Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O AGENCIAMENTO DA BICICULTURA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS

Palavra-chaves: BICICULTURA, CICLOVIAS RECREATIVAS, POLÍTICA PÚBLICA, PLANEJAMENTO DE CIDADES, SAÚDE AMBIENTAL Tema Livre (TL) AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75484
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "O AGENCIAMENTO DA BICICULTURA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO SERÁ DE INTERPRETAR OS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS COMO TECNOLOGIAS POLÍTICAS NO AGENCIAMENTO DA BICICULTURA. PRETENDEMOS COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PÚBLICO-PRIVADA CONTEXTUALIZADA A RED DE CICLOVÍAS RECREATIVAS DE LAS AMÉRICAS (RED-CRA) E ANALISAR AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DISCURSIVAS NESTA FORMA DE AGENCIAMENTO CULTURAL RELACIONADA AO TRABALHO DE PROMOÇÃO DA MOBILIDADE ATIVA SUSTENTÁVEL. SERÃO ENTREVISTADOS 30 PROMOTORES DE CICLOVIAS RECREATIVAS DOS PAÍSES CHILE, PERU, EQUADOR, COLÔMBIA E MÉXICO A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: A) SER INTEGRANTE DA RED-CRA; B) FAZER PARTE DA GESTÃO PÚBLICA OU DA INICIATIVA PRIVADA NA ORGANIZAÇÃO DE CICLOVIAS RECREATIVAS; C) PARTICIPAR NA COMUNICAÇÃO DE EVENTOS DE PROMOÇÃO DA BICICULTURA. A HIPÓTESE DE PESQUISA CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE PENSAR O TRÂNSITO DA VIA PÚBLICA DISPOSTA PARA O SUJEITO DA MOBILIDADE POR BICICLETA INSERIDO EM UM CONTEXTO DE INSEGURANÇA DEVIDO AO RISCO DE ACIDENTES, QUADRO ESTRUTURAL DE VIOLÊNCIA PROPORCIONADA PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA DA AUTOMOBILIDADE. POR UM LADO, PENSAR A BICICLETA PARA ALÉM DO MARKETING "ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL", POIS AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS TÊM A RESPONSABILIDADE DE REPENSAR O MODELO HEGEMÔNICO DE GOVERNAMENTALIDADE DA MOBILIDADE URBANA CONTEMPORÂNEA CALCADO NO TRANSPORTE MOTORIZADO, ESTRUTURADO COM BASE NO MODELO RODOVIARISTA, A PROMOVER CONDIÇÕES FAVORÁVEIS SEGURAS E CONFORTÁVEIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM OPTAR, EM SEU TEMPO LIVRE, DO USO DA PRÓPRIA ENERGIA AO TRANSITAR EM UM ESPAÇO SEGURO. POR OUTRO LADO, O PAPEL DE REFLEXÃO CRÍTICA OCUPADO POR ESTA REDE DE PROMOTORES LATINO-AMERICANOS PROMOVE UMA ALTERNATIVA VIÁVEL DE POLÍTICA PÚBLICA COM O FECHAMENTO PARCIAL-TEMPORÁRIO DAS 7:00 AS 15:00 DE 131 QUILÔMETROS DE VIAS PÚBLICAS AOS DOMINGOS E FERIADOS PARA USUFRUTO DAS PESSOAS COMO TEMPO-ESPAÇO PARA PREPARAR O FUTURO CICLISTA PARA PEDALAR EM SEU COTIDIANO. A REFERÊNCIA DE TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA PARA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM ATIVIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS LATINO-AMERICANA É DO INSTITUTO DISTRITAL DE RECREACIÓN Y DEPORTE (IDRD), DISTRITO CENTRAL DE BOGOTÁ, COLÔMBIA, QUE ORGANIZA OS PROGRAMAS CICLOVÍA E RECREOVÍA ONDE MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS PARTICIPAM DESSES EVENTOS QUE CONTA COM APARATO DISPOSTO POR GUARDIÃES DE CICLOVIAS, POLICIAIS, COMÉRCIO DE RUA, EMPRESÁRIOS, MECÂNICOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS E EDUCADORES FÍSICOS, ATLETAS E DA POPULAÇÃO EM GERAL ENVOLVIDOS EM DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES RECREATIVAS SENDO CONSIDERADO COMO O MAIOR PARQUE LINEAR URBANO DO MUNDO."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE"
    "palavra_chave" => "BICICULTURA, CICLOVIAS RECREATIVAS, POLÍTICA PÚBLICA, PLANEJAMENTO DE CIDADES, SAÚDE AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID209_22042021222814.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DRI MANFIOLETE TRONCOSO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO DRI MANFIOLETE TRONCOS"
    "autor_email" => "ldm.troncoso@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75484
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 92
    "inscrito_id" => 209
    "titulo" => "O AGENCIAMENTO DA BICICULTURA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS"
    "resumo" => "O OBJETIVO DESTE TRABALHO SERÁ DE INTERPRETAR OS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS COMO TECNOLOGIAS POLÍTICAS NO AGENCIAMENTO DA BICICULTURA. PRETENDEMOS COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PÚBLICO-PRIVADA CONTEXTUALIZADA A RED DE CICLOVÍAS RECREATIVAS DE LAS AMÉRICAS (RED-CRA) E ANALISAR AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DISCURSIVAS NESTA FORMA DE AGENCIAMENTO CULTURAL RELACIONADA AO TRABALHO DE PROMOÇÃO DA MOBILIDADE ATIVA SUSTENTÁVEL. SERÃO ENTREVISTADOS 30 PROMOTORES DE CICLOVIAS RECREATIVAS DOS PAÍSES CHILE, PERU, EQUADOR, COLÔMBIA E MÉXICO A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: A) SER INTEGRANTE DA RED-CRA; B) FAZER PARTE DA GESTÃO PÚBLICA OU DA INICIATIVA PRIVADA NA ORGANIZAÇÃO DE CICLOVIAS RECREATIVAS; C) PARTICIPAR NA COMUNICAÇÃO DE EVENTOS DE PROMOÇÃO DA BICICULTURA. A HIPÓTESE DE PESQUISA CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE PENSAR O TRÂNSITO DA VIA PÚBLICA DISPOSTA PARA O SUJEITO DA MOBILIDADE POR BICICLETA INSERIDO EM UM CONTEXTO DE INSEGURANÇA DEVIDO AO RISCO DE ACIDENTES, QUADRO ESTRUTURAL DE VIOLÊNCIA PROPORCIONADA PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA DA AUTOMOBILIDADE. POR UM LADO, PENSAR A BICICLETA PARA ALÉM DO MARKETING "ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL", POIS AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS TÊM A RESPONSABILIDADE DE REPENSAR O MODELO HEGEMÔNICO DE GOVERNAMENTALIDADE DA MOBILIDADE URBANA CONTEMPORÂNEA CALCADO NO TRANSPORTE MOTORIZADO, ESTRUTURADO COM BASE NO MODELO RODOVIARISTA, A PROMOVER CONDIÇÕES FAVORÁVEIS SEGURAS E CONFORTÁVEIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM OPTAR, EM SEU TEMPO LIVRE, DO USO DA PRÓPRIA ENERGIA AO TRANSITAR EM UM ESPAÇO SEGURO. POR OUTRO LADO, O PAPEL DE REFLEXÃO CRÍTICA OCUPADO POR ESTA REDE DE PROMOTORES LATINO-AMERICANOS PROMOVE UMA ALTERNATIVA VIÁVEL DE POLÍTICA PÚBLICA COM O FECHAMENTO PARCIAL-TEMPORÁRIO DAS 7:00 AS 15:00 DE 131 QUILÔMETROS DE VIAS PÚBLICAS AOS DOMINGOS E FERIADOS PARA USUFRUTO DAS PESSOAS COMO TEMPO-ESPAÇO PARA PREPARAR O FUTURO CICLISTA PARA PEDALAR EM SEU COTIDIANO. A REFERÊNCIA DE TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA PARA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM ATIVIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS LATINO-AMERICANA É DO INSTITUTO DISTRITAL DE RECREACIÓN Y DEPORTE (IDRD), DISTRITO CENTRAL DE BOGOTÁ, COLÔMBIA, QUE ORGANIZA OS PROGRAMAS CICLOVÍA E RECREOVÍA ONDE MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS PARTICIPAM DESSES EVENTOS QUE CONTA COM APARATO DISPOSTO POR GUARDIÃES DE CICLOVIAS, POLICIAIS, COMÉRCIO DE RUA, EMPRESÁRIOS, MECÂNICOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS E EDUCADORES FÍSICOS, ATLETAS E DA POPULAÇÃO EM GERAL ENVOLVIDOS EM DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES RECREATIVAS SENDO CONSIDERADO COMO O MAIOR PARQUE LINEAR URBANO DO MUNDO."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 08 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE"
    "palavra_chave" => "BICICULTURA, CICLOVIAS RECREATIVAS, POLÍTICA PÚBLICA, PLANEJAMENTO DE CIDADES, SAÚDE AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA108_ID209_22042021222814.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DRI MANFIOLETE TRONCOSO"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO DRI MANFIOLETE TRONCOS"
    "autor_email" => "ldm.troncoso@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNESP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO SERÁ DE INTERPRETAR OS PROGRAMAS DE CICLOVIAS RECREATIVAS COMO TECNOLOGIAS POLÍTICAS NO AGENCIAMENTO DA BICICULTURA. PRETENDEMOS COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE GESTÃO PÚBLICO-PRIVADA CONTEXTUALIZADA A RED DE CICLOVÍAS RECREATIVAS DE LAS AMÉRICAS (RED-CRA) E ANALISAR AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DISCURSIVAS NESTA FORMA DE AGENCIAMENTO CULTURAL RELACIONADA AO TRABALHO DE PROMOÇÃO DA MOBILIDADE ATIVA SUSTENTÁVEL. SERÃO ENTREVISTADOS 30 PROMOTORES DE CICLOVIAS RECREATIVAS DOS PAÍSES CHILE, PERU, EQUADOR, COLÔMBIA E MÉXICO A PARTIR DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: A) SER INTEGRANTE DA RED-CRA; B) FAZER PARTE DA GESTÃO PÚBLICA OU DA INICIATIVA PRIVADA NA ORGANIZAÇÃO DE CICLOVIAS RECREATIVAS; C) PARTICIPAR NA COMUNICAÇÃO DE EVENTOS DE PROMOÇÃO DA BICICULTURA. A HIPÓTESE DE PESQUISA CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE PENSAR O TRÂNSITO DA VIA PÚBLICA DISPOSTA PARA O SUJEITO DA MOBILIDADE POR BICICLETA INSERIDO EM UM CONTEXTO DE INSEGURANÇA DEVIDO AO RISCO DE ACIDENTES, QUADRO ESTRUTURAL DE VIOLÊNCIA PROPORCIONADA PELA OCUPAÇÃO DESORDENADA DA AUTOMOBILIDADE. POR UM LADO, PENSAR A BICICLETA PARA ALÉM DO MARKETING "ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL", POIS AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS TÊM A RESPONSABILIDADE DE REPENSAR O MODELO HEGEMÔNICO DE GOVERNAMENTALIDADE DA MOBILIDADE URBANA CONTEMPORÂNEA CALCADO NO TRANSPORTE MOTORIZADO, ESTRUTURADO COM BASE NO MODELO RODOVIARISTA, A PROMOVER CONDIÇÕES FAVORÁVEIS SEGURAS E CONFORTÁVEIS PARA QUE AS PESSOAS POSSAM OPTAR, EM SEU TEMPO LIVRE, DO USO DA PRÓPRIA ENERGIA AO TRANSITAR EM UM ESPAÇO SEGURO. POR OUTRO LADO, O PAPEL DE REFLEXÃO CRÍTICA OCUPADO POR ESTA REDE DE PROMOTORES LATINO-AMERICANOS PROMOVE UMA ALTERNATIVA VIÁVEL DE POLÍTICA PÚBLICA COM O FECHAMENTO PARCIAL-TEMPORÁRIO DAS 7:00 AS 15:00 DE 131 QUILÔMETROS DE VIAS PÚBLICAS AOS DOMINGOS E FERIADOS PARA USUFRUTO DAS PESSOAS COMO TEMPO-ESPAÇO PARA PREPARAR O FUTURO CICLISTA PARA PEDALAR EM SEU COTIDIANO. A REFERÊNCIA DE TRABALHO NA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE GESTÃO DA POLÍTICA PÚBLICA PARA A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ EM ATIVIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS LATINO-AMERICANA É DO INSTITUTO DISTRITAL DE RECREACIÓN Y DEPORTE (IDRD), DISTRITO CENTRAL DE BOGOTÁ, COLÔMBIA, QUE ORGANIZA OS PROGRAMAS CICLOVÍA E RECREOVÍA ONDE MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS PARTICIPAM DESSES EVENTOS QUE CONTA COM APARATO DISPOSTO POR GUARDIÃES DE CICLOVIAS, POLICIAIS, COMÉRCIO DE RUA, EMPRESÁRIOS, MECÂNICOS, PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO MÉDICOS, ENFERMEIROS E EDUCADORES FÍSICOS, ATLETAS E DA POPULAÇÃO EM GERAL ENVOLVIDOS EM DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES RECREATIVAS SENDO CONSIDERADO COMO O MAIOR PARQUE LINEAR URBANO DO MUNDO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.