REPENSANDO O ESTÁGIO: A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75722 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "REPENSANDO O ESTÁGIO: A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA." "resumo" => "O TEMA DESTE TRABALHO SE RESUME A PENSAR O ESTÁGIO A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. OS OBJETIVOS SÃO PROPOR O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE, PENSAR O ESTÁGIO PARA ALÉM DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, E CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTENDEMOS QUE O PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ LIGADO HÁ UM TEMPO E ESPAÇO ESPECIFICO, LOGO, VOLTAMOS NOSSAS ANÁLISES SOBRE O ESTÁGIO A PARTIR DE NOSSAS VIVENCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA-UNILAB, SITUADA NO CEARÁ E NA BAHIA COM FOCO NO INTERIOR DO CEARÁ. COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE UTILIZAMOS A PESQUISA DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. BUSCAMOS ENTENDER A PARTIR DOS SEUS PROGRAMAS CURRICULARES, TANTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUAIS SERIAM SUAS DEFINIÇÕES DE ESTÁGIO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARTINDO DAS PERCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PPC (PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR) DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA E DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NOS SURGIRAM DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O QUE SE DISCUTIA SOBRE O ESTÁGIO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE, LOGO, ADENTRAMOS SOBRE UMA GAMA DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS ONDE RESUMIA O ESTÁGIO UNICAMENTE A UMA ATIVIDADE PRÁTICA QUE COMPLEMENTAVA A TEORIA APRENDIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ENTRETANTO, DIANTE DE NOSSAS VIVÊNCIAS E SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DE CRIAÇÕES DE TEXTOS CRÍTICOS, CARTAS PEDAGÓGICAS, FÓRUNS DE INTERAÇÃO E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, COMEÇAMOS A REPENSAR O ESTÁGIO E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE FUTUROS DE PROFESSORES. DESTA FORMA, SURGINDO À IDEIA DE PENSAR O ESTÁGIO COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA ESSENCIAL E NECESSÁRIA NA CONSTRUÇÃO FUTURA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. NA VERDADE, [...] “A COMPREENSÃO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SE AFASTA DA IDEIA DE APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA E SE PERCEBE COMO CONSTRUÇÃO CONJUNTA, CONTEXTUAL E TEMPORAL”. (ROWER; ALVES; GOMES, 2019, P.169). POR APROXIMAR A REALIDADE ESCOLAR DA UNIVERSIDADE, O ESTÁGIO APRESENTA AO LICENCIANDO UM MUNDO VIVIDO E METAMÓRFICO. PORTANTO, DOTANDO O LICENCIANDO DE UM CONHECIMENTO EMPÍRICO E PROFUNDO DA REALIDADE ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, CONSOLIDANDO SUA IDENTIDADE COMO FUTURO PROFESSOR. O ESTÁGIO NÃO É PURA E SIMPLESMENTE UMA FERRAMENTA QUE SE RESUME A ATIVIDADE “PRÁTICA” DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, MAIS DO QUE ISSO, TORNA-SE UMA FORMA DE PESQUISA E ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO AO ESTAGIÁRIO O PODER DE CRIAR E TRANSFORMAR A REALIDADE DOS ALUNOS, PASSANDO A SER UMA FERRAMENTA PRODUTIVA E INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE. TENDO COMO BASE UMA REFLEXÃO CRÍTICA, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, O ESTÁGIO SE RESUME AO ESFORÇO DE EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICA E PESQUISA, TRANSFORMANDO-SE EM UM MECANISMO ESSENCIAL PARA O APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA. POR FIM, O ESTÁGIO SE ASSUME COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA QUE CONTRIBUI PROFUNDAMENTE PARA CONSTRUIRMOS UMA EDUCAÇÃO MAIS CRÍTICA, PRODUTIVA E CONSTRUTIVA. ASSIM, SE AFASTANDO DA IDEIA ÚNICA DE “PRÁTICA”, TAL MECANISMO TORNA-SE O FATOR PRIMORDIAL E ESSENCIAL DE MUDANÇA SOCIAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID981_07042021221122.