CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC) APRESENTAM DIFICULDADES ACENTUADAS NA REALIZAÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS, QUE NÃO SÃO RELACIONADAS A UMA CONDIÇÃO MÉDICA GERAL. A IDENTIFICAÇÃO DESSAS CRIANÇAS SE TORNA UM PROCESSO COMPLEXO, UMA VEZ QUE EXIGE CONHECER DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DO MODO DE VIDA DO SUJEITO. PORTANTO, ENTENDE-SE QUE O CORPO DOCENTE DA ESCOLA DEVE POSSUIR CONHECIMENTOS SUFICIENTES QUE AUXILIEM NA IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS COM TDC. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR QUAL O CONHECIMENTO QUE PROFESSORES GENERALISTAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUEM SOBRE O TDC. O ESTUDO PILOTO FOI REALIZADO COM 10 PROFESSORES DO SEXO FEMININO COM MÉDIA DE IDADE 41,7 ± 8,4 ANOS QUE ATUAM NA DOCÊNCIA EM MÉDIA HÁ 14,9 ± 8,8 ANOS. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA FOI UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS, DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMULÁRIOS®, COMPOSTO POR QUESTÕES REFERENTES AOS DADOS SÓCIODEMOGRÁFICOS, PERFIL PROFISSIONAL E CONHECIMENTO SOBRE DIFICULDADES MOTORAS E TDC. AS QUESTÕES FORAM ANALISADAS POR MEIO DE PORCENTAGEM, SENDO QUE AS QUESTÕES ABERTAS FORAM CATEGORIZADAS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE 60% DOS PROFESSORES CURSARAM DISCIPLINAS DURANTE SUA FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA QUE ABORDARAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR, SENDO QUE 33,3% ESTUDARAM COORDENAÇÃO MOTORA E FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 70% DOS PROFESSORES ACREDITAM QUE JÁ LECIONARAM PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADES MOTORAS, DOS QUAIS 40% INDICARAM POSSIBILIDADE E 30% TEM CERTEZA. ASSOCIADA À DIFICULDADE MOTORA OBSERVADA, OS PROFESSORES RELATARAM PERCEBER FALTA DE ATENÇÃO (42,8%), FALTA DE NOÇÃO ESPACIAL (14,2%) E FALTA DE CONTROLE DO USO DO MATERIAL ESCOLAR (14,2%). SOBRE AS EXPLICAÇÕES PARA AS DIFICULDADES MOTORAS, 30% ACREDITAM QUE ESTÁ RELACIONADA A UMA QUESTÃO GENÉTICA, 50% RELACIONADA A FALTA DE ESTÍMULO, 10% RELACIONADA A MÚLTIPLOS FATORES ASSOCIADOS E 10% PROVOCADA POR ALGUMA PATOLOGIA. METADE DOS PROFESSORES RELATARAM JÁ TER OUVIDO FALAR EM TDC, EXPLICANDO O FENÔMENO POR: ALTERAÇÃO DA COORDENAÇÃO (40%), FALTA DE ESTÍMULO (20%), DOENÇAS (20%) E DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO (20%). NENHUM PROFESSOR RELATOU IDENTIFICAR OU ESTAR APTO A IDENTIFICAR CRIANÇAS COM TDC, MAS TODOS ACREDITAM SER IMPORTANTE ESSE CONHECIMENTO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE. SOBRE ISSO, 60% ACREDITA QUE AUXILIARÁ A PROPOR UMA INTERVENÇÃO ADEQUADA, 40% ACREDITA QUE POSSIBILITA UM ENCAMINHAMENTO ADEQUADO E 10% ACREDITA QUE INTERFERE NA APRENDIZAGEM. TENDO EM VISTA ESSA ANÁLISE INICIAL, UM ESTUDO AMPLIADO NA REDE DE ENSINO SE FAZ IMPORTANTE, POIS PERMITIRÁ, A PARTIR DO CONHECIMENTO QUE OS PROFESSORES POSSUEM, PENSAR EM ESTRATÉGIAS ADEQUADAS PARA QUE TODOS OS DOCENTES POSSAM PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL.