NO BRASIL O AMBIENTE DE UMA ESCOLA TANTO DA REDE PÚBLICA OU DA REDE PRIVADA PODE APRESENTAR VARIÁVEIS QUE PODEM SER ATÍPICAS, POR ISSO É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR SEJA VERSÁTIL, VERSADO EM CONHECIMENTO PEDAGÓGICO E ESTEJA APTO A LIDAR COM ELAS PARA FORNECER UM SERVIÇO ADEQUADO PARA A SOCIEDADE. UM TEMA NA ATUALIDADE PRESENTE NO COTIDIANO DAS ESCOLAS E TAMBÉM NO MEIO ACADÊMICO, É O TRABALHO DE INCLUSÃO DE INDIVÍDUOS QUE APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA TANTO FÍSICA COMO INTELECTUAL, ENTRETANTO ESTE TEMA, NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO TEM SIDO EXPLORADO O SUFICIENTE, PRINCIPALMENTE NA PARTE QUE DIZ RESPEITO A COMO O PROFESSOR DEVE PROCEDER, CONSIDERANDO A VARIEDADE DE DEFICIÊNCIAS E TAMBÉM A INDIVIDUALIDADE DO SER HUMANO. A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTABELECE UM MODO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO, DIFERENTE DA LEGISLAÇÃO AMERICANA E CANADENSE QUE PROPÕE O PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PEI). UM MÉTODO DE INTERVENÇÃO RELATIVAMENTE NOVO, QUE TEM SIDO APLICADO NA AMÉRICA DO NORTE É O DE TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA). ESTA PESQUISA ANALISA O PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, DE COMO ELES PENSAM O DUA E A CONSULTORIA. O TRABALHO DE CONSULTORIA COLABORATIVA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA BASEIA-SE NO SUPORTE PARA OS PROFESSORES BASEADO EM TRABALHO COLABORATIVO ENTRE ESTES PROFESSORES DE CONHECIMENTO GERAL E PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. JUNTOS, ELES COMPARTILHAM A RESPONSABILIDADE POR FORMULAR ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS PARA ADOÇÃO INCLUSIVA. JÁ O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) SURGE PARA AUXILIAR A POPULAÇÃO COMO UM TODO E JÁ É ADOTADO NOS ESTADOS UNIDOS. É UM CONCEITO QUE FOI BASEADO NA NEUROCIÊNCIA E VÊ OS INDIVÍDUOS DE MANEIRA ÚNICA, CONSIDERA QUE CADA UM APRENDE MELHOR POR DIFERENTES ESTÍMULOS, E ELE JÁ É APLICADO À EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA. A METODOLOGIA USADA É A DE PESQUISA QUALITATIVA DO FENÔMENO SITUADO, NESTE MÉTODO, APÓS A COLETA DE DADOS, É REALIZADA A ANÁLISE IDEOLÓGICA E A NOMOTÉTICA.