O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ABORDAGENS COGNITIVAS DE BRUNER E AUSUBEL
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O objetivo é analisar como o ensino da matemática articulado às situações do cotidiano colabora para a construção de novas aprendizagens dos estudantes e como as abordagens cognitivas de Bruner e Ausubel descrevem o processo de construção desse conhecimento. O delineamento metodológico classifica-se como qualitativo, pois, segundo Taylor e Bogdan (1987) os trabalhos com metodologia qualitativa têm a finalidade de reconhecer uma serie de dados descritivos, que tanto provém das próprias palavras (faladas ou escritas) das pessoas ou de suas atividades observadas. Neste artigo apresenta-se um recorte sobre ensino aprendizagem de matemática e as situações do cotidiano de uma escola pública estadual de Floriano-Piauí- Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 3 (três) professores de matemática e 20 (vinte) alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. 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