Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

BREVES APONTAMENTOS SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO NO BRASIL

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, SUJEITO-HISTÓRICO, , Pôster (PO) Pôster
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Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

INTRODUÇÃO: A EDUCAÇÃO É O MEIO PELO QUAL SUJEITOS SÃO CAPAZES DE CONSTRUIR COLETIVAMENTE CULTURA E CONHECIMENTO, SENDO A SOCIOLOGIA COMO PARTE INTEGRANTE DESSE DESENVOLVIMENTO DA CRITICIDADE DO SUJEITO POLÍTICO EM SE RECONHECER COMO PARTE DA CULTURA E DA HISTÓRIA DA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO BUSCA TRAÇAR ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS SOBRE A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NO BRASIL, COMO PARTICIPANTE DA FORMAÇÃO DE SUJEITOS NOS DIFERENTES MOMENTOS DA EDUCAÇÃO, DESDE O ENSINO BÁSICO ATÉ O NÍVEL SUPERIOR. ELUCIDAR TAIS CARACTERÍSTICAS É IMPORTANTE PARA ASSEGURAR A HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA E TORNAR CADA VEZ MAIS RECONHECIDA ESSA ÁREA, A FIM DE ESTIMULAR O PENSAMENTO CRÍTICO-POLÍTICO. BASEAMOS-NOS NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. DISCUSSÃO: NO BRASIL A SOCIOLOGIA SURGE COMO UMA POSSIBILIDADE DE INDEPENDÊNCIA E DE IDENTIDADE, SENDO ESTE MOMENTO ELUCIDADO POR FILHO (2005) CITANDO AZEVEDO (1962), TENDO COMO PRINCIPAL CONTRIBUIÇÃO OS ESTUDOS VOLTADOS AOS GRUPOS ÉTNICO-CULTURAIS SOBRE O OLHAR DA ANTROPOLOGIA EM MEADOS DO SÉCULO XIX. FILHO (2005) RESSALTA MOMENTOS IMPORTANTES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SOCIOLOGIA, DANDO ÊNFASE EM SUA IMPLANTAÇÃO NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DURANTE O SÉCULO XX MEDIANTE O MOVIMENTO ESCOLANOVISTA, CHAMANDO ESTE MOMENTO DE O PERÍODO DA SOCIOLOGIA CÁTEDRA, E AO SEGUNDO MOMENTO DO PERÍODO DA SOCIOLOGIA CIENTÍFICA QUE TENTA ATRIBUIR A SOCIOLOGIA AO NÍVEL SUPERIOR, RELACIONANDO-A COM O ENSINO E PESQUISA DURANTE OS ANOS DE 1930. FREITAS E FRANÇA (2016) FAZEM UM ESTUDO QUE ABRANGE A CONSOLIDAÇÃO DA SOCIOLOGIA COMO DISCIPLINA DO ENSINO MÉDIO, FAZENDO UM APANHADO DA SUA TRAJETÓRIA NO BRASIL OFERECIDA NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO SECUNDÁRIO, REVELANDO TAMBÉM OS EMBATES POLÍTICOS PARA O MANTIMENTO DA DISCIPLINA QUE POR VEZES FORA RETIRADA POR PODERES AUTORITÁRIOS DOS CURRÍCULOS DE ENSINO. AS AUTORAS RELATAM AINDA UM MAIOR ENGAJAMENTO PELO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO QUANDO OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO TORNARAM-SE MAIS DIFUNDIDOS, DANDO FORÇAS AOS MOVIMENTOS QUE CULMINARAM O ENSINO DE SOCIOLOGIA DE VOLTA AO ENSINO SECUNDÁRIO GRADATIVAMENTE NAS LEIS: RESOLUÇÃO DE N. 6 DO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL, 1986), A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996, A LEI N. 11.684 DE JUNHO DE 2008 (BRASIL, 2008). ESSA ÚLTIMA SURGE EM MEIO AS CRÍTICAS AO MODELO DE ENSINO DA SOCIOLOGIA QUE ERA TIDA COMO UMA DISCIPLINA TRANSDISCIPLINAR ANTES DE SUA APROVAÇÃO, NÃO SENDO MINISTRADA POR PROFISSIONAIS ESPECÍFICOS DA ÁREA DA SOCIOLOGIA, DEPOIS DA PROMULGAÇÃO DA LEI 11.684/08 FOI RECONHECIDA COMO DISCIPLINA ESPECÍFICA E QUE DEVERIA SER MINISTRADA POR PROFISSIONAIS FORMADOS. JUNTO DESTE MOMENTO, SURGEM REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TENDO EM VISTA A REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL (OLIVEIRA, 2013), ESTE AUTOR NOS REVELA QUE É MUITO RECENTE O HISTÓRICO DA SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E MUITO NEGLIGENCIADA, OCASIONADO PELA FALTA DE TRADIÇÃO DA DISCIPLINA. MORUZZI E TEBET (2017) FALAM SOBRE O INÍCIO DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA NO BRASIL DURANTE OS ANOS 2000 E QUE VEM SE ALICERÇANDO, APESAR DELA SER POR VEZES CONFUNDIDA COMO UMA PARTE DA PEDAGOGIA, A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA TEM SEUS PRÓPRIOS OBJETIVOS EM RECONHECER A CRIANÇA COMO UM SER CULTURAL. CONCLUSÃO: É EVIDENTE QUE A TRAJETÓRIA DA SOCIOLOGIA FOI E É CHEIA DE EMBATES, A DISCUSSÃO NESSA ÁREA É SEMPRE NECESSÁRIA TENDO EM VISTA A FORMAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA DE UMA SOCIEDADE QUE TENHA CIÊNCIA DE SUAS CONTRIBUIÇÕES.

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