Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS

Palavra-chaves: POEMAS, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O brincar é um conteúdo a ser trabalhado por excelência na Educação Infantil, de modo a permear o universo da criança desde o momento da higienização até as músicas e os textos a serem trabalhados. Sendo assim, as crianças tenderão a apresentar um envolvimento maior nas atividades propostas à medida que o professor leve para sala de Educação Infantil textos que possibilitem à integração do brincar. Os poemas, quando não têm sua leitura focalizada na questão do letramento, podem figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil e despertar o prazer pela leitura, Pensando nisso, o presente estudo, parte da seguinte questão-problema: quais as contribuições do trabalho com a leitura de poemas na Educação Infantil?, com os objetivos de refletir sobre a leitura de poemas e as brincadeiras provenientes dos mesmos na Educação Infantil, estabelecer relações entre a leitura dos poemas e as brincadeiras na Educação Infantil e identificar/analisar a ludicidade presente nos poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes. Sendo assim, o corpus dessa pesquisa documental será composto por poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes que trazem em sua tessitura a possibilidade da realização de um trabalho com a leitura de forma lúdica e prazerosa. Diante disso, pôde-se constatar que os poemas dos escritores Cecília Meireles e José Paulo Paes são uma excelente oportunidade para aqueles que desejam levar as crianças a penetrarem no mundo da leitura de forma lúdica e prazerosa, tendo em vista que possibilitam as mesmas a vivenciarem sensações diversas na medida em que brincam com as palavras, seus sons e seus significados.

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