NO ANO DE 2019 FOI PROPOSTO AOS ALUNOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), QUE DESENVOLVESSEM UM MATERIAL PEDAGÓGICO VISANDO PROPORCIONAR NOVAS EXPERIÊNCIAS, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM AOS ALUNOS DAS DUAS TURMAS DO 9º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE LORENA (SP). ASSIM FOI ELABORADA UMA ATIVIDADE COM APLICAÇÃO DIFERENCIADA NA TEMÁTICA DE ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS, EXPONDO A POSSIBILIDADE DO USO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO, PARA VARIADAS ATIVIDADES. A PROPOSTA PARA A CRIAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO PARTIU DAS PREFERÊNCIAS DOS ALUNOS, RELACIONADAS A ESPORTES E JOGOS E ASSIM FOI ESCOLHIDA A MODALIDADE DO BEISEBOL. A CONSTRUÇÃO DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS FOI REALIZADA MANUALMENTE PELOS BOLSISTAS PENSANDO NA DURABILIDADE, CUSTO E ACESSIBILIDADE DOS MATERIAIS PARA SEREM UTILIZADOS EM INÚMERAS AULAS COM DIVERSAS POSSIBILIDADES NA APLICAÇÃO DAS ATIVIDADES. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA CONSISTE EM UM JOGO DESPORTIVO COM O OBJETIVO DE AVANÇAR EM UM TABULEIRO ONDE OS ALUNOS SÃO DIVIDIDOS EM DUAS EQUIPES, E DEVEM SE SUBDIVIDIR EM TRÊS FUNÇÕES, SENDO ELAS: ARREMESSADORES, REBATEDORES E PEÕES. SÃO DEMARCADAS ÁREAS DENTRO DA QUADRA PARA OS REBATEDORES PONTUAREM, ENQUANTO OS ARREMESSADORES TÊM UM ALVO PARA PODER PONTUAR TAMBÉM. A CADA PONTO OBTIDO PELOS REBATEDORES OU ARREMESSADORES, O PEÃO AVANÇA NO TABULEIRO. CADA ÁREA DEMARCADA TEM UM VALOR QUE É CONVERTIDO EM NÚMERO DE CASAS QUE O PEÃO PODE ANDAR, ENQUANTO O ALVO DO ARREMESSADOR POSSUI UMA PONTUAÇÃO FIXA. VENCE A EQUIPE QUE CHEGAR PRIMEIRO AO FINAL DO TABULEIRO. OS REBATEDORES, ARREMESSADORES E PEÕES SÃO SEMPRE TROCADOS, PARA QUE OS ALUNOS TENHAM VIVÊNCIAS DE TODAS AS FUNÇÕES. DADO O EXPOSTO, OS BOLSISTAS APLICARAM A ATIVIDADE COM OS ALUNOS DO 9º ANO DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PERÍODO DE DUAS SEMANAS. APÓS AS AULAS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO DE FEEDBACK EM RELAÇÃO À ATIVIDADE E O MATERIAL DIDÁTICO, COLETANDO AS OPINIÕES DOS ALUNOS. APÓS A ANÁLISE DOS RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO FOI VERIFICADO QUE A MAIORIA DOS ALUNOS APROVARAM O USO DO MATERIAL PEDAGÓGICO NA ATIVIDADE. A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL PEDAGÓGICO PELOS BOLSISTAS SERVIU PARA QUE FOSSE EXPLORADO UM ESPORTE QUE NÃO ERAM DE SEUS CONHECIMENTOS, ALÉM DE MOSTRAR A POSSIBILIDADE DE UTILIZAR MATERIAIS DE UM ESPORTE REGULAMENTADO EM ATIVIDADES MAIS SIMPLES. DESTA FORMA HOUVE A INICIATIVA DE SE REALIZAR AULAS MAIS INOVADORAS E ESTIMULANTES COM MEIOS INTERATIVOS E SOCIALIZADORES ENTRE OS ALUNOS E BOLSISTAS, RESULTANDO EM MUDANÇAS NOS ASPECTOS DA REALIDADE EDUCACIONAL DOS ALUNOS E UMA VIVÊNCIA DIFERENTE DO QUE JÁ HAVIAM PRATICADO, COM BASE EM UM ESPORTE NÃO CONVENCIONAL E NÃO MUITO REALIZADO EM AULAS DEVIDO À DEFASAGEM DE MATERIAIS.