DIDÁTICA INTERCULTURAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS: TENSÕES E DESAFIOS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
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DE ACORDO COM FARIAS (2009, P. 20), “A DIDÁTICA CRÍTICA SOBREPÕE O QUE É FUNDAMENTAL NO ATO EDUCATIVO, OU SEJA: O ENTENDIMENTO DA AÇÃO PEDAGÓGICA COMO PRÁTICA SOCIAL; A PERCEPÇÃO DA MULTIDIMENSIONALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, RECONHECENDO SUAS DIMENSÕES HUMANA TÉCNICA E POLÍTICA”. NESSE SENTIDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER COMO A INTERFACE ENTRE A DIDÁTICA E A INTERCULTURALIDADE CRÍTICA E PEDAGOGIA DECOLONIAL CONTRIBUEM PARA A SUBVERSÃO DE PADRÕES HEGEMÔNICOS QUE EVIDENCIAM A COLONIALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR NA AMAZÔNIA. PARA ALCANÇÁ-LO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, BUSCANDO ALGUMAS CATEGORIAS A PRIORI COMO: DIDÁTICA, COLONIZAÇÃO, REPRESENTAÇÕES, INTERCULTURALIDADE CRÍTICA, NARRATIVAS. 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