REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIO DE PESSOAS TRANSGÊNERAS NO ÂMBITO DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75715 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIO DE PESSOAS TRANSGÊNERAS NO ÂMBITO DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO INICIAL SOBRE A TEMÁTICA DA ESCOLARIZAÇÃO, INVESTIGANDO OS ANTAGONISMOS ENFRENTADOS POR PESSOAS TRANSGÊNERAS DENTRO E FORA DOS AMBIENTES ESCOLARES. TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO GLOBAL, E A IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAR ESSAS PRÁTICAS NO MEIO ESCOLAR, HOUVE A NECESSIDADE DE UMA SELEÇÃO DE ARTIGOS E DOCUMENTOS QUE IRÃO GUIAR ESTE TRABALHO. ESSA PROPOSIÇÃO REFLEXIVA É IMPORTANTE POIS DENTRO DA PRÁTICA EDUCATIVA EXISTE UMA PLURALIDADE DE ALUNOS, CUJAS DEMANDAS, PREOCUPAÇÕES E ANSEIOS SÃO, DE CERTA FORMA, DISTINTOS AO COMPREENDER A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, O QUE SIGNIFICA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PODEM ATRIBUIR RESULTADOS PRÁTICOS NO FUTURO, INFLUENCIANDO A EDUCAÇÃO, A CARREIRA E A MANEIRA COM QUE AS PESSOAS ENXERGAM A REALIDADE. ESSA TEMÁTICA POSSUI A CENTRALIDADE EM COMPREENDER A INSERÇÃO DOS CORPOS TRANSGÊNEROS NAS ESCOLAS, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O DIREITO AO ESTUDO JUNTAMENTE COM OS EMPECILHOS DOS PRECONCEITOS INSTITUCIONAIS E SOCIAIS DA PRÁTICA CIS-HETERONORMATIVA, VERIFICANDO A EVASÃO ESCOLAR COMO FORMA DE EXCLUSÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É COMPREENDER E ELENCAR OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ENFRENTADOS DIARIAMENTE POR PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR, ONDE RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM ALUNOS E PROFESSORES PODEM REFLETIR NO FUTURO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DESTES ESTUDANTES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCA-SE COMPREENDER COMO ESSAS TEMÁTICAS APARECEM DENTRO DOS ARTIGOS, ELUCIDANDO AS RECORRÊNCIAS PARA QUE SEJA POSSÍVEL ANALISAR UM PANORAMA GERAL DESTES TRABALHOS, VERIFICAR COMO A TEMÁTICA DE GÊNERO APARECE DENTRO DESTAS PESQUISAS E POR FIM, EVIDENCIAR AS REALIDADES EMPÍRICAS ENFRENTADAS POR ALUNOS TRANS. A ANÁLISE REFLEXIVA FOI FEITA COM BASE EM ARTIGOS E TEXTOS SELECIONADOS COM A TEMÁTICA ESPECÍFICA “ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS TRANSGÊNEROS”, SENDO FEITO UMA LEITURA PARA NOTABILIZAR OS TEMAS SOCIOLÓGICOS RETRATADOS, REVISANDO AS LITERATURAS EXISTENTES QUE COMPÕEM O TEMA ESPECÍFICO CITADO. AO LONGO DA LEITURA FEITA ME DEPAREI COM A RECORRÊNCIA DE CONCEITOS COMO DIREITO A EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, EVASÃO ESCOLAR, POLÍTICAS PÚBLICAS, VIOLÊNCIA, CIS-HETERONORMATIVIDADE, PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO, INSTITUIÇÕES SOCIAIS (ESCOLA, FAMÍLIA E ESTADO) E SOCIABILIDADE. PARA COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ALGUMAS VICISSITUDES COM CORPOS TRAVESTIS, ANDRADE (2012)2 APRESENTA DIVERSAS CONCEITUAÇÕES. TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA CIS-HETERONORMATIVIDADE E OUTRAS FORMAS DE PRECONCEITO QUE PERMEIAM ESSE TEMA HÁ OS TEXTOS DE ROCHA E MAFRA3 (2020), SANTOS E LIMA (2018)4 E OLIVEIRA (2020)5. SOBRE A SOCIABILIDADE E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS QUE AS PESSOAS TRANSGÊNEROS POSSUEM AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS SERÃO SANTOS E MARTINELLI (2018)6. PARA COMPREENDER A SOCIABILIDADE ENTRE ESSES ADOLESCENTES DENTRO DAS ESCOLAS RODRIGUES E COELHO (2018)7. COM O INTUITO DE ENTENDER A EDUCAÇÃO NO SUBTEMA APRESENTADO, E OUTRAS CONCEITUAÇÕES, DINIS (2008)8. A PESQUISA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DE LEITURAS, REFERÊNCIAS E PRINCIPALMENTE A ANÁLISE DE ARTIGOS COM A TEMÁTICA ESCOLARIZAÇÃO DE CORPOS TRANS, ONDE PROFESSORES, PESQUISADORES E PESSOAS TRANSGÊNERAS RELATARAM AS OCORRÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO, PERMEADO POR PRECONCEITO, EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, DESAFIOS, TRANSGENERIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID775_07042021185301.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUANE SORGE CORREA" "autor_nome_curto" => "DUANE" "autor_email" => "duane.sorge.correa@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75715 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 775 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIO DE PESSOAS TRANSGÊNERAS NO ÂMBITO DA ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "ESTE TRABALHO PROPÕE UMA REFLEXÃO INICIAL SOBRE A TEMÁTICA DA ESCOLARIZAÇÃO, INVESTIGANDO OS ANTAGONISMOS ENFRENTADOS POR PESSOAS TRANSGÊNERAS DENTRO E FORA DOS AMBIENTES ESCOLARES. TENDO EM VISTA O CONTEXTO PANDÊMICO GLOBAL, E A IMPOSSIBILIDADE DE VERIFICAR ESSAS PRÁTICAS NO MEIO ESCOLAR, HOUVE A NECESSIDADE DE UMA SELEÇÃO DE ARTIGOS E DOCUMENTOS QUE IRÃO GUIAR ESTE TRABALHO. ESSA PROPOSIÇÃO REFLEXIVA É IMPORTANTE POIS DENTRO DA PRÁTICA EDUCATIVA EXISTE UMA PLURALIDADE DE ALUNOS, CUJAS DEMANDAS, PREOCUPAÇÕES E ANSEIOS SÃO, DE CERTA FORMA, DISTINTOS AO COMPREENDER A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, O QUE SIGNIFICA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PODEM ATRIBUIR RESULTADOS PRÁTICOS NO FUTURO, INFLUENCIANDO A EDUCAÇÃO, A CARREIRA E A MANEIRA COM QUE AS PESSOAS ENXERGAM A REALIDADE. ESSA TEMÁTICA POSSUI A CENTRALIDADE EM COMPREENDER A INSERÇÃO DOS CORPOS TRANSGÊNEROS NAS ESCOLAS, BUSCANDO REFLETIR SOBRE O DIREITO AO ESTUDO JUNTAMENTE COM OS EMPECILHOS DOS PRECONCEITOS INSTITUCIONAIS E SOCIAIS DA PRÁTICA CIS-HETERONORMATIVA, VERIFICANDO A EVASÃO ESCOLAR COMO FORMA DE EXCLUSÃO. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA É COMPREENDER E ELENCAR OS DESAFIOS EDUCACIONAIS ENFRENTADOS DIARIAMENTE POR PESSOAS TRANS NO AMBIENTE ESCOLAR, ONDE RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM ALUNOS E PROFESSORES PODEM REFLETIR NO FUTURO EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DESTES ESTUDANTES. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCA-SE COMPREENDER COMO ESSAS TEMÁTICAS APARECEM DENTRO DOS ARTIGOS, ELUCIDANDO AS RECORRÊNCIAS PARA QUE SEJA POSSÍVEL ANALISAR UM PANORAMA GERAL DESTES TRABALHOS, VERIFICAR COMO A TEMÁTICA DE GÊNERO APARECE DENTRO DESTAS PESQUISAS E POR FIM, EVIDENCIAR AS REALIDADES EMPÍRICAS ENFRENTADAS POR ALUNOS TRANS. A ANÁLISE REFLEXIVA FOI FEITA COM BASE EM ARTIGOS E TEXTOS SELECIONADOS COM A TEMÁTICA ESPECÍFICA “ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS TRANSGÊNEROS”, SENDO FEITO UMA LEITURA PARA NOTABILIZAR OS TEMAS SOCIOLÓGICOS RETRATADOS, REVISANDO AS LITERATURAS EXISTENTES QUE COMPÕEM O TEMA ESPECÍFICO CITADO. AO LONGO DA LEITURA FEITA ME DEPAREI COM A RECORRÊNCIA DE CONCEITOS COMO DIREITO A EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, EVASÃO ESCOLAR, POLÍTICAS PÚBLICAS, VIOLÊNCIA, CIS-HETERONORMATIVIDADE, PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO, INSTITUIÇÕES SOCIAIS (ESCOLA, FAMÍLIA E ESTADO) E SOCIABILIDADE. PARA COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ALGUMAS VICISSITUDES COM CORPOS TRAVESTIS, ANDRADE (2012)2 APRESENTA DIVERSAS CONCEITUAÇÕES. TRAZENDO REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA CIS-HETERONORMATIVIDADE E OUTRAS FORMAS DE PRECONCEITO QUE PERMEIAM ESSE TEMA HÁ OS TEXTOS DE ROCHA E MAFRA3 (2020), SANTOS E LIMA (2018)4 E OLIVEIRA (2020)5. SOBRE A SOCIABILIDADE E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS QUE AS PESSOAS TRANSGÊNEROS POSSUEM AS REFERÊNCIAS UTILIZADAS SERÃO SANTOS E MARTINELLI (2018)6. PARA COMPREENDER A SOCIABILIDADE ENTRE ESSES ADOLESCENTES DENTRO DAS ESCOLAS RODRIGUES E COELHO (2018)7. COM O INTUITO DE ENTENDER A EDUCAÇÃO NO SUBTEMA APRESENTADO, E OUTRAS CONCEITUAÇÕES, DINIS (2008)8. A PESQUISA FOI CONSTRUÍDA A PARTIR DE LEITURAS, REFERÊNCIAS E PRINCIPALMENTE A ANÁLISE DE ARTIGOS COM A TEMÁTICA ESCOLARIZAÇÃO DE CORPOS TRANS, ONDE PROFESSORES, PESQUISADORES E PESSOAS TRANSGÊNERAS RELATARAM AS OCORRÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS DA ESCOLARIZAÇÃO, PERMEADO POR PRECONCEITO, EXCLUSÃO E VIOLÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "ESCOLARIZAÇÃO, DESAFIOS, TRANSGENERIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID775_07042021185301.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DUANE SORGE CORREA" "autor_nome_curto" => "DUANE" "autor_email" => "duane.sorge.correa@uel.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }