DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 AS ATIVIDADES DE ENSINO SE TORNARAM REMOTAS E ISSO ACARRETOU UMA SÉRIE DE QUESTÕES PARA O TRABALHO FEMININO, UMA VEZ QUE, A CASA PASSOU A SER O ESPAÇO DE TRABALHO E DIFERENCIAR ISSO COM AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS, FOI UMA DAS MAIORES DIFICULDADES NA FALA DA PROFESSORA. ESSA TEMÁTICA NOS AJUDA COMPREENDER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DE FORMA GERAL VÊM ENFRENTANDO PARA MINISTRAR SUAS AULAS. TENDO EM VISTA UMA SÉRIE DE LIMITES QUE PERCORRE A FALTA DE ACESSO A INTERNET, COMO REGISTROU A UNICEF (2020), PROBLEMAS COM A CONEXÃO FALTA DE RECURSOS E OUTROS. SEGUNDO OLIVEIRA (2001), SÃO MUITOS OS PROBLEMAS QUE ACARRETAM A EDUCAÇÃO POR MEIO DO DOMÍNIO DO APARATO TECNOLÓGICO. PORTANTO, SEGUNDO MORAN (1994) A EDUCAÇÃO DEVE ABRAÇAR A TECNOLOGIA COM O INTUITO DE SUPRIR AS NECESSIDADES QUE SÃO PREVISTAS CADA VEZ MAIS NA ESCOLA. PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO FOI PRECISO REALIZAR PRIMEIRAMENTE UM BREVE LEVANTAMENTO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE A TEMÁTICA, UTILIZANDO DE PROCEDIMENTOS DESCRITIVOS E EXPLORATÓRIOS. TENDO COMO PRINCIPAL BASE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA DE UMA ESCOLA DE ENSINO TEMPO INTEGRAL (ECIT). PRIMEIRAMENTE VAMOS APRESENTAR ALGUMAS DAS DIFICULDADES RELATADAS PELO PROFESSOR COMO: PROBLEMAS COM CONEXÃO FORAM UMA DAS MAIS REPETIDAS POR PARTE DO DOCENTE, ALÉM DISSO OS EQUIPAMENTOS OS QUAIS O PROFESSOR UTILIZAVA PARA A AULA COM BAIXA QUALIDADE PARA SUPORTAR TAMANHA DEMANDA DE TRABALHO; ALÉM DISSO TER QUE DIVIDIR MUITAS VEZES O COMPUTADOR COM OUTROS MEMBROS DA CASA, ASSIM COMO AMBIENTE INADEQUADO LUZ, BARULHO, FORA AS ATIVIDADES DOMESTICAS QUE ACABAM TOMANDO MAIOR PARTE DO TEMPO DOS PROFESSORES. ESSAS DEMANDAS RELATADAS PELA PROFESSORA COMO OS PRINCIPAIS LIMITES ENFRENTADOS PARA MINISTRAR SUAS AULAS NA PANDEMIA NOS PERMITE COMPREENDER O QUANTO ESTAMOS AINDA FADADOS AOS INÚMEROS LIMITES QUE PRECISAM SER ULTRAPASSADOS NO BRASIL PARA QUE SE POSSA TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UMA VEZ QUE, JÁ QUE NA FORMA PRESENCIAL ERAM MUITOS OS PROBLEMAS QUE JÁ VÍAMOS ENFRENTANDO EM TERMOS DE ENSINO. MESMO DIANTE DAS QUESTÕES MENCIONADAS PELO DOCENTE O MESMO AINDA RELATOU UMA SÉRIE DE POSSIBILIDADES SOBRE O ENSINO REMOTO, COMO EXEMPLO FALOU EM INÚMEROS RECURSOS NA TENTATIVA DE INTERAGIR COM O ALUNO NA SALA VIRTUAL POR MEIO DO USO DE CHARGES, IMAGENS NO GERAL , TEXTOS CURTOS COMO ARTIGOS DE JORNAIS E OUTROS ELEMENTOS FORAM FUNDAMENTAIS PARA PODER MINISTRAR SUAS AULAS. POR MEIO DO USO DOS SEGUINTES RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO: OS JOGOS, MAPA MENTAL, JAMBOARD, WORDWALL E TAMBÉM O MURAL DE BRAINSTORMING, FORAM ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA SUAS AULAS. PORTANTO, FOI POSSÍVEL NOTAR ATRAVÉS DO RELATO DA PROFESSORA QUE EM TERMOS DE EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO REMOTO ATRAVESSA QUESTÕES SEMELHANTES AO ENSINO PRESENCIAL, COMO: EXCESSO DE TRABALHO, BAIXOS SALÁRIOS, POUCOS RECURSOS E AINDA A EVASÃO, DEVIDO A DESISTÊNCIA DE MUITOS ANOS POR NÃO CONSEGUIR ACESSO E OS QUE CONSEGUIRAM NÃO SABEREM MANUSEAR. ALÉM DISSO, A QUESTÃO A JUNÇÃO DO TRABALHO REMOTO COM AS ATIVIDADES COTIDIANAS DOMÉSTICAS TAMBÉM É UM DOS FATORES QUE SOBRECARREGAM OS PROFESSORES. DESSE MODO, ESTE ARTIGO PODE DE ALGUMA MANEIRA CONTRIBUIR COM OUTRAS PESQUISAS CIENTÍFICAS OU MESMO ABRIR ESPAÇO PARA DISCUSSÃO QUE ENVOLVE PERSPECTIVAS GERACIONAIS E AINDA DA QUALIDADE DE ENSINO REMOTO.