JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA.