Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES EDUCACIONAIS: ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS SINGULARIDADES

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO, FROEBEL, Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75641
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 463
    "titulo" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES EDUCACIONAIS: ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS SINGULARIDADES"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      A LEI 11.684/08 QUE INSTITUIU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PRODUZIU INÚMEROS IMPACTOS: O CRESCIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O CRESCIMENTO DO MERCADO EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS, A EXPANSÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SENDO ASPECTOS MENCIONADOS POR GONÇALVES E SILVA3 (2017). MAIS RECENTEMENTE, A APROVAÇÃO DA LEI 13.415/2017 - REFORMA DO ENSINO MÉDIO REPRESENTOU UMA TRANSFORMAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A PRESENÇA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, NESTE CENÁRIO DE INCERTEZAS É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS PESQUISAS, POR CONTA DA LEGISLAÇÃO, TÊM FOCALIZADO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E NAS MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL. O TRABALHO PROPÕE ANALISAR AS POSSIBILIDADES COLOCADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS OBJETOS PREVISTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO ARTIGO 32 DA LEI 9394/96 - LEI DE DIRETRIZES E BASES - PERMITEM A RELAÇÃO COM CONHECIMENTOS QUE ESTRUTURAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS. ALÉM DISSO, ALGUNS TRABALHOS ANALISAM AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE SANTOS4 (2014) PROCUROU IDENTIFICAR “ONDE E COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SIDO PRATICADO NO BRASIL”. INICIALMENTE CONSTATOU-SE QUE O TEMA É POUCO ABORDADO NO CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. NESTE SENTIDO, OPTOU-SE POR REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS PÁGINAS ELETRÔNICAS DO LENPES, E UMA BUSCA POR MATERIAIS DIGITAIS QUE ABORDEM A TEMÁTICA SOCIOLÓGICA DE MODO ADAPTADO PARA AS CRIANÇAS.  O TEMA PROPOSTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. A ABORDAGEM DE TEMAS SOCIOLÓGICOS DESDE O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES PODE CONTRIBUIR PARA QUE ELES SE ENCONTREM LIVRES DOS PRECONCEITOS QUE OS CERCAM NA SOCIEDADE. TEMAS COMO PRECONCEITO, MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS, PODEM SER TRATADOS COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS ESTÃO DENTRO DOS PARÂMETROS DA LDB, ANTERIORMENTE CITADOS. ASSIM, CONFORME O EDUCADOR ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL 5, AFIRMAVA EM SEU LIVRO “THE PEDAGOGICS OF THE KINDERGARTEN” 6, A CRIANÇA APRENDE DE MODO MAIS EFICIENTE EM CONTATO COM O MUNDO AO SEU REDOR, DESTE MODO, NÃO DEVE SER INICIADA EM UM ASSUNTO ENQUANTO NÃO FOR “MADURA’’ O SUFICIENTE PARA ELE. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE DE ENSINO ANTERIOR AO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM MATERIAIS LÚDICOS QUE POSSAM CONTEMPLAR A DIVERSIDADE E SINGULARIDADE DOS DISCENTES, E VISANDO COMPREENDER O PRESCRITO PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E PESSOAL DA CRIANÇA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO, FROEBEL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID463_22032021175937.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA QUEIROZ ROMANO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.queiroz.romano@uel."
    "autor_ies" => "UEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75641
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 155
    "inscrito_id" => 463
    "titulo" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIVERSAS MODALIDADES EDUCACIONAIS: ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS SINGULARIDADES"
    "resumo" => """
      RESUMO \r\n
      \r\n
      A LEI 11.684/08 QUE INSTITUIU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PRODUZIU INÚMEROS IMPACTOS: O CRESCIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O CRESCIMENTO DO MERCADO EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS, A EXPANSÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SENDO ASPECTOS MENCIONADOS POR GONÇALVES E SILVA3 (2017). MAIS RECENTEMENTE, A APROVAÇÃO DA LEI 13.415/2017 - REFORMA DO ENSINO MÉDIO REPRESENTOU UMA TRANSFORMAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A PRESENÇA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, NESTE CENÁRIO DE INCERTEZAS É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS PESQUISAS, POR CONTA DA LEGISLAÇÃO, TÊM FOCALIZADO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E NAS MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL. O TRABALHO PROPÕE ANALISAR AS POSSIBILIDADES COLOCADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS OBJETOS PREVISTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO ARTIGO 32 DA LEI 9394/96 - LEI DE DIRETRIZES E BASES - PERMITEM A RELAÇÃO COM CONHECIMENTOS QUE ESTRUTURAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS. ALÉM DISSO, ALGUNS TRABALHOS ANALISAM AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE SANTOS4 (2014) PROCUROU IDENTIFICAR “ONDE E COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SIDO PRATICADO NO BRASIL”. INICIALMENTE CONSTATOU-SE QUE O TEMA É POUCO ABORDADO NO CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. NESTE SENTIDO, OPTOU-SE POR REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS PÁGINAS ELETRÔNICAS DO LENPES, E UMA BUSCA POR MATERIAIS DIGITAIS QUE ABORDEM A TEMÁTICA SOCIOLÓGICA DE MODO ADAPTADO PARA AS CRIANÇAS.  O TEMA PROPOSTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. A ABORDAGEM DE TEMAS SOCIOLÓGICOS DESDE O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES PODE CONTRIBUIR PARA QUE ELES SE ENCONTREM LIVRES DOS PRECONCEITOS QUE OS CERCAM NA SOCIEDADE. TEMAS COMO PRECONCEITO, MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS, PODEM SER TRATADOS COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS ESTÃO DENTRO DOS PARÂMETROS DA LDB, ANTERIORMENTE CITADOS. ASSIM, CONFORME O EDUCADOR ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL 5, AFIRMAVA EM SEU LIVRO “THE PEDAGOGICS OF THE KINDERGARTEN” 6, A CRIANÇA APRENDE DE MODO MAIS EFICIENTE EM CONTATO COM O MUNDO AO SEU REDOR, DESTE MODO, NÃO DEVE SER INICIADA EM UM ASSUNTO ENQUANTO NÃO FOR “MADURA’’ O SUFICIENTE PARA ELE. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE DE ENSINO ANTERIOR AO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM MATERIAIS LÚDICOS QUE POSSAM CONTEMPLAR A DIVERSIDADE E SINGULARIDADE DOS DISCENTES, E VISANDO COMPREENDER O PRESCRITO PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E PESSOAL DA CRIANÇA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO FUNDAMENTAL, EDUCAÇÃO, FROEBEL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID463_22032021175937.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA QUEIROZ ROMANO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA"
    "autor_email" => "luana.queiroz.romano@uel."
    "autor_ies" => "UEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

RESUMO A LEI 11.684/08 QUE INSTITUIU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO PRODUZIU INÚMEROS IMPACTOS: O CRESCIMENTO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, O CRESCIMENTO DO MERCADO EDITORIAL DE LIVROS DIDÁTICOS, A EXPANSÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SENDO ASPECTOS MENCIONADOS POR GONÇALVES E SILVA3 (2017). MAIS RECENTEMENTE, A APROVAÇÃO DA LEI 13.415/2017 - REFORMA DO ENSINO MÉDIO REPRESENTOU UMA TRANSFORMAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A PRESENÇA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, NESTE CENÁRIO DE INCERTEZAS É POSSÍVEL AFIRMAR QUE AS PESQUISAS, POR CONTA DA LEGISLAÇÃO, TÊM FOCALIZADO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E NAS MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO ESPECIAL. O TRABALHO PROPÕE ANALISAR AS POSSIBILIDADES COLOCADAS AO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE OS OBJETOS PREVISTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO ARTIGO 32 DA LEI 9394/96 - LEI DE DIRETRIZES E BASES - PERMITEM A RELAÇÃO COM CONHECIMENTOS QUE ESTRUTURAM AS CIÊNCIAS SOCIAIS. ALÉM DISSO, ALGUNS TRABALHOS ANALISAM AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE SANTOS4 (2014) PROCUROU IDENTIFICAR “ONDE E COMO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM SIDO PRATICADO NO BRASIL”. INICIALMENTE CONSTATOU-SE QUE O TEMA É POUCO ABORDADO NO CAMPO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. NESTE SENTIDO, OPTOU-SE POR REALIZAR UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS PÁGINAS ELETRÔNICAS DO LENPES, E UMA BUSCA POR MATERIAIS DIGITAIS QUE ABORDEM A TEMÁTICA SOCIOLÓGICA DE MODO ADAPTADO PARA AS CRIANÇAS. O TEMA PROPOSTO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. A ABORDAGEM DE TEMAS SOCIOLÓGICOS DESDE O INÍCIO DA VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES PODE CONTRIBUIR PARA QUE ELES SE ENCONTREM LIVRES DOS PRECONCEITOS QUE OS CERCAM NA SOCIEDADE. TEMAS COMO PRECONCEITO, MOVIMENTOS SOCIAIS, DIREITOS HUMANOS, PODEM SER TRATADOS COM AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POIS ESTÃO DENTRO DOS PARÂMETROS DA LDB, ANTERIORMENTE CITADOS. ASSIM, CONFORME O EDUCADOR ALEMÃO FRIEDRICH FROEBEL 5, AFIRMAVA EM SEU LIVRO “THE PEDAGOGICS OF THE KINDERGARTEN” 6, A CRIANÇA APRENDE DE MODO MAIS EFICIENTE EM CONTATO COM O MUNDO AO SEU REDOR, DESTE MODO, NÃO DEVE SER INICIADA EM UM ASSUNTO ENQUANTO NÃO FOR “MADURA’’ O SUFICIENTE PARA ELE. DESTE MODO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE ELUCIDAR A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE DE ENSINO ANTERIOR AO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DOS CONTEÚDOS EM MATERIAIS LÚDICOS QUE POSSAM CONTEMPLAR A DIVERSIDADE E SINGULARIDADE DOS DISCENTES, E VISANDO COMPREENDER O PRESCRITO PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURAL E PESSOAL DA CRIANÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.