NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL.