Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BOURDIEU, Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
0 of 0
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75532 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O QUE SE PERCEBE É QUE EMBORA A DISCIPLINA TENHA TIDO AVANÇOS QUANTO À PRODUÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS VOLTADOS A ESSE NÍVEL DE ENSINO, AINDA HÁ MUITAS DÚVIDAS SOBRE COMO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DEVAM OCORRER DE FATO. POR ENTENDER QUE O CURRÍCULO É O DOCUMENTO CAPAZ DE SISTEMATIZAR AS AÇÕES QUE DEVERÃO SER LEVADAS PARA A PRÁTICA E TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DOS PROFESSORES AO ELABORAREM CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSA PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTROEM SEUS CURRÍCULOS, QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O MESMO, DE QUE MODO AS ESPECIFICIDADES DA FAIXA ETÁRIA SÃO CONSIDERADAS, BEM COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES ENCONTRADAS NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. POR MEIO DO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCOU-SE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS RELATOS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE CAMPO, HABITUS E CAPITAL CULTURAL. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO COM OITO PROFESSORES QUE SE CONSTITUIU NAS SEGUINTES FASES: 1) FASE EXPLORATÓRIA: APOIOU-SE NA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS ASSUNTOS CONDIZENTES AO CURRÍCULO, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU, ASSIM COMO CONFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO E COLETA DAS INFORMAÇÕES; 2) TRABALHO DE CAMPO: SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES POR MEIO DO QUESTIONÁRIO (OITO PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) E COLETA DAS INFORMAÇÕES POR MEIO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; 3) TRATAMENTO DO MATERIAL: ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO A PARTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BARDIN, DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS, COM SUBCATEGORIAS COMPLEMENTARES. É IMPORTANTE APONTAR QUE ESTA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA DE BAURU CUJO PARECER É DE N.º 1.353.569. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, VERIFICOU-SE A VISÃO LIMITADA E RESTRITA SOBRE CURRÍCULO, COM ATENÇÃO VOLTADA PRIORITARIAMENTE AO ASPECTO DE DEFINIÇÃO DOS CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS. QUANTO AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS, ESTE OCORRE TANTO COLETIVA COMO AINDA INDIVIDUALMENTE, COM DIFICULDADES DISTINTAS, RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES E SITUAÇÕES NAS QUAIS ELE É DESENVOLVIDO. APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES RELATADAS, CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES CONSEGUEM ORGANIZAR OS SABERES RELACIONADOS AOS OBJETIVOS E AOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE MODO A REALIZAR PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, ALÉM DE DEMONSTRAREM O DOMÍNIO DO CAPITAL CULTURAL RELATIVO À ÁREA DE ATUAÇÃO, ADEQUADOS AO SEU CAMPO DE FORMA A DEFINIR O HABITUS PROFESSORAL QUE CARACTERIZA SUA ATUAÇÃO NESSE NÍVEL ESPECÍFICO DE ENSINO.A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O Q" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BOURDIEU, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID396_08052021204628.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA CARMELITA PONCE GOMES" "autor_nome_curto" => "LÍVIA CARMELITA PONCE GOMES" "autor_email" => "liviacarmelitapgg@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CAMPUS DE BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75532 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 149 "inscrito_id" => 396 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O QUE SE PERCEBE É QUE EMBORA A DISCIPLINA TENHA TIDO AVANÇOS QUANTO À PRODUÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS VOLTADOS A ESSE NÍVEL DE ENSINO, AINDA HÁ MUITAS DÚVIDAS SOBRE COMO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DEVAM OCORRER DE FATO. POR ENTENDER QUE O CURRÍCULO É O DOCUMENTO CAPAZ DE SISTEMATIZAR AS AÇÕES QUE DEVERÃO SER LEVADAS PARA A PRÁTICA E TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DOS PROFESSORES AO ELABORAREM CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSA PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTROEM SEUS CURRÍCULOS, QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O MESMO, DE QUE MODO AS ESPECIFICIDADES DA FAIXA ETÁRIA SÃO CONSIDERADAS, BEM COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES ENCONTRADAS NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. POR MEIO DO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCOU-SE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS RELATOS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE CAMPO, HABITUS E CAPITAL CULTURAL. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO COM OITO PROFESSORES QUE SE CONSTITUIU NAS SEGUINTES FASES: 1) FASE EXPLORATÓRIA: APOIOU-SE NA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS ASSUNTOS CONDIZENTES AO CURRÍCULO, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU, ASSIM COMO CONFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO E COLETA DAS INFORMAÇÕES; 2) TRABALHO DE CAMPO: SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES POR MEIO DO QUESTIONÁRIO (OITO PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) E COLETA DAS INFORMAÇÕES POR MEIO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; 3) TRATAMENTO DO MATERIAL: ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO A PARTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BARDIN, DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS, COM SUBCATEGORIAS COMPLEMENTARES. É IMPORTANTE APONTAR QUE ESTA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA DE BAURU CUJO PARECER É DE N.º 1.353.569. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, VERIFICOU-SE A VISÃO LIMITADA E RESTRITA SOBRE CURRÍCULO, COM ATENÇÃO VOLTADA PRIORITARIAMENTE AO ASPECTO DE DEFINIÇÃO DOS CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS. QUANTO AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS, ESTE OCORRE TANTO COLETIVA COMO AINDA INDIVIDUALMENTE, COM DIFICULDADES DISTINTAS, RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES E SITUAÇÕES NAS QUAIS ELE É DESENVOLVIDO. APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES RELATADAS, CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES CONSEGUEM ORGANIZAR OS SABERES RELACIONADOS AOS OBJETIVOS E AOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE MODO A REALIZAR PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, ALÉM DE DEMONSTRAREM O DOMÍNIO DO CAPITAL CULTURAL RELATIVO À ÁREA DE ATUAÇÃO, ADEQUADOS AO SEU CAMPO DE FORMA A DEFINIR O HABITUS PROFESSORAL QUE CARACTERIZA SUA ATUAÇÃO NESSE NÍVEL ESPECÍFICO DE ENSINO.A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O Q" "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, CURRÍCULO, EDUCAÇÃO INFANTIL, BOURDIEU, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID396_08052021204628.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:59:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA CARMELITA PONCE GOMES" "autor_nome_curto" => "LÍVIA CARMELITA PONCE GOMES" "autor_email" => "liviacarmelitapgg@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" CAMPUS DE BAURU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

A EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA, O QUE ENVOLVE RESPECTIVAMENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL. PORÉM, O QUE SE PERCEBE É QUE EMBORA A DISCIPLINA TENHA TIDO AVANÇOS QUANTO À PRODUÇÃO DE REFERENCIAIS TEÓRICOS VOLTADOS A ESSE NÍVEL DE ENSINO, AINDA HÁ MUITAS DÚVIDAS SOBRE COMO AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS DEVAM OCORRER DE FATO. POR ENTENDER QUE O CURRÍCULO É O DOCUMENTO CAPAZ DE SISTEMATIZAR AS AÇÕES QUE DEVERÃO SER LEVADAS PARA A PRÁTICA E TENDO EM VISTA A DIFICULDADE DOS PROFESSORES AO ELABORAREM CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA VOLTADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, ESSA PESQUISA OBJETIVA COMPREENDER COMO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, CONSTROEM SEUS CURRÍCULOS, QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SOBRE O MESMO, DE QUE MODO AS ESPECIFICIDADES DA FAIXA ETÁRIA SÃO CONSIDERADAS, BEM COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES ENCONTRADAS NO SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. POR MEIO DO REFERENCIAL TEÓRICO, BUSCOU-SE ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE OS RELATOS DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA PESQUISA COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE BOURDIEU NO QUE DIZ RESPEITO AO CONCEITO DE CAMPO, HABITUS E CAPITAL CULTURAL. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CAMPO COM OITO PROFESSORES QUE SE CONSTITUIU NAS SEGUINTES FASES: 1) FASE EXPLORATÓRIA: APOIOU-SE NA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE OS ASSUNTOS CONDIZENTES AO CURRÍCULO, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E COM A TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU, ASSIM COMO CONFECÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO E COLETA DAS INFORMAÇÕES; 2) TRABALHO DE CAMPO: SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES POR MEIO DO QUESTIONÁRIO (OITO PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL) E COLETA DAS INFORMAÇÕES POR MEIO DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; 3) TRATAMENTO DO MATERIAL: ANÁLISE DO MATERIAL COLETADO A PARTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BARDIN, DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS, COM SUBCATEGORIAS COMPLEMENTARES. É IMPORTANTE APONTAR QUE ESTA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA DE BAURU CUJO PARECER É DE N.º 1.353.569. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, VERIFICOU-SE A VISÃO LIMITADA E RESTRITA SOBRE CURRÍCULO, COM ATENÇÃO VOLTADA PRIORITARIAMENTE AO ASPECTO DE DEFINIÇÃO DOS CONHECIMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS. QUANTO AO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS CURRÍCULOS, ESTE OCORRE TANTO COLETIVA COMO AINDA INDIVIDUALMENTE, COM DIFICULDADES DISTINTAS, RELACIONADAS ÀS DIFERENTES REALIDADES E SITUAÇÕES NAS QUAIS ELE É DESENVOLVIDO. APESAR DAS DÚVIDAS E DIFICULDADES RELATADAS, CONCLUI-SE QUE OS PROFESSORES CONSEGUEM ORGANIZAR OS SABERES RELACIONADOS AOS OBJETIVOS E AOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DE MODO A REALIZAR PRÁTICAS QUE CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, ALÉM DE DEMONSTRAREM O DOMÍNIO DO CAPITAL CULTURAL RELATIVO À ÁREA DE ATUAÇÃO, ADEQUADOS AO SEU CAMPO DE FORMA A DEFINIR O HABITUS PROFESSORAL QUE CARACTERIZA SUA ATUAÇÃO NESSE NÍVEL ESPECÍFICO DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.