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "RAPHAELLA F." "autor_email" => "raphaellaff@gmail.com" "autor_ies" => "PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75794 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 415 "inscrito_id" => 1297 "titulo" => ""JUVENTUDE QUER EDUCAÇÃO": CURRÍCULO, ESCOLA E GÊNERO COMO PAUTAS NO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS EM 2016" "resumo" => "A “PRIMAVERA SECUNDARISTA” FOI UM FENÔMENO CARACTERIZADO PELA OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL NO PERÍODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2016. O MOVIMENTO TEVE COMO LIDERANÇA OS JOVENS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DIANTE DAS MEDIDAS IMPOSTAS PELO NOVO GOVERNO, COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO, E A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 55, QUE CRIOU EMPECILHOS PARA INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SETORES COMO EDUCAÇÃO. A ORGANIZAÇÃO DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS NA “PRIMAVERA SECUNDARISTA” POSSUI PONTOS DE INTERSEÇÃO DE ASPECTOS COM A PRESENÇA DO MOVIMENTO DE MULHERES, E O DEBATE DA CULTURA JUVENIL, NA RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA. PORTANTO, O OBJETIVO DO ARTIGO ANALISOU AS QUESTÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E EDUCAÇÃO PÚBLICA, FEMINISMO NA ESCOLA, PENSANDO A FORMAÇÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA DE MULHERES PROTAGONISTAS DO MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO. A METODOLOGIA É RESULTANTE DE PESQUISAS REALIZADAS NAS ESCOLAS OCUPADAS NO ESTADO DA PARAÍBA (MENDES,2017;2020;DIAS,2019) EM QUE A ESCOLHA FOI PELA TÉCNICA DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS DESTINADAS AOS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA. NA PERSPECTIVA DE PENSAR O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS ENQUANTO UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO QUE NÃO É CONTEMPLADO NOS CURRÍCULOS FORMAIS DAS ESCOLAS, AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS OCUPANTES NOS MOSTRARAM QUE FOI A DEFESA AO ACESSO A CONTEÚDO PARA ALÉM DAS DISCIPLINAS CONSIDERADAS “BÁSICAS” QUE MOBILIZOU OS ESTUDANTES A OCUPAREM SUAS ESCOLAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "OCUPAÇÃO, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE, GÊNERO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID1297_08042021234032.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAPHAELLA FERREIRA MENDES" "autor_nome_curto" => "RAPHAELLA F." "autor_email" => "raphaellaff@gmail.com" "autor_ies" => "PÓS GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }