ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRATO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA LEI 11.645/08
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75737 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1060 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRATO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA LEI 11.645/08" "resumo" => "A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS MODOS COMO AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS APARECEM NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE NOVAS POSTURAS EPISTEMOLÓGICAS E ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS A ABORDAGEM DE TAIS EXPRESSÕES CULTURAIS. A DESNATURALIZAÇÃO DA VERSÃO ETNOCÊNTRICA DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA, SUAS CONEXÕES COM O RACISMO, ATRAVÉS DO FOMENTO À DESCONSTRUÇÃO DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL. ASSIM, CONTRIBUIR PARA A EFETIVIDADE DA LEI 11.645/08, DESTACANDO A SOCIOLOGIA NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS SÃO UM DOS PRINCIPAIS MOTES DO NOSSO ESTRUTURAL RACISMO. OS RECORRENTES CASOS DE PERSEGUIÇÃO E MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS PELOS “POVOS DE TERREIROS” – PSICOLÓGICA, MORAL, FÍSICA, PATRIMONIAL E/OU SIMBÓLICA (ATAQUES AOS RITOS, LITURGIAS, SÍMBOLOS E OBJETOS SAGRADOS) –, SÃO EXPRESSÕES DO RACISMO RELIGIOSO, ATINENTE A PROCESSOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS MARCADOS PELA DESLEGITIMAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS POVOS DA DIÁSPORA AFRICANA, MAQUINÁRIO DO NOSSO RACISMO ESTRUTURAL. DESTACA-SE O POTENCIAL DAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O INCENTIVO À VISIBILIDADE SOCIAL DOS SISTEMAS DE PENSAMENTO E LITURGIA DE ADEPTOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, REAFIRMANDO SEUS VALORES, DESCONSTRUINDO PERCEPÇÕES ETNOCÊNTRICAS, DEMONIZANTES, QUE RECRUDESCEM PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES. PARA FAZER FRENTE A TODAS AS FORMAS DE PRECONCEITO E RACISMO RELIGIOSO, O CAMINHO AINDA É A EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS, LEI 11.645/08, ETNOCENTRISMO, RELATIVISMO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID1060_08042021134831.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUYZA KARLA DANTAS RABELO" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "luyzadantasr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75737 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1060 "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O TRATO DA CULTURA E RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO DA LEI 11.645/08" "resumo" => "A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO DOS MODOS COMO AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS APARECEM NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO, PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE NOVAS POSTURAS EPISTEMOLÓGICAS E ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS A ABORDAGEM DE TAIS EXPRESSÕES CULTURAIS. A DESNATURALIZAÇÃO DA VERSÃO ETNOCÊNTRICA DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA, SUAS CONEXÕES COM O RACISMO, ATRAVÉS DO FOMENTO À DESCONSTRUÇÃO DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL. ASSIM, CONTRIBUIR PARA A EFETIVIDADE DA LEI 11.645/08, DESTACANDO A SOCIOLOGIA NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS SÃO UM DOS PRINCIPAIS MOTES DO NOSSO ESTRUTURAL RACISMO. OS RECORRENTES CASOS DE PERSEGUIÇÃO E MÚLTIPLAS VIOLÊNCIAS SOFRIDAS PELOS “POVOS DE TERREIROS” – PSICOLÓGICA, MORAL, FÍSICA, PATRIMONIAL E/OU SIMBÓLICA (ATAQUES AOS RITOS, LITURGIAS, SÍMBOLOS E OBJETOS SAGRADOS) –, SÃO EXPRESSÕES DO RACISMO RELIGIOSO, ATINENTE A PROCESSOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS MARCADOS PELA DESLEGITIMAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DOS POVOS DA DIÁSPORA AFRICANA, MAQUINÁRIO DO NOSSO RACISMO ESTRUTURAL. DESTACA-SE O POTENCIAL DAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O INCENTIVO À VISIBILIDADE SOCIAL DOS SISTEMAS DE PENSAMENTO E LITURGIA DE ADEPTOS DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS, REAFIRMANDO SEUS VALORES, DESCONSTRUINDO PERCEPÇÕES ETNOCÊNTRICAS, DEMONIZANTES, QUE RECRUDESCEM PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES. PARA FAZER FRENTE A TODAS AS FORMAS DE PRECONCEITO E RACISMO RELIGIOSO, O CAMINHO AINDA É A EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: Formação de professores/as e PROFSOCIO: Produção de conhecimentos e práticas de ensino de sociologia na educação básica" "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS, LEI 11.645/08, ETNOCENTRISMO, RELATIVISMO CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA110_ID1060_08042021134831.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUYZA KARLA DANTAS RABELO" "autor_nome_curto" => "LU" "autor_email" => "luyzadantasr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }