DESDE A DÉCADA DE 1920 QUANDO FOI FUNDADA A PRIMEIRA CÁTEDRA DE SOCIOLOGIA MUITOS JÁ SE DEBRUÇARAM SOBRE A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. ESTE TRABALHO PROPÕE UM AVANÇO QUANTO A DIDÁTICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA NA PROPOSTA DE DIDÁTICA DE ENSINO PESQUISA, DE ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA COMO DIDÁTICA DE ENSINO. A PROPOSIÇÃO É FRUTO DA MINHA ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI, E SUA PESQUISA SE ASSENTA NA MINHA PRÁTICA DE ENSINO, NA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, NO DIÁLOGO COM OUTRAS E OUTROS DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, E NO REFERENCIAL TEÓRICO METODOLÓGICO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO. APÓS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DO QUE É A DIDÁTICA, E DE COMO TEM SIDO A DIDÁTICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, APRESENTO A INCIPIENTE DISCUSSÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO POR MEIO DA PESQUISA, PARA ENTÃO OFERECER UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE TENHA O MÉTODO CIENTÍFICO, A PESQUISA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, NUMA DEFESA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PELA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, TÃO NECESSÁRIA AO DESENVOLVIMENTO DA AUTÔNIMA DOS SUJEITOS ESCOLARES, E DOS FUNDAMENTOS DE UMA SOCIEDADE LIVRE, LÚCIDA E DEMOCRÁTICA.