Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, CORPO, CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75473
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO"
    "resumo" => "NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, CORPO, CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID67