DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, RS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75586 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, RS" "resumo" => """ A ESTRATÉGIA DE ISOLAMENTO SOCIAL COMO PREVENÇÃO AO COVID-19 MODIFICOU AS REDES DE ENSINO PELA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. ATIVIDADES VIRTUAIS SE APRESENTARAM COMO ALTERNATIVAS MAIS ADEQUADAS PARA A SUPERAÇÃO DESTE DESAFIO. NO ENTANTO, FORAM PROPOSTAS APLICADAS DESARMONICAMENTE PELAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPLORAR OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS. PARA ISSO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIO FECHADO ELABORADO E APLICADO PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO REMOTO. NO UNIVERSO DE 815 ALUNOS, CONTEMPLANDO OS TRÊS ANOS DO SEGUNDO GRAU, FOI OBTIDO RETORNO DE 63% DOS ESTUDANTES. OU SEJA, CERCA DE 40% DO ENSINO MÉDIO NÃO FOI ATINGIDO PARA FINS DE PLANEJAMENTO, NOS PROPORCIONANDO A REFLEXÃO SOBRE A MANUTENÇÃO DO VÍNCULO ESCOLAR. DAQUELES ALUNOS QUE RETORNARAM O QUESTIONÁRIO, MAIORIA RELATOU POSSUIR ACESSO À PLATAFORMA DE ENSINO INDICADA PELO GOVERNO DO ESTADO (GOOGLE CLASSROOM). SOBRE RECURSOS TECNOLÓGICOS, A MAIORIA POSSUI SMARTPHONE E INTERNET BANDA LARGA, BEM COMO DOIS TERÇOS POSSUEM COMPUTADOR EM SUAS RESIDÊNCIAS. A DISPONIBILIDADE DE COMPUTADOR SE TORNA RELEVANTE DADO QUE O EQUIPAMENTO EXECUTA APLICAÇÕES QUE PODEM SER INCOMPATÍVEIS OU DIFICULTADAS QUANDO REALIZADAS EM SMARTPHONES (CUNHA; SILVA; SILVA, 2020). METADE DOS ALUNOS DISPÕE DE ESPAÇO ADEQUADO PARA ESTUDO, PORÉM A PRESENÇA DE OUTRAS PESSOAS NA RESIDÊNCIA PREJUDICA O EXERCÍCIO DE CONCENTRAÇÃO. PORTANTO, HÁ DIFICULDADE DE CONCILIAR O HORÁRIO DE ESTUDOS E A CONVIVÊNCIA FAMILIAR. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO NÃO GARANTIU A QUALIDADE DE ENSINO E O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO PARA TODOS OS ESTUDANTES CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO PRECONIZAM. A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO QUE PRESSUPÕE CONTATO (FREIRE, 2004), PORTANTO, ACESSO NÃO É GARANTIA DE APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A PANDEMIA EXPÔS AS DESIGUALDADES PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL E NENHUMA MEDIDA PROPOSTA ATÉ O MOMENTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FOI SUFICIENTE PARA SUPRIR AS DEMANDAS DAS REALIDADES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. EM FUNÇÃO DISSO, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AUMENTA OS DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE.\r\n REFERÊNCIAS\r\n CUNHA, LEONARDO FERREIRA FARIAS DA; SILVA, ALCINEIA DE SOUZA; SILVA, AURÊNIO PEREIRA DA. O ENSINO REMOTO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ACERCA DA QUALIDADE E DO DIREITO E ACESSO À EDUCAÇÃO. REVISTA COM CENSO: ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL, BRASÍLIA, V. 7, N. 3, P. 27-37, AGO. 2020. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PERIODICOS.SE.DF.GOV.BR/INDEX.PHP/COMCENSO/ARTICLE/VIEW/924. ACESSO EM: 03 FEV. 2021.\r\n CIEB. PLANEJAMENTO DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL PARA ENSINO REMOTO. SÃO PAULO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://CIEB.NET.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2020/04/CIEB-PLANEJAMENTO-SECRETARIAS-DE-EDUCAC%C3%A3O-PARA-ENSINO-REMOTO-030420.PDF. ACESSO EM 11 JUN. 2020.\r\n FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 2004.\r\n PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LEI N.º 9.394 DE DEZEMBRO DE 1996. ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. BRASÍLIA: CASA CIVIL, 1996.\r\n SENADO FEDERAL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. BRASÍLIA: SENADO FEDERAL, 2010. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, QUALIDADE, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID426_20032021204843.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA TOLLEDO MUNHÓZ" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoria.munhoz17@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75586 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 73 "inscrito_id" => 426 "titulo" => "DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PORTO ALEGRE, RS" "resumo" => """ A ESTRATÉGIA DE ISOLAMENTO SOCIAL COMO PREVENÇÃO AO COVID-19 MODIFICOU AS REDES DE ENSINO PELA SUSPENSÃO DAS AULAS PRESENCIAIS. ATIVIDADES VIRTUAIS SE APRESENTARAM COMO ALTERNATIVAS MAIS ADEQUADAS PARA A SUPERAÇÃO DESTE DESAFIO. NO ENTANTO, FORAM PROPOSTAS APLICADAS DESARMONICAMENTE PELAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO TEM O OBJETIVO DE EXPLORAR OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, RS. PARA ISSO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIO FECHADO ELABORADO E APLICADO PELOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA ESCOLA PARA PLANEJAMENTO DO ENSINO REMOTO. NO UNIVERSO DE 815 ALUNOS, CONTEMPLANDO OS TRÊS ANOS DO SEGUNDO GRAU, FOI OBTIDO RETORNO DE 63% DOS ESTUDANTES. OU SEJA, CERCA DE 40% DO ENSINO MÉDIO NÃO FOI ATINGIDO PARA FINS DE PLANEJAMENTO, NOS PROPORCIONANDO A REFLEXÃO SOBRE A MANUTENÇÃO DO VÍNCULO ESCOLAR. DAQUELES ALUNOS QUE RETORNARAM O QUESTIONÁRIO, MAIORIA RELATOU POSSUIR ACESSO À PLATAFORMA DE ENSINO INDICADA PELO GOVERNO DO ESTADO (GOOGLE CLASSROOM). SOBRE RECURSOS TECNOLÓGICOS, A MAIORIA POSSUI SMARTPHONE E INTERNET BANDA LARGA, BEM COMO DOIS TERÇOS POSSUEM COMPUTADOR EM SUAS RESIDÊNCIAS. A DISPONIBILIDADE DE COMPUTADOR SE TORNA RELEVANTE DADO QUE O EQUIPAMENTO EXECUTA APLICAÇÕES QUE PODEM SER INCOMPATÍVEIS OU DIFICULTADAS QUANDO REALIZADAS EM SMARTPHONES (CUNHA; SILVA; SILVA, 2020). METADE DOS ALUNOS DISPÕE DE ESPAÇO ADEQUADO PARA ESTUDO, PORÉM A PRESENÇA DE OUTRAS PESSOAS NA RESIDÊNCIA PREJUDICA O EXERCÍCIO DE CONCENTRAÇÃO. PORTANTO, HÁ DIFICULDADE DE CONCILIAR O HORÁRIO DE ESTUDOS E A CONVIVÊNCIA FAMILIAR. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO NÃO GARANTIU A QUALIDADE DE ENSINO E O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO PARA TODOS OS ESTUDANTES CONFORME A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO PRECONIZAM. A EDUCAÇÃO É UM PROCESSO QUE PRESSUPÕE CONTATO (FREIRE, 2004), PORTANTO, ACESSO NÃO É GARANTIA DE APRENDIZAGEM. CONCLUI-SE QUE A PANDEMIA EXPÔS AS DESIGUALDADES PRESENTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL E NENHUMA MEDIDA PROPOSTA ATÉ O MOMENTO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FOI SUFICIENTE PARA SUPRIR AS DEMANDAS DAS REALIDADES DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. EM FUNÇÃO DISSO, O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL AUMENTA OS DESAFIOS PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UM ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE.\r\n REFERÊNCIAS\r\n CUNHA, LEONARDO FERREIRA FARIAS DA; SILVA, ALCINEIA DE SOUZA; SILVA, AURÊNIO PEREIRA DA. O ENSINO REMOTO NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DIÁLOGOS ACERCA DA QUALIDADE E DO DIREITO E ACESSO À EDUCAÇÃO. REVISTA COM CENSO: ESTUDOS EDUCACIONAIS DO DISTRITO FEDERAL, BRASÍLIA, V. 7, N. 3, P. 27-37, AGO. 2020. DISPONÍVEL EM: HTTP://WWW.PERIODICOS.SE.DF.GOV.BR/INDEX.PHP/COMCENSO/ARTICLE/VIEW/924. ACESSO EM: 03 FEV. 2021.\r\n CIEB. PLANEJAMENTO DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO DO BRASIL PARA ENSINO REMOTO. SÃO PAULO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://CIEB.NET.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2020/04/CIEB-PLANEJAMENTO-SECRETARIAS-DE-EDUCAC%C3%A3O-PARA-ENSINO-REMOTO-030420.PDF. ACESSO EM 11 JUN. 2020.\r\n FREIRE, PAULO. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. RIO DE JANEIRO: PAZ E TERRA, 2004.\r\n PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. LEI N.º 9.394 DE DEZEMBRO DE 1996. ESTABELECE AS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. BRASÍLIA: CASA CIVIL, 1996.\r\n SENADO FEDERAL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. BRASÍLIA: SENADO FEDERAL, 2010. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, QUALIDADE, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID426_20032021204843.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA TOLLEDO MUNHÓZ" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoria.munhoz17@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }