A RELAÇÃO ENTRE A DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DO CORONAVIRUS NA EDUCAÇÃO
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75799 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DO CORONAVIRUS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => """ OBJETIVA-SE COM ESTE TRABALHO DEMONSTRAR OS DADOS OFICIAS QUE TRATAM DOS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO DO MUNDO E DO BRASIL. PARA TAL, PROCEDEU-SE UMA PESQUISA NOS PRINCIPAIS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELOS LEVANTAMENTOS DE DADOS SOBRE OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO. COM ISSO, OBSERVOU-SE, QUE A PARALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNDIAL CAUSADA PELA PANDEMIA RESULTOU NO ENCERRAMENTO DAS AULAS PARA 91% DOS ALUNOS EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NO MUNDO INTEIRO E A QUEDA NATURAL DA APRENDIZAGEM PODERÁ SE ALASTRAR POR MAIS DE 10 ANOS, CASO NÃO HAJA INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISEM MELHORIAS EM INFRAESTRUTURAS E TECNOLOGIA QUE, NOTADAMENTE, INFLUENCIAM NO ENSINO-APRENDIZADO (UNESCO, 2020). ALÉM DISSO, O TEMPO DE PARALIZAÇÃO NÃO FOI MESMO NO MUNDO INTEIRO. NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE, POR EXEMPLO, A MÉDIA É DE ATÉ 5 MESES DE FECHAMENTOS NACIONAIS COMPLETOS, ENQUANTO NA EUROPA É DE 2,5 MESES E NA OCEANIA É DE APENAS UM MÊS (UNESCO, 2021). ENTRE OS PAÍSES MAIS POBRES, DOIS TERÇOS CORTARAM SEU ORÇAMENTO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA (EFW, 2021) DIFICULTANDO AINDA MAIS A ADAPTAÇÃO DESTE SETOR AO ATUAL CONTEXTO. O BRASIL, COM UM MODELO DE EDUCAÇÃO HISTORICAMENTE SEGREGACIONISTA E EXPORTADA DE CULTURAS EUROPEIAS, QUE ERAM CONSIDERADAS “DESENVOLVIDAS”, A SUA FUNÇÃO FOI MANTER OS PRIVILÉGIOS DE CLASSE. PORTANTO, “MANTER OS DESNÍVEIS SOCIAIS CARACTERIZOU A EDUCAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE REFORÇO ÀS DESIGUALDADES" (ROMANELI, 1986). ATUALMENTE, O BRASIL OCUPA A 7ª POSIÇÃO NO RANKING DE PAÍSES MAIS DESIGUAIS DO MUNDO (PNUD, 2019). TAL DESIGUALDADE REFLETE-SE, CONSEQUENTEMENTE, NO ACESSO A INTERNET, COM 46 MILHÕES DA POPULAÇÃO DO PAÍS NÃO TENDO ACESSO A ESTA QUE É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO, SE ISOLARMOS OS DADOS ENTRE REGIÕES, PERCEBEREMOS QUE AS REGIÕES NORTE E NORDESTE SÃO AS MAIS PREJUDICADAS PELA FALTA DE ACESSO, 64,7% E 64%, RESPECTIVAMENTE (IBGE, 20200. À VISTA DESSES DADOS, PODE-SE CONCLUIR QUE A HISTÓRICA DESIGUALDADE NA SOCIEDADE MUNDIAL E BRASILEIRA, FOI NÃO SÓ EVIDENCIADA, MAS TAMBÉM AGRAVADA PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DEMONSTRANDO QUE NAS REGIÕES MAIS POBRES DO MUNDO, DO PAÍS E ENTRE AS PESSOAS MAIS POBRES SEUS IMPACTOS FORAM AINDA MAIORES.\r\n \r\n REFERENCIAS\r\n \r\n EFW. EDUCATION FINANCE WATCH 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://UNESDOC.UNESCO.ORG/ARK:/48223/PF0000375577. ACESSO: 23 DE FEVEREIRO DE 2021.\r\n \r\n IBGE. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://BIBLIOTECA.IBGE.GOV.BR/VISUALIZACAO/LIVROS/LIV101705_INFORMATIVO.PDF. ACESSO: 25 DE FEVEREIRO DE 2020.\r\n \r\n PNUD. RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://HDR.UNDP.ORG/SITES/DEFAULT/FILES/HDR_2019_PT.PDF. ACESSO: 05 DE MARÇO DE 2021.\r\n \r\n ROMANELI, O. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1930-1973). PETRÓPOLIS: VOZES, 1986. ACESSO: 03 DE MARÇO DE 2021.\r\n \r\n UNESCO. COALIZÃO GLOBAL DE EDUCAÇÃO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EN.UNESCO.ORG/COVID19/EDUCATIONRESPONSE/GLOBALCOALITION. ACESSO: 20 DE FEVEREIRO DE 2020.\r\n \r\n UNESCO. GLOBAL EDUCATION MONITORING REPORT, 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://UNESDOC.UNESCO.ORG/ARK:/48223/PF0000375490/PDF/375490ENG.PDF.MULTI. ACESSO: 20 DE FEVEREIRO DE 2021.\r\n \r\n UNESCO. MAPA DE MONITORAMENTO INTERATIVO, 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PT.UNESCO.ORG/NEWS/DADOS-DA-UNESCO-MOSTRAM-QUE-EM-MEDIA-DOIS-TERCOS-UM-ANO-ACADEMICO-FORAM-PERDIDOS-EM-TODO-O. ACESSO: 22 DE FEVEREIRO DE 2021 """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "DESIGUALDADE SOCIAL, PANDEMIA, POBREZA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID679_09042021000145.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FIGUEIREDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leof.amazonia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75799 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 433 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A DESIGUALDADE SOCIAL E OS IMPACTOS DO CORONAVIRUS NA EDUCAÇÃO" "resumo" => """ OBJETIVA-SE COM ESTE TRABALHO DEMONSTRAR OS DADOS OFICIAS QUE TRATAM DOS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO DO MUNDO E DO BRASIL. PARA TAL, PROCEDEU-SE UMA PESQUISA NOS PRINCIPAIS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELOS LEVANTAMENTOS DE DADOS SOBRE OS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NA EDUCAÇÃO. COM ISSO, OBSERVOU-SE, QUE A PARALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNDIAL CAUSADA PELA PANDEMIA RESULTOU NO ENCERRAMENTO DAS AULAS PARA 91% DOS ALUNOS EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NO MUNDO INTEIRO E A QUEDA NATURAL DA APRENDIZAGEM PODERÁ SE ALASTRAR POR MAIS DE 10 ANOS, CASO NÃO HAJA INVESTIMENTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE VISEM MELHORIAS EM INFRAESTRUTURAS E TECNOLOGIA QUE, NOTADAMENTE, INFLUENCIAM NO ENSINO-APRENDIZADO (UNESCO, 2020). ALÉM DISSO, O TEMPO DE PARALIZAÇÃO NÃO FOI MESMO NO MUNDO INTEIRO. NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE, POR EXEMPLO, A MÉDIA É DE ATÉ 5 MESES DE FECHAMENTOS NACIONAIS COMPLETOS, ENQUANTO NA EUROPA É DE 2,5 MESES E NA OCEANIA É DE APENAS UM MÊS (UNESCO, 2021). ENTRE OS PAÍSES MAIS POBRES, DOIS TERÇOS CORTARAM SEU ORÇAMENTO DE EDUCAÇÃO PÚBLICA DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA (EFW, 2021) DIFICULTANDO AINDA MAIS A ADAPTAÇÃO DESTE SETOR AO ATUAL CONTEXTO. O BRASIL, COM UM MODELO DE EDUCAÇÃO HISTORICAMENTE SEGREGACIONISTA E EXPORTADA DE CULTURAS EUROPEIAS, QUE ERAM CONSIDERADAS “DESENVOLVIDAS”, A SUA FUNÇÃO FOI MANTER OS PRIVILÉGIOS DE CLASSE. PORTANTO, “MANTER OS DESNÍVEIS SOCIAIS CARACTERIZOU A EDUCAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE REFORÇO ÀS DESIGUALDADES" (ROMANELI, 1986). ATUALMENTE, O BRASIL OCUPA A 7ª POSIÇÃO NO RANKING DE PAÍSES MAIS DESIGUAIS DO MUNDO (PNUD, 2019). TAL DESIGUALDADE REFLETE-SE, CONSEQUENTEMENTE, NO ACESSO A INTERNET, COM 46 MILHÕES DA POPULAÇÃO DO PAÍS NÃO TENDO ACESSO A ESTA QUE É UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL NO ENSINO REMOTO, SE ISOLARMOS OS DADOS ENTRE REGIÕES, PERCEBEREMOS QUE AS REGIÕES NORTE E NORDESTE SÃO AS MAIS PREJUDICADAS PELA FALTA DE ACESSO, 64,7% E 64%, RESPECTIVAMENTE (IBGE, 20200. À VISTA DESSES DADOS, PODE-SE CONCLUIR QUE A HISTÓRICA DESIGUALDADE NA SOCIEDADE MUNDIAL E BRASILEIRA, FOI NÃO SÓ EVIDENCIADA, MAS TAMBÉM AGRAVADA PELA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, DEMONSTRANDO QUE NAS REGIÕES MAIS POBRES DO MUNDO, DO PAÍS E ENTRE AS PESSOAS MAIS POBRES SEUS IMPACTOS FORAM AINDA MAIORES.\r\n \r\n REFERENCIAS\r\n \r\n EFW. EDUCATION FINANCE WATCH 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://UNESDOC.UNESCO.ORG/ARK:/48223/PF0000375577. ACESSO: 23 DE FEVEREIRO DE 2021.\r\n \r\n IBGE. PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://BIBLIOTECA.IBGE.GOV.BR/VISUALIZACAO/LIVROS/LIV101705_INFORMATIVO.PDF. ACESSO: 25 DE FEVEREIRO DE 2020.\r\n \r\n PNUD. RELATÓRIO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2019. DISPONÍVEL EM: HTTP://HDR.UNDP.ORG/SITES/DEFAULT/FILES/HDR_2019_PT.PDF. ACESSO: 05 DE MARÇO DE 2021.\r\n \r\n ROMANELI, O. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL (1930-1973). PETRÓPOLIS: VOZES, 1986. ACESSO: 03 DE MARÇO DE 2021.\r\n \r\n UNESCO. COALIZÃO GLOBAL DE EDUCAÇÃO, 2020. DISPONÍVEL EM: HTTPS://EN.UNESCO.ORG/COVID19/EDUCATIONRESPONSE/GLOBALCOALITION. ACESSO: 20 DE FEVEREIRO DE 2020.\r\n \r\n UNESCO. GLOBAL EDUCATION MONITORING REPORT, 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://UNESDOC.UNESCO.ORG/ARK:/48223/PF0000375490/PDF/375490ENG.PDF.MULTI. ACESSO: 20 DE FEVEREIRO DE 2021.\r\n \r\n UNESCO. MAPA DE MONITORAMENTO INTERATIVO, 2021. DISPONÍVEL EM: HTTPS://PT.UNESCO.ORG/NEWS/DADOS-DA-UNESCO-MOSTRAM-QUE-EM-MEDIA-DOIS-TERCOS-UM-ANO-ACADEMICO-FORAM-PERDIDOS-EM-TODO-O. ACESSO: 22 DE FEVEREIRO DE 2021 """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "DESIGUALDADE SOCIAL, PANDEMIA, POBREZA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID679_09042021000145.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO FIGUEIREDO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leof.amazonia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }