Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NA CONSTRUÇÃO DO V ENESEB 2017: CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS/COGNITIVAS E SEUS IMPACTOS

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O V ENESEB ACONTECEU EM JULHO DE 2017, NA UNB. AQUELE EVENTO BEM COMO AS 4 EDIÇÕES ANTERIORES SÃO TRIBUTÁRIOS DE MUDANÇAS QUE IMPACTARAM O ENSINO DE SOCIOLOGIA NOS ÚLTIMOS ANOS. ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE CONTRIBUÍRAM PARA SUA REALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA PRÓPRIA DINÂMICA DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA UNB (SOL). NA LINHA TEÓRICO-METODOLÓGICA DESTE ARTIGO, UMA INVESTIGAÇÃO PROCURA DE UM LADO, IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES COGNITIVAS OU INTERNAS AO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO OUTRO, AS CONDIÇÕES SOCIOINSTITUCIONAIS, CONSIDERADAS EXTERNAS AO PROCESSO. AVERIGUOU-SE QUE NOS ANOS QUE ANTECEDERAM O V ENESEB, HOUVE NO SOL UM AUMENTO DO NÚMERO DE LICENCIANDOS E UM ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS QUANTO À FORMAÇÃO DOCENTE. DENTRE AS MUDANÇAS SOCIOINSTITUCIONAIS, TALVEZ O FATO MAIS EMBLEMÁTICO TENHA SIDO A CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA LÉLIA GONZALEZ, O LELIA, EM 2015. COMO LEGADO, O ENESEB AJUDOU A INCREMENTAR MUDANÇAS NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELATIVO À LICENCIATURA. A TEMÁTICA ENSINO DE SOCIOLOGIA AGORA FAZ PARTE DA PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS DO SOL. DO PONTO DE VISTA DAS CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS/COGNITIVAS, DESTACA-SE O INGRESSO, ENTRE 2019 E 2020, DE MAIS 04 DOCENTES, APROVADOS NO SEGUNDO CONCURSO ESPECÍFICO PARA A ÁREA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA. ENTENDEU-SE QUE SEM DOCENTES ENVOLVIDOS EM UM PROJETO INSTITUCIONAL DE VALORIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS, NÃO HÁ FORMAÇÃO QUALIFICADA DOS FUTUROS PROFESSORES(AS) DE SOCIOLOGIA.

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