ESTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO INICIAL SOBRE A TEMÁTICA DA ESCOLARIZAÇÃO, INVESTIGANDO OS ANTAGONISMOS ENFRENTADOS POR PESSOAS TRANSGÊNERAS DENTRO E FORA DOS AMBIENTES ESCOLARES. TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO GLOBAL, E A IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAR ESSAS PRÁTICAS NO MEIO ESCOLAR, HOUVE A NECESSIDADE DE UMA SELEÇÃO DE ARTIGOS E DOCUMENTOS QUE IRÃO GUIAR ESTE TRABALHO. ESSA PROPOSIÇÃO REFLEXIVA É IMPORTANTE POIS DENTRO DA PRÁTICA EDUCATIVA EXISTE UMA PLURALIDADE DE ALUNOS, CUJAS DEMANDAS, PREOCUPAÇÕES E ANSEIOS SÃO, DE CERTA FORMA, DISTINTOS AO COMPREENDER A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, O QUE SIGNIFICA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PODEM ATRIBUIR RESULTADOS PRÁTICOS NO FUTURO, INFLUENCIANDO A EDUCAÇÃO, A CARREIRA E A MANEIRA COM QUE AS PESSOAS ENXERGAM A REALIDADE. ESSA TEMÁTICA POSSUI A CENTRALIDADE EM COMPREENDER A INSERÇÃO DOS CORPOS TRANSGÊNEROS NAS ESCOLAS, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O DIREITO AO ESTUDO JUNTAMENTE COM OS EMPECILHOS DOS PRECONCEITOS INSTITUCIONAIS E SOCIAIS DA PRÁTICA CIS-HETERONORMATIVA, VERIFICANDO A EVASÃO ESCOLAR COMO FORMA DE EXCLUSÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É COMPREENDER E ELENCAR OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ENFRENTADOS DIARIAMENTE POR PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR, ONDE RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM ALUNOS E PROFESSORES PODEM REFLETIR NO FUTURO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DESTES ESTUDANTES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCA-SE COMPREENDER COMO ESSAS TEMÁTICAS APARECEM DENTRO DOS ARTIGOS, ELUCIDANDO AS RECORRÊNCIAS PARA QUE SEJA POSSÍVEL ANALISAR UM PANORAMA GERAL DESTES TRABALHOS, VERIFICAR COMO A TEMÁTICA DE GÊNERO APARECE DENTRO DESTAS PESQUISAS E POR FIM, EVIDENCIAR AS REALIDADES EMPÍRICAS ENFRENTADAS POR ALUNOS TRANS. A ANÁLISE REFLEXIVA FOI FEITA COM BASE EM ARTIGOS E TEXTOS SELECIONADOS COM A TEMÁTICA ESPECÍFICA “ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS TRANSGÊNEROS”, SENDO FEITO UMA LEITURA PARA NOTABILIZAR OS TEMAS SOCIOLÓGICOS RETRATADOS, REVISANDO AS LITERATURAS EXISTENTES QUE COMPÕEM O TEMA ESPECÍFICO CITADO. AO LONGO DA LEITURA FEITA ME DEPAREI COM A RECORRÊNCIA DE CONCEITOS COMO DIREITO A EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, EVASÃO ESCOLAR, POLÍTICAS PÚBLICAS, VIOLÊNCIA, CIS-HETERONORMATIVIDADE, PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO, INSTITUIÇÕES SOCIAIS (ESCOLA, FAMÍLIA E ESTADO) E SOCIABILIDADE. PARA COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ALGUMAS VICISSITUDES COM CORPOS TRAVESTIS, ANDRADE (2012)2 APRESENTA DIVERSAS CONCEITUAÇÕES. TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA CIS-HETERONORMATIVIDADE E OUTRAS FORMAS DE PRECONCEITO QUE PERMEIAM ESSE TEMA HÁ OS TEXTOS DE ROCHA E MAFRA3 (2020), SANTOS E LIMA (2018)4 E OLIVEIRA (2020)5. SOBRE A SOCIABILIDADE E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS QUE AS PESSOAS TRANSGÊNEROS POSSUEM AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS SERÃO SANTOS E MARTINELLI (2018)6. PARA COMPREENDER A SOCIABILIDADE ENTRE ESSES ADOLESCENTES DENTRO DAS ESCOLAS RODRIGUES E COELHO (2018)7. COM O INTUITO DE ENTENDER A EDUCAÇÃO NO SUBTEMA APRESENTADO, E OUTRAS CONCEITUAÇÕES, DINIS (2008)8. A PESQUISA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DE LEITURAS, REFERÊNCIAS E PRINCIPALMENTE A ANÁLISE DE ARTIGOS COM A TEMÁTICA ESCOLARIZAÇÃO DE CORPOS TRANS, ONDE PROFESSORES, PESQUISADORES E PESSOAS TRANSGÊNERAS RELATARAM AS OCORRÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO, PERMEADO POR PRECONCEITO, EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA.