A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO V ENESEB 2017:
CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS/COGNITIVAS E SEUS IMPACTOS
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75627 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 768 "titulo" => """ A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO V ENESEB 2017:\r\n CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS/COGNITIVAS E SEUS IMPACTOS """ "resumo" => "O V ENESEB ACONTECEU EM JULHO DE 2017, NA UNB. AQUELE EVENTO BEM COMO AS 4 EDIÇÕES ANTERIORES SÃO TRIBUTÁRIOS DE MUDANÇAS QUE IMPACTARAM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS. ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA SUA REALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA PRÓPRIA DINÂMICA DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA UNB (SOL). NA LINHA TEÓRICO-METODOLÓGICA DESTE ARTIGO, UMA INVESTIGAÇÃO PROCURA DE UM LADO, IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO PROCESSO. AVERIGUOU-SE QUE NOS ANOS QUE ANTECEDERAM O V ENESEB, HOUVE NO SOL UM AUMENTO DO NÚMERO DE LICENCIANDOS E UM ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS QUANTO À FORMAÇÃO DOCENTE. DENTRE AS MUDANÇAS SOCIOINSTITUCIONAIS, TALVEZ O FATO MAIS EMBLEMÁTICO TENHA SIDO A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA LÉLIA GONZALEZ, O LELIA, EM 2015. COMO LEGADO, O ENESEB AJUDOU A INCREMENTAR MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELATIVO À LICENCIATURA. A TEMÁTICA ENSINO DE SOCIOLOGIA AGORA FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DO SOL. DO PONTO DE VISTA DAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS/COGNITIVAS, DESTACA-SE O INGRESSO, ENTRE 2019 E 2020, DE MAIS 04 DOCENTES, APROVADOS NO SEGUNDO CONCURSO ESPECÍFICO PARA A ÁREA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA. ENTENDEU-SE QUE SEM DOCENTES ENVOLVIDOS EM UM PROJETO INSTITUCIONAL DE VALORIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS, NÃO HÁ FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS FUTUROS PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: História do ensino de sociologia no Brasil" "palavra_chave" => "V ENESEB, UNB, CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONDIÇÕES COGNITIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA111_ID768_22032021155516.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO BISPO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "MÁRIO " "autor_email" => "mariobispo@hotmail.com" "autor_ies" => "SEDF - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75627 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 768 "titulo" => """ A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO V ENESEB 2017:\r\n CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS/COGNITIVAS E SEUS IMPACTOS """ "resumo" => "O V ENESEB ACONTECEU EM JULHO DE 2017, NA UNB. AQUELE EVENTO BEM COMO AS 4 EDIÇÕES ANTERIORES SÃO TRIBUTÁRIOS DE MUDANÇAS QUE IMPACTARAM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS. ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA SUA REALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA PRÓPRIA DINÂMICA DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA UNB (SOL). NA LINHA TEÓRICO-METODOLÓGICA DESTE ARTIGO, UMA INVESTIGAÇÃO PROCURA DE UM LADO, IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO PROCESSO. AVERIGUOU-SE QUE NOS ANOS QUE ANTECEDERAM O V ENESEB, HOUVE NO SOL UM AUMENTO DO NÚMERO DE LICENCIANDOS E UM ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS QUANTO À FORMAÇÃO DOCENTE. DENTRE AS MUDANÇAS SOCIOINSTITUCIONAIS, TALVEZ O FATO MAIS EMBLEMÁTICO TENHA SIDO A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA LÉLIA GONZALEZ, O LELIA, EM 2015. COMO LEGADO, O ENESEB AJUDOU A INCREMENTAR MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELATIVO À LICENCIATURA. A TEMÁTICA ENSINO DE SOCIOLOGIA AGORA FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DO SOL. DO PONTO DE VISTA DAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS/COGNITIVAS, DESTACA-SE O INGRESSO, ENTRE 2019 E 2020, DE MAIS 04 DOCENTES, APROVADOS NO SEGUNDO CONCURSO ESPECÍFICO PARA A ÁREA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA. ENTENDEU-SE QUE SEM DOCENTES ENVOLVIDOS EM UM PROJETO INSTITUCIONAL DE VALORIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS, NÃO HÁ FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS FUTUROS PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10: História do ensino de sociologia no Brasil" "palavra_chave" => "V ENESEB, UNB, CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONDIÇÕES COGNITIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA111_ID768_22032021155516.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRIO BISPO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "MÁRIO " "autor_email" => "mariobispo@hotmail.com" "autor_ies" => "SEDF - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }