O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA REALIZADA PELO LEEPES (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE) SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UMA CIÊNCIA NA REDE” NA UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O PROJETO, REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BALTAZAR DE GODOY MOREIRA EM MARÍLIA – SP, CONTOU COM A ELABORAÇÃO DE 25 EPISÓDIOS DE PODCAST E COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS/AS JOVENS ESTUDANTES EM TODO O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONSIDERANDO ESSE ENVOLVIMENTO DOS/AS ESTUDANTES, NESSE TRABALHO SE REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA VALORIZAR AS VOZES DAS JUVENTUDES PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR E TEMÁTICAS CORRESPONDENTES AOS SEUS INTERESSES, MESMO EM MEIO AS CONDIÇÕES POSTAS PELO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO. ESSA REFLEXÃO SE MOSTRA DE GRANDE RELEVÂNCIA UMA VEZ QUE SE ENCONTRAM DIVERSOS EMPECILHOS ADVINDOS DAS CONDIÇÕES MATERIAIS ENFRENTADAS PARA ESTABELECER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDERAM OS/AS JOVENS COMO SUJEITOS SOCIAIS. ESSAS PRÁTICAS IMPLICAM DESASSOCIAR AS JUVENTUDES DE SEUS ESTIGMAS E ANALISÁ-LAS EM SUA PLURALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO PARA A EXPERIÊNCIA DE SER JOVEM. PELO CONTRÁRIO, AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DOS SUJEITOS, SUAS MULTIPLICIDADES E O CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL EM QUE ESTÃO INSERIDOS (DAYRELL, 2002). ENXERGA-SE, AQUI, O PODCAST COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA ESSA PERCEPÇÃO DAS JUVENTUDES POR MEIO DA ABERTURA DE DIÁLOGOS E, ASSIM, DA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO – NESSE CASO, DIGITAL – PARA A FALA E A ESCUTA DE SUAS EXPERIÊNCIAS. ADEMAIS, OUTRO ASPECTO QUE SE TORNA RELEVANTE É A POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS EPISÓDIOS QUE SÃO DO INTERESSE DOS/AS ALUNOS/AS, MAS MUITAS VEZES NÃO ESTÃO EM SALA DE AULA (SANTOS, 2003). ISSO PERMITE A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO COTIDIANO DAS JUVENTUDES E CONHECIMENTO CIENTÍFICO (PIMENTEL; FORDE, 2003), CULMINANDO EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE, AO CAPTAR AS DIFERENTES FORMAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES SUJEITOS SOCIAIS, CONFERE À ESCOLA E À PRÁTICA PEDAGÓGICA UMA CARACTERÍSTICA DIALÓGICA COMPREENSIVA, HONESTA E RESPONSÁVEL (TACCA, 2006). DESSA FORMA, POR MEIO DA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS E DA REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO DO “UMA CIÊNCIA NA REDE”, ESSE TRABALHO APONTA PARA A POSSIBILIDADE DE QUE AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES SEJAM ESCUTADAS AO SE FAZER O USO DE INSTRUMENTOS COMO O PODCAST NAS SALAS DE AULA.