POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7782 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 615 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS" "resumo" => "O brincar é um conteúdo a ser trabalhado por excelência na Educação Infantil, de modo a permear o universo da criança desde o momento da higienização até as músicas e os textos a serem trabalhados. Sendo assim, as crianças tenderão a apresentar um envolvimento maior nas atividades propostas à medida que o professor leve para sala de Educação Infantil textos que possibilitem à integração do brincar. Os poemas, quando não têm sua leitura focalizada na questão do letramento, podem figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil e despertar o prazer pela leitura, Pensando nisso, o presente estudo, parte da seguinte questão-problema: quais as contribuições do trabalho com a leitura de poemas na Educação Infantil?, com os objetivos de refletir sobre a leitura de poemas e as brincadeiras provenientes dos mesmos na Educação Infantil, estabelecer relações entre a leitura dos poemas e as brincadeiras na Educação Infantil e identificar/analisar a ludicidade presente nos poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes. Sendo assim, o corpus dessa pesquisa documental será composto por poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes que trazem em sua tessitura a possibilidade da realização de um trabalho com a leitura de forma lúdica e prazerosa. Diante disso, pôde-se constatar que os poemas dos escritores Cecília Meireles e José Paulo Paes são uma excelente oportunidade para aqueles que desejam levar as crianças a penetrarem no mundo da leitura de forma lúdica e prazerosa, tendo em vista que possibilitam as mesmas a vivenciarem sensações diversas na medida em que brincam com as palavras, seus sons e seus significados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "POEMAS, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_23_58_35_idinscrito_1697_706a47c59ce2457c6882664081005e35.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS" "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7782 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 615 "inscrito_id" => 1697 "titulo" => "POEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A LEITURA REALIZADA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS" "resumo" => "O brincar é um conteúdo a ser trabalhado por excelência na Educação Infantil, de modo a permear o universo da criança desde o momento da higienização até as músicas e os textos a serem trabalhados. Sendo assim, as crianças tenderão a apresentar um envolvimento maior nas atividades propostas à medida que o professor leve para sala de Educação Infantil textos que possibilitem à integração do brincar. Os poemas, quando não têm sua leitura focalizada na questão do letramento, podem figurar como um instrumento capaz de ampliar o imaginário infantil e despertar o prazer pela leitura, Pensando nisso, o presente estudo, parte da seguinte questão-problema: quais as contribuições do trabalho com a leitura de poemas na Educação Infantil?, com os objetivos de refletir sobre a leitura de poemas e as brincadeiras provenientes dos mesmos na Educação Infantil, estabelecer relações entre a leitura dos poemas e as brincadeiras na Educação Infantil e identificar/analisar a ludicidade presente nos poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes. Sendo assim, o corpus dessa pesquisa documental será composto por poemas de Cecília Meireles e José Paulo Paes que trazem em sua tessitura a possibilidade da realização de um trabalho com a leitura de forma lúdica e prazerosa. Diante disso, pôde-se constatar que os poemas dos escritores Cecília Meireles e José Paulo Paes são uma excelente oportunidade para aqueles que desejam levar as crianças a penetrarem no mundo da leitura de forma lúdica e prazerosa, tendo em vista que possibilitam as mesmas a vivenciarem sensações diversas na medida em que brincam com as palavras, seus sons e seus significados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "POEMAS, BRINCADEIRAS, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_23_58_35_idinscrito_1697_706a47c59ce2457c6882664081005e35.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA REIS" "autor_nome_curto" => "ELAINE REIS" "autor_email" => "elainereis1406@gmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }