Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES

Palavra-chaves: CURSO ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ESPORTES DE REDE E PAREDE, , Tema Livre (TL) AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75426
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 13
    "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES"
    "resumo" => "JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "CURSO ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ESPORTES DE REDE E PAREDE, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "611fb5dc0d117_20082021110204.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-08-20 11:02:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PATRICIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS P."
    "autor_email" => "joaopatricio.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75426
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 27
    "inscrito_id" => 13
    "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE E PAREDE: AS PERCEPÇÕES AVALIATIVAS DOS PARTICIPANTES"
    "resumo" => "JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 06 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "CURSO ON-LINE, FORMAÇÃO CONTINUADA, ESPORTES DE REDE E PAREDE, ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "611fb5dc0d117_20082021110204.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-08-20 11:02:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO LUCAS PATRICIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LUCAS P."
    "autor_email" => "joaopatricio.ef@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP - RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

JULGA-SE NOTÓRIA A NECESSIDADE DA PROMOÇÃO DE CURSOS QUE VISAM A CONSTRUÇÃO DE SABERES, COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, TENDO EM VISTA A CARÊNCIA DE ALGUMAS TEMÁTICAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA (EF), COMO POR EXEMPLO O ENSINO DO ESPORTE, A PARTIR DE PRÁTICAS INOVADORAS E DE SUPERAÇÃO DO MODELO TRADICIONAL TECNICISTA. AS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE TÊM COMO PROPOSTA O ENSINO A PARTIR DA LÓGICA INTERNA, AS QUAIS PODEM SER UTILIZADAS TANTO PARA O AMBIENTE ESCOLAR, APRESENTADA PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUANTO PARA O ENSINO DO ESPORTE FORA DA ESCOLA. PARA QUE ISSO CHEGUE AOS PROFISSIONAIS, FAZ-SE IMPRESCINDÍVEL A PROMOÇÃO DE CURSOS FORMATIVOS, POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E A CONSIDERAÇÃO DAS POSSIBILIDADES DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS GERADOS POR ESSAS FERRAMENTAS. DESSA FORMA, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É APRESENTAR A AVALIAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO CURSO REMOTO “EDUCAÇÃO FÍSICA NA BNCC: O ENSINO DOS ESPORTES DE REDE/PAREDE NO 2° CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL”, OFERTADO PELO LABORATÓRIO DE ESTUDOS E TRABALHOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LETPEF) DA UNESP DE RIO CLARO/SP. COLABORARAM NESTE ESTUDO 51 PARTICIPANTES, SENDO GRADUANDOS (9) E PROFISSIONAIS/FORMADOS (42). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ON-LINE. OS RESULTADOS APRESENTAM DADOS RELATIVOS A TRÊS QUESTÕES ABERTAS: 1) OS ENCONTROS SÍNCRONOS PROMOVIDOS NO CURSO; 2) O CONTEÚDO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS; 3) COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS DOS PARTICIPANTES. OS DADOS FORAM ANALISADOS E AGRUPADOS CONFORME TRÊS CATEGORIAS: POSITIVOS, NEUTROS E CRÍTICAS. A PRIMEIRA QUESTÃO OBTEVE 38 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 9 COMENTÁRIOS NEUTROS E 4 CRÍTICAS. JÁ NA SEGUNDA QUESTÃO, 32 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 11 NEUTROS E 8 CRÍTICAS. E NA ÚLTIMA QUESTÃO ANALISADA, 21 COMENTÁRIOS POSITIVOS, 14 NEUTROS E 16 CRÍTICAS. OS RESULTADOS INDICAM QUE NA PRIMEIRA QUESTÃO ANALISADA HOUVE, MAJORITARIAMENTE, COMENTÁRIOS POSITIVOS, O QUE RESULTA NA IDEIA DE QUE OS ENCONTROS SÍNCRONOS DO CURSO FORAM ASSERTIVOS. NA SEGUNDA QUESTÃO INVESTIGADA, RELACIONADA AO CONTEÚDO DO CURSO E AS ATIVIDADES PROPOSTAS, SURGIRAM MAIS RESPOSTAS NEUTRAS E CRÍTICAS, EM COMPARAÇÃO COM A PRIMEIRA QUESTÃO, SINALIZANDO A COMPLEXIDADE DO CONTEÚDO ABORDADO, INDICANDO A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARA CURSOS FUTUROS. JÁ NA ÚLTIMA QUESTÃO, NOTOU-SE UM NÚMERO RAZOÁVEL DE COMENTÁRIOS NEUTROS E CRÍTICAS SOBRE A CURTA DURAÇÃO DO CURSO (30 HORAS), HORÁRIOS DOS ENCONTROS SÍNCRONOS E NÍVEL DE COMPLEXIDADE DAS ATIVIDADES. CONCLUÍMOS QUE O CURSO FOMENTOU A APROXIMAÇÃO DAS TENDÊNCIAS ATUAIS DA PEDAGOGIA DO ESPORTE COM A ATUAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DE EF ESCOLAR E/OU DO ESPORTE, TENDO EM VISTA, QUE A MAIORIA DOS PARTICIPANTES AVALIARAM POSITIVAMENTE A PARTICIPAÇÃO NO CURSO PROPOSTO. A AVALIAÇÃO SERVIRÁ COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO A SER CONSIDERADO NA ELABORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE NOVOS CURSOS DE FORMA REMOTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.