O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75614 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA" "resumo" => "A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS CRIARAM NOVAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADES NOS JOVENS. ESPECIFICAMENTE, NA CONFIGURAÇÃO DO ARQUÉTIPO DO ALUNO “CIBORGUE-HACKER”. EM OUTRAS PALAVRAS, REFLETIR SOBRE A PENETRABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO NOSSO COTIDIANO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRADIÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUAS INFINITAS POTENCIALIDADES. POR OUTRO LADO, PROBLEMATIZA-SE O CAMPO EDUCACIONAL COMO UMA ARENA DE DISPUTAS DISCURSIVAS DE PODER E DOMINAÇÃO. O RECORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ORIENTA A PRESENTE REFLEXÃO SE ANCORA NUMA PERSPECTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUANTO AO SEU PROCEDIMENTO. TAMBÉM, INCLUIU UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DESENVOLVIDA POR NORMAN FAIRCLOUGH. NESSE SENTIDO, LANÇA-SE MÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA DIMENSIONAR AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE DETERMINADO DISCURSO EDUCACIONAL HEGEMÔNICO. NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES, FICOU EVIDENTE QUE ESSE ESPAÇO MULTIFACETADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZA O SURGIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS COMO OS PRECONIZADOS PELO ARQUÉTIPO DO ESTUDANTE CIBORGUE-HACKER, ENTENDIDO AQUI COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE TRANSGRESSÃO E UMA FORÇA DISRUPTIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ARQUÉTIPO CIBORGUE-HACKER, TRANSGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID881_22032021115229.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAIMUNDO SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAIMUNDO" "autor_email" => "jrsz71@gmail.com" "autor_ies" => "PROFSOCIO/FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75614 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 881 "titulo" => "O ALUNO CIBORGUE-HACKER NA CIBERCULTURA" "resumo" => "A PRESENTE COMUNICAÇÃO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO AS TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DIGITAIS CRIARAM NOVAS EXPERIÊNCIAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADES NOS JOVENS. ESPECIFICAMENTE, NA CONFIGURAÇÃO DO ARQUÉTIPO DO ALUNO “CIBORGUE-HACKER”. EM OUTRAS PALAVRAS, REFLETIR SOBRE A PENETRABILIDADE DAS TECNOLOGIAS NO NOSSO COTIDIANO E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRADIÇÕES, SEUS CONFLITOS E SUAS INFINITAS POTENCIALIDADES. POR OUTRO LADO, PROBLEMATIZA-SE O CAMPO EDUCACIONAL COMO UMA ARENA DE DISPUTAS DISCURSIVAS DE PODER E DOMINAÇÃO. O RECORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE ORIENTA A PRESENTE REFLEXÃO SE ANCORA NUMA PERSPECTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUANTO AO SEU PROCEDIMENTO. TAMBÉM, INCLUIU UMA ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA, DESENVOLVIDA POR NORMAN FAIRCLOUGH. NESSE SENTIDO, LANÇA-SE MÃO DO OLHAR INTERDISCIPLINAR PARA DIMENSIONAR AS RELAÇÕES ENTRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DE DETERMINADO DISCURSO EDUCACIONAL HEGEMÔNICO. NO QUE SE REFERE AOS RESULTADOS E AS CONCLUSÕES, FICOU EVIDENTE QUE ESSE ESPAÇO MULTIFACETADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POTENCIALIZA O SURGIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO E MOVIMENTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS COMO OS PRECONIZADOS PELO ARQUÉTIPO DO ESTUDANTE CIBORGUE-HACKER, ENTENDIDO AQUI COMO UM INSTRUMENTO POLÍTICO DE TRANSGRESSÃO E UMA FORÇA DISRUPTIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03: Culturas juvenis na escola" "palavra_chave" => "JUVENTUDE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS, ARQUÉTIPO CIBORGUE-HACKER, TRANSGRESSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA104_ID881_22032021115229.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAIMUNDO SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RAIMUNDO" "autor_email" => "jrsz71@gmail.com" "autor_ies" => "PROFSOCIO/FUNDAJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }