CONSIDERANDO AS NOVAS FORMAS DE SOCIABILIDADE ORIUNDAS DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E, PRINCIPALMENTE, NAS NOVAS FORMAS DE INTERAÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E DE INÚMEROS APLICATIVOS, TRATAR DE UM AUTOR CLÁSSICO COMO DURKHEIM SE TORNOU UM GRANDE DESAFIO. NESTE SENTIDO O TEMA DESTE TRABALHO SE INSERE NA TEMÁTICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E SUA ESPECIFICIDADE PARA ALCANÇAR A POPULAÇÃO JOVEM TÃO ATINGIDA POR NECESSIDADES TECNOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE DIGITAIS. JUSTIFICA-SE POR PROPORCIONAR UMA EXPERIÊNCIA DE CONHECIMENTO QUE VALORIZA, ALÉM DOS ELEMENTOS CONCEITUAIS E ERUDITOS DA DISCIPLINA, VIVÊNCIA SENSÍVEL ATRAVÉS DA MÚSICA. DEMONSTRA QUE O ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE SER UMA EXPERIÊNCIA QUE ULTRAPASSA O ÂMBITO DA REFLEXIVIDADE, AO CONSIDERARMOS O EDUCANDO COMO SER POSSUIDOR DE DIMENSÕES VARIADAS, PODE-SE BUSCAR ATINGI-LAS PARA ALÉM DA DIMENSÃO RACIONAL, VALORIZANDO A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA COMO UMA VIVÊNCIA POSSÍVEL ATRAVÉS DE SENTIMENTOS, ARTE, MÚSICA, LITERATURA, CULTURA, ENTRE OUTROS. OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS SE PAUTAM ASSIM SOBRE A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, DE PAULO FREIRE, ONDE DEVEMOS CONSIDERAR QUE A “LEITURA DO MUNDO” PRECEDE O CONHECIMENTO SISTEMATIZADO DO ENSINO FORMAL ESCOLAR. ASSIM, ANTES DE TUDO, QUANDO FALAMOS DE SOCIOLOGIA E DE SEUS CONTEÚDOS, DEVEMOS BUSCAR UM LUGAR COMUM DE REFLEXÃO ONDE TODOS POSSAM PARTICIPAR COM SUAS GRAMÁTICAS CONSTRUÍDAS POR MEIO DA EXPERIÊNCIA DE VIDA INDIVIDUAL QUE, NESTE CASO, É A MÚSICA.