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO GERONIMO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROBERTO FARIAS" "autor_email" => "robertofarias@aluno.unila" "autor_ies" => "UNILAB- UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75722 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 981 "titulo" => "REPENSANDO O ESTÁGIO: A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA." "resumo" => "O TEMA DESTE TRABALHO SE RESUME A PENSAR O ESTÁGIO A PARTIR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA E CONSTRUÇÃO PRÁTICA DA DOCÊNCIA EM SOCIOLOGIA. OS OBJETIVOS SÃO PROPOR O ESTÁGIO COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE E TRANSFORMAÇÃO DOCENTE, PENSAR O ESTÁGIO PARA ALÉM DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA, E CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. ENTENDEMOS QUE O PROCESSO EDUCATIVO ESTÁ LIGADO HÁ UM TEMPO E ESPAÇO ESPECIFICO, LOGO, VOLTAMOS NOSSAS ANÁLISES SOBRE O ESTÁGIO A PARTIR DE NOSSAS VIVENCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA-UNILAB, SITUADA NO CEARÁ E NA BAHIA COM FOCO NO INTERIOR DO CEARÁ. COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE UTILIZAMOS A PESQUISA DOCUMENTAL, BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. BUSCAMOS ENTENDER A PARTIR DOS SEUS PROGRAMAS CURRICULARES, TANTO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA COMO DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA, QUAIS SERIAM SUAS DEFINIÇÕES DE ESTÁGIO E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE. PARTINDO DAS PERCEPÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PPC (PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR) DO CURSO DE LICENCIATURA DE SOCIOLOGIA E DO PROGRAMA DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NOS SURGIRAM DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE O QUE SE DISCUTIA SOBRE O ESTÁGIO E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE, LOGO, ADENTRAMOS SOBRE UMA GAMA DE PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS ONDE RESUMIA O ESTÁGIO UNICAMENTE A UMA ATIVIDADE PRÁTICA QUE COMPLEMENTAVA A TEORIA APRENDIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. ENTRETANTO, DIANTE DE NOSSAS VIVÊNCIAS E SABERES PRODUZIDOS A PARTIR DE CRIAÇÕES DE TEXTOS CRÍTICOS, CARTAS PEDAGÓGICAS, FÓRUNS DE INTERAÇÃO E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO, COMEÇAMOS A REPENSAR O ESTÁGIO E SEUS IMPACTOS NA VIDA DE FUTUROS DE PROFESSORES. DESTA FORMA, SURGINDO À IDEIA DE PENSAR O ESTÁGIO COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA ESSENCIAL E NECESSÁRIA NA CONSTRUÇÃO FUTURA DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. NA VERDADE, [...] “A COMPREENSÃO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SE AFASTA DA IDEIA DE APLICAÇÃO DE UMA PRÁTICA E SE PERCEBE COMO CONSTRUÇÃO CONJUNTA, CONTEXTUAL E TEMPORAL”. (ROWER; ALVES; GOMES, 2019, P.169). POR APROXIMAR A REALIDADE ESCOLAR DA UNIVERSIDADE, O ESTÁGIO APRESENTA AO LICENCIANDO UM MUNDO VIVIDO E METAMÓRFICO. PORTANTO, DOTANDO O LICENCIANDO DE UM CONHECIMENTO EMPÍRICO E PROFUNDO DA REALIDADE ESCOLAR E DE SEUS SUJEITOS, CONSOLIDANDO SUA IDENTIDADE COMO FUTURO PROFESSOR. O ESTÁGIO NÃO É PURA E SIMPLESMENTE UMA FERRAMENTA QUE SE RESUME A ATIVIDADE “PRÁTICA” DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, MAIS DO QUE ISSO, TORNA-SE UMA FORMA DE PESQUISA E ANÁLISE DO CONTEXTO ESCOLAR, POSSIBILITANDO AO ESTAGIÁRIO O PODER DE CRIAR E TRANSFORMAR A REALIDADE DOS ALUNOS, PASSANDO A SER UMA FERRAMENTA PRODUTIVA E INOVADORA NA CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE. TENDO COMO BASE UMA REFLEXÃO CRÍTICA, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, O ESTÁGIO SE RESUME AO ESFORÇO DE EXERCITAR DE FORMA ATIVA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA, PRÁTICA E PESQUISA, TRANSFORMANDO-SE EM UM MECANISMO ESSENCIAL PARA O APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA. POR FIM, O ESTÁGIO SE ASSUME COMO UMA FERRAMENTA DE PESQUISA QUE CONTRIBUI PROFUNDAMENTE PARA CONSTRUIRMOS UMA EDUCAÇÃO MAIS CRÍTICA, PRODUTIVA E CONSTRUTIVA. ASSIM, SE AFASTANDO DA IDEIA ÚNICA DE “PRÁTICA”, TAL MECANISMO TORNA-SE O FATOR PRIMORDIAL E ESSENCIAL DE MUDANÇA SOCIAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESTÁGIO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE, SOCIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID981_07042021221122.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO GERONIMO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "ROBERTO FARIAS" "autor_email" => "robertofarias@aluno.unila" "autor_ies" => "UNILAB- UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }