AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES: UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PODCASTS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75680 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES: UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PODCASTS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA REALIZADA PELO LEEPES (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE) SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UMA CIÊNCIA NA REDE” NA UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O PROJETO, REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BALTAZAR DE GODOY MOREIRA EM MARÍLIA – SP, CONTOU COM A ELABORAÇÃO DE 25 EPISÓDIOS DE PODCAST E COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS/AS JOVENS ESTUDANTES EM TODO O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONSIDERANDO ESSE ENVOLVIMENTO DOS/AS ESTUDANTES, NESSE TRABALHO SE REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA VALORIZAR AS VOZES DAS JUVENTUDES PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR E TEMÁTICAS CORRESPONDENTES AOS SEUS INTERESSES, MESMO EM MEIO AS CONDIÇÕES POSTAS PELO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO. ESSA REFLEXÃO SE MOSTRA DE GRANDE RELEVÂNCIA UMA VEZ QUE SE ENCONTRAM DIVERSOS EMPECILHOS ADVINDOS DAS CONDIÇÕES MATERIAIS ENFRENTADAS PARA ESTABELECER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDERAM OS/AS JOVENS COMO SUJEITOS SOCIAIS. ESSAS PRÁTICAS IMPLICAM DESASSOCIAR AS JUVENTUDES DE SEUS ESTIGMAS E ANALISÁ-LAS EM SUA PLURALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO PARA A EXPERIÊNCIA DE SER JOVEM. PELO CONTRÁRIO, AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DOS SUJEITOS, SUAS MULTIPLICIDADES E O CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL EM QUE ESTÃO INSERIDOS (DAYRELL, 2002). ENXERGA-SE, AQUI, O PODCAST COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA ESSA PERCEPÇÃO DAS JUVENTUDES POR MEIO DA ABERTURA DE DIÁLOGOS E, ASSIM, DA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO – NESSE CASO, DIGITAL – PARA A FALA E A ESCUTA DE SUAS EXPERIÊNCIAS. ADEMAIS, OUTRO ASPECTO QUE SE TORNA RELEVANTE É A POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS EPISÓDIOS QUE SÃO DO INTERESSE DOS/AS ALUNOS/AS, MAS MUITAS VEZES NÃO ESTÃO EM SALA DE AULA (SANTOS, 2003). ISSO PERMITE A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO COTIDIANO DAS JUVENTUDES E CONHECIMENTO CIENTÍFICO (PIMENTEL; FORDE, 2003), CULMINANDO EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE, AO CAPTAR AS DIFERENTES FORMAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES SUJEITOS SOCIAIS, CONFERE À ESCOLA E À PRÁTICA PEDAGÓGICA UMA CARACTERÍSTICA DIALÓGICA COMPREENSIVA, HONESTA E RESPONSÁVEL (TACCA, 2006). DESSA FORMA, POR MEIO DA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS E DA REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO DO “UMA CIÊNCIA NA REDE”, ESSE TRABALHO APONTA PARA A POSSIBILIDADE DE QUE AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES SEJAM ESCUTADAS AO SE FAZER O USO DE INSTRUMENTOS COMO O PODCAST NAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PODCASTS, JUVENTUDES, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID932_30032021131514.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALMEIDA LIRA" "autor_nome_curto" => "DANI LIRA" "autor_email" => "dani.lira18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS MARÍLIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75680 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 218 "inscrito_id" => 932 "titulo" => "AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES: UMA REFLEXÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE PODCASTS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVE-SE A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA REALIZADA PELO LEEPES (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE) SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PROJETO “UMA CIÊNCIA NA REDE” NA UTILIZAÇÃO DE PODCASTS COMO INSTRUMENTOS AUXILIARES NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM MEIO A PANDEMIA DE COVID-19. O PROJETO, REALIZADO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BALTAZAR DE GODOY MOREIRA EM MARÍLIA – SP, CONTOU COM A ELABORAÇÃO DE 25 EPISÓDIOS DE PODCAST E COM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS/AS JOVENS ESTUDANTES EM TODO O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. CONSIDERANDO ESSE ENVOLVIMENTO DOS/AS ESTUDANTES, NESSE TRABALHO SE REFLETE SOBRE A POTENCIALIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA VALORIZAR AS VOZES DAS JUVENTUDES PRESENTES NO AMBIENTE ESCOLAR E TEMÁTICAS CORRESPONDENTES AOS SEUS INTERESSES, MESMO EM MEIO AS CONDIÇÕES POSTAS PELO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL E ENSINO REMOTO. ESSA REFLEXÃO SE MOSTRA DE GRANDE RELEVÂNCIA UMA VEZ QUE SE ENCONTRAM DIVERSOS EMPECILHOS ADVINDOS DAS CONDIÇÕES MATERIAIS ENFRENTADAS PARA ESTABELECER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONSIDERAM OS/AS JOVENS COMO SUJEITOS SOCIAIS. ESSAS PRÁTICAS IMPLICAM DESASSOCIAR AS JUVENTUDES DE SEUS ESTIGMAS E ANALISÁ-LAS EM SUA PLURALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE NÃO EXISTE UMA DEFINIÇÃO PARA A EXPERIÊNCIA DE SER JOVEM. PELO CONTRÁRIO, AS EXPERIÊNCIAS JUVENIS SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DOS SUJEITOS, SUAS MULTIPLICIDADES E O CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL EM QUE ESTÃO INSERIDOS (DAYRELL, 2002). ENXERGA-SE, AQUI, O PODCAST COMO UMA FERRAMENTA CAPAZ DE CONTRIBUIR PARA ESSA PERCEPÇÃO DAS JUVENTUDES POR MEIO DA ABERTURA DE DIÁLOGOS E, ASSIM, DA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO – NESSE CASO, DIGITAL – PARA A FALA E A ESCUTA DE SUAS EXPERIÊNCIAS. ADEMAIS, OUTRO ASPECTO QUE SE TORNA RELEVANTE É A POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DOS EPISÓDIOS QUE SÃO DO INTERESSE DOS/AS ALUNOS/AS, MAS MUITAS VEZES NÃO ESTÃO EM SALA DE AULA (SANTOS, 2003). ISSO PERMITE A INTERLOCUÇÃO ENTRE O CONHECIMENTO COTIDIANO DAS JUVENTUDES E CONHECIMENTO CIENTÍFICO (PIMENTEL; FORDE, 2003), CULMINANDO EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE, AO CAPTAR AS DIFERENTES FORMAS DE CONTRIBUIÇÕES DOS DIFERENTES SUJEITOS SOCIAIS, CONFERE À ESCOLA E À PRÁTICA PEDAGÓGICA UMA CARACTERÍSTICA DIALÓGICA COMPREENSIVA, HONESTA E RESPONSÁVEL (TACCA, 2006). DESSA FORMA, POR MEIO DA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, DOS CONTEÚDOS PRODUZIDOS E DA REFLEXÃO DOS/AS ESTUDANTES SOBRE A SUA PARTICIPAÇÃO DO “UMA CIÊNCIA NA REDE”, ESSE TRABALHO APONTA PARA A POSSIBILIDADE DE QUE AS VOZES EMERGENTES DAS JUVENTUDES SEJAM ESCUTADAS AO SE FAZER O USO DE INSTRUMENTOS COMO O PODCAST NAS SALAS DE AULA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "PODCASTS, JUVENTUDES, SOCIOLOGIA, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID932_30032021131514.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA ALMEIDA LIRA" "autor_nome_curto" => "DANI LIRA" "autor_email" => "dani.lira18@hotmail.com" "autor_ies" => "UNESP- UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (CAMPUS MARÍLIA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }