Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE REMOTA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Palavra-chaves: SOCIOLOGIA, ENSINO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA, PANDEMIA Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75598
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 780
    "titulo" => """
      O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE REMOTA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE\r\n
      NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS PRODUZIU UMA NOVA REALIDADE AOS MAIS\r\n
      DIVERSOS SISTEMAS DE ENSINO. DEVIDO À NECESSIDADE DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL, RECORREU\x02SE AO ENSINO REMOTO COMO MODALIDADE PARA A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM. ESSA MODALIDADE DE ENSINO POSSUI MUITOS DESAFIOS, COMO A DIFICULDADE DE ACESSO\r\n
      À INTERNET E A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DIANTE DESTE CENÁRIO PERCEBEMOS A\r\n
      RELEVÂNCIA DE SE PENSAR E DISCUTIR ACERCA DESTE CONTEXTO. OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE O USO DAS\r\n
      TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: FORAM\r\n
      REALIZADAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA PARA AS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA\r\n
      PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021. TODAS AS\r\n
      AULAS ACONTECERAM ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E FORAM EXPOSITIVAS, COM USO DE SLIDES. O MATERIAL\r\n
      DIDÁTICO ERA DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS AO FINAL DAS AULAS EM FORMATO PDF VIA GOOGLE\r\n
      CLASSROOM. RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS SEGUIU UM PADRÃO: POUCA ADESÃO DOS\r\n
      ESTUDANTES EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO ORAL, MAS COM BASTANTE INTERAÇÃO NO CHAT. OS ÚNICOS\r\n
      MOMENTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI MAIS INTENSA, TANTO NO CHAT COMO ATRAVÉS DA\r\n
      FALA, FORAM AS AULAS COM OS TEMAS SOCIEDADE DE CONSUMO, DESIGUALDADE SOCIAL, RACISMO E\r\n
      IMPERIALISMO. HOUVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DOS\r\n
      SLIDES NO FORMATO PDF, TANTO COMO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS QUANTO COMO POSSIBILIDADE DE\r\n
      ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS PARA OS QUE NÃO POSSUEM, VISTO QUE BOA PARTE DO PÚBLICO DISCENTE SÃO\r\n
      EXCLUÍDOS DIGITAIS, FATO QUE FICOU MAIS EVIDENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PERCEBEU-SE A\r\n
      NECESSIDADE DE SUGERIR AO FINAL DAS AULAS VÍDEOS RELACIONADOS AOS TEMAS ABORDADOS NAS AULAS\r\n
      VIRTUAIS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONSTATOU-SE QUE, MESMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA E FRENTE À\r\n
      INTENSA FALTA DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS ESTUDANTES, A IMPORTÂNCIA DAS AULAS VIRTUAIS DE\r\n
      SOCIOLOGIA, COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DOS RESPECTIVOS COTIDIANOS DOS ALUNOS. OS\r\n
      PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM, PARA ESSE CONTEXTO, DE EQUIPAMENTOS ADEQUADOS E\r\n
      FORMAÇÃO ESPECÍFICA. OS ESTUDANTES, POR SUA VEZ, TAMBÉM PRECISAM DE CONDIÇÕES PRÓPRIAS DE\r\n
      ACESSO PARA AS AULAS VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NAS AULAS EXPOSITIVAS, BEM COMO A\r\n
      DISPONIBILIZAÇÃO DAS MESMAS NO FORMATO PDF, PODERÃO SER UTILIZADAS NO ATUAL MODELO DE ENSINO\r\n
      REMOTO, COMO TAMBÉM QUANDO DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS\r\n
      REFERÊNCIAS:\r\n
      CEARÁ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. DIRETRIZES PARA O ANO LETIVO DE 2021. DISPONÍVEL EM: FORTALEZA, 2020.\r\n
      GUIMARÃES NETO, EUCLIDES; GUIMARÃES, JOSÉ LUIS BRAGA; ASSIS, MARCOS ARCANJO DE.\r\n
      EDUCAR PELA SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. BELO HORIZONTE: RHJ,\r\n
      2012.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID780_21032021173903.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LIMA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagolimaribeiro1983.tlr"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75598
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 780
    "titulo" => """
      O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA MODALIDADE REMOTA: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE\r\n
      NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
      """
    "resumo" => """
      INTRODUÇÃO: A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS PRODUZIU UMA NOVA REALIDADE AOS MAIS\r\n
      DIVERSOS SISTEMAS DE ENSINO. DEVIDO À NECESSIDADE DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL, RECORREU\x02SE AO ENSINO REMOTO COMO MODALIDADE PARA A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM. ESSA MODALIDADE DE ENSINO POSSUI MUITOS DESAFIOS, COMO A DIFICULDADE DE ACESSO\r\n
      À INTERNET E A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DIANTE DESTE CENÁRIO PERCEBEMOS A\r\n
      RELEVÂNCIA DE SE PENSAR E DISCUTIR ACERCA DESTE CONTEXTO. OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE O USO DAS\r\n
      TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: FORAM\r\n
      REALIZADAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA PARA AS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA\r\n
      PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021. TODAS AS\r\n
      AULAS ACONTECERAM ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E FORAM EXPOSITIVAS, COM USO DE SLIDES. O MATERIAL\r\n
      DIDÁTICO ERA DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS AO FINAL DAS AULAS EM FORMATO PDF VIA GOOGLE\r\n
      CLASSROOM. RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS SEGUIU UM PADRÃO: POUCA ADESÃO DOS\r\n
      ESTUDANTES EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO ORAL, MAS COM BASTANTE INTERAÇÃO NO CHAT. OS ÚNICOS\r\n
      MOMENTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI MAIS INTENSA, TANTO NO CHAT COMO ATRAVÉS DA\r\n
      FALA, FORAM AS AULAS COM OS TEMAS SOCIEDADE DE CONSUMO, DESIGUALDADE SOCIAL, RACISMO E\r\n
      IMPERIALISMO. HOUVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DOS\r\n
      SLIDES NO FORMATO PDF, TANTO COMO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS QUANTO COMO POSSIBILIDADE DE\r\n
      ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS PARA OS QUE NÃO POSSUEM, VISTO QUE BOA PARTE DO PÚBLICO DISCENTE SÃO\r\n
      EXCLUÍDOS DIGITAIS, FATO QUE FICOU MAIS EVIDENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PERCEBEU-SE A\r\n
      NECESSIDADE DE SUGERIR AO FINAL DAS AULAS VÍDEOS RELACIONADOS AOS TEMAS ABORDADOS NAS AULAS\r\n
      VIRTUAIS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONSTATOU-SE QUE, MESMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA E FRENTE À\r\n
      INTENSA FALTA DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS ESTUDANTES, A IMPORTÂNCIA DAS AULAS VIRTUAIS DE\r\n
      SOCIOLOGIA, COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DOS RESPECTIVOS COTIDIANOS DOS ALUNOS. OS\r\n
      PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM, PARA ESSE CONTEXTO, DE EQUIPAMENTOS ADEQUADOS E\r\n
      FORMAÇÃO ESPECÍFICA. OS ESTUDANTES, POR SUA VEZ, TAMBÉM PRECISAM DE CONDIÇÕES PRÓPRIAS DE\r\n
      ACESSO PARA AS AULAS VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NAS AULAS EXPOSITIVAS, BEM COMO A\r\n
      DISPONIBILIZAÇÃO DAS MESMAS NO FORMATO PDF, PODERÃO SER UTILIZADAS NO ATUAL MODELO DE ENSINO\r\n
      REMOTO, COMO TAMBÉM QUANDO DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS\r\n
      REFERÊNCIAS:\r\n
      CEARÁ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. DIRETRIZES PARA O ANO LETIVO DE 2021. DISPONÍVEL EM: FORTALEZA, 2020.\r\n
      GUIMARÃES NETO, EUCLIDES; GUIMARÃES, JOSÉ LUIS BRAGA; ASSIS, MARCOS ARCANJO DE.\r\n
      EDUCAR PELA SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. BELO HORIZONTE: RHJ,\r\n
      2012.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO, COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID780_21032021173903.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LIMA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagolimaribeiro1983.tlr"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

INTRODUÇÃO: A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS PRODUZIU UMA NOVA REALIDADE AOS MAIS DIVERSOS SISTEMAS DE ENSINO. DEVIDO À NECESSIDADE DAS MEDIDAS DE ISOLAMENTO SOCIAL, RECORREUSE AO ENSINO REMOTO COMO MODALIDADE PARA A CONTINUIDADE DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESSA MODALIDADE DE ENSINO POSSUI MUITOS DESAFIOS, COMO A DIFICULDADE DE ACESSO À INTERNET E A UTILIZAÇÃO ADEQUADA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. DIANTE DESTE CENÁRIO PERCEBEMOS A RELEVÂNCIA DE SE PENSAR E DISCUTIR ACERCA DESTE CONTEXTO. OBJETIVO: DISCUTIR SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA. METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO: FORAM REALIZADAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA PARA AS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO PERÍODO DE AGOSTO DE 2020 A MARÇO DE 2021. TODAS AS AULAS ACONTECERAM ATRAVÉS DO GOOGLE MEET E FORAM EXPOSITIVAS, COM USO DE SLIDES. O MATERIAL DIDÁTICO ERA DISPONIBILIZADO AOS ALUNOS AO FINAL DAS AULAS EM FORMATO PDF VIA GOOGLE CLASSROOM. RESULTADOS: A EXPERIÊNCIA DAS AULAS VIRTUAIS SEGUIU UM PADRÃO: POUCA ADESÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO ORAL, MAS COM BASTANTE INTERAÇÃO NO CHAT. OS ÚNICOS MOMENTOS EM QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FOI MAIS INTENSA, TANTO NO CHAT COMO ATRAVÉS DA FALA, FORAM AS AULAS COM OS TEMAS SOCIEDADE DE CONSUMO, DESIGUALDADE SOCIAL, RACISMO E IMPERIALISMO. HOUVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO COMPARTILHAMENTO DOS SLIDES NO FORMATO PDF, TANTO COMO APROFUNDAMENTO DOS ESTUDOS QUANTO COMO POSSIBILIDADE DE ACESSO ÀS AULAS VIRTUAIS PARA OS QUE NÃO POSSUEM, VISTO QUE BOA PARTE DO PÚBLICO DISCENTE SÃO EXCLUÍDOS DIGITAIS, FATO QUE FICOU MAIS EVIDENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PERCEBEU-SE A NECESSIDADE DE SUGERIR AO FINAL DAS AULAS VÍDEOS RELACIONADOS AOS TEMAS ABORDADOS NAS AULAS VIRTUAIS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONSTATOU-SE QUE, MESMO NO CONTEXTO DA PANDEMIA E FRENTE À INTENSA FALTA DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS ESTUDANTES, A IMPORTÂNCIA DAS AULAS VIRTUAIS DE SOCIOLOGIA, COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO DOS RESPECTIVOS COTIDIANOS DOS ALUNOS. OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NECESSITAM, PARA ESSE CONTEXTO, DE EQUIPAMENTOS ADEQUADOS E FORMAÇÃO ESPECÍFICA. OS ESTUDANTES, POR SUA VEZ, TAMBÉM PRECISAM DE CONDIÇÕES PRÓPRIAS DE ACESSO PARA AS AULAS VIRTUAIS. A UTILIZAÇÃO DE SLIDES NAS AULAS EXPOSITIVAS, BEM COMO A DISPONIBILIZAÇÃO DAS MESMAS NO FORMATO PDF, PODERÃO SER UTILIZADAS NO ATUAL MODELO DE ENSINO REMOTO, COMO TAMBÉM QUANDO DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS REFERÊNCIAS: CEARÁ, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO. DIRETRIZES PARA O ANO LETIVO DE 2021. DISPONÍVEL EM: FORTALEZA, 2020. GUIMARÃES NETO, EUCLIDES; GUIMARÃES, JOSÉ LUIS BRAGA; ASSIS, MARCOS ARCANJO DE. EDUCAR PELA SOCIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. BELO HORIZONTE: RHJ, 2012.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.