Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

CONSUMO E CONSUMISMO: FUNK COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU-SE A PARTIR DA TEMÁTICA CONSUMO E CONSUMISMO, TRABALHADA NO ANO DE 2018 COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA, DA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTÔNIO DE BAPTISTA, NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA. PARA A ATIVIDADE, FOI UTILIZADA A MÚSICA “OS MLK É LISO” DO CANTOR MC RODOLFINHO, CUJO GÊNERO MUSICAL É O CHAMADO “FUNK OSTENTAÇÃO”. O OBJETIVO FOI UTILIZAR O FUNK COMO UMA FERRAMENTA PARA ENSINAR SOCIOLOGIA PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS E POSSIBILITANDO UM OLHAR CRÍTICO DA REALIDADE SOCIAL, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A CULTURA JUVENIL. ESTE GÊNERO MUSICAL É CONSUMIDO PELOS JOVENS EM FORMA DE ENTRETENIMENTO, INDUZINDO AO CONSUMO DE OUTRAS MERCADORIAS, OU SEJA, AO CONSUMISMO. AO FAZER A ANÁLISE DA LETRA DA MÚSICA EM SALA DE AULA, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE ESSE GÊNERO MUSICAL SUSCITA O DESEJO DE CONSUMO EXACERBADO, PORÉM, DE FORMA INCONSCIENTE, A LETRA “VENDE” O SENTIMENTO DE FELICIDADE DIRECIONANDO O DESEJO DE COMPRAR MERCADORIAS DE VALOR. SEGUNDO KARL MARX, “A PRODUÇÃO NÃO PRODUZ, POIS, UNICAMENTE O OBJETO DO CONSUMO, MAS TAMBÉM O MODO DE CONSUMO, OU SEJA, PRODUZ OBJETIVA E SUBJETIVAMENTE. A PRODUÇÃO CRIA, POIS, OS CONSUMIDORES.” (MARX, 2008, P 248). O FUNK OSTENTAÇÃO É TRABALHADO DE FORMA DIALÉTICA, POIS, AO MESMO TEMPO QUE PROMOVE UM MODO DE CONSUMO, TAMBÉM SE TORNA UMA MERCADORIA DE CONSUMO. O FUNK SE TORNA OBJETO DA INDÚSTRIA CULTURAL. NESSE CONTEXTO, SEGUNDO ADORNO, A INDÚSTRIA CULTURAL ESPECULA A CONSCIÊNCIA E A INCONSCIÊNCIA DAS PESSOAS AS QUAIS ELA AFETA, PORÉM, AS MASSAS NÃO SÃO UM FATOR PRIMÁRIO E SIM SECUNDÁRIO, UM ELEMENTO DE CÁLCULO DO SISTEMA. “O CONSUMIDOR NÃO É REI, COMO A INDÚSTRIA CULTURAL GOSTARIA DE FAZER CRER, ELE NÃO É O SUJEITO DESSA INDÚSTRIA, MAS SEU OBJETO.” (ADORNO,1977, P. 287-288). ALÉM DO MAIS, A INDÚSTRIA TEM O SEU SUPORTE IDEOLÓGICO NO FATO DE QUE ELA DISPENSA TODAS AS CONSEQUÊNCIAS DE SUAS TÉCNICAS EM SEUS PRODUTOS E IMPEDE A FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS AUTÔNOMOS, INDEPENDENTES, CAPAZES DE JULGAR E DECIDIR CONSCIENTEMENTE. NO QUESITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA ATIVIDADE, OBTIVEMOS BONS RESULTADOS, POIS, OS ALUNOS JÁ CONHECIAM A MÚSICA, HAVENDO, PORTANTO, GRANDE PARTICIPAÇÃO DA SALA DE AULA.

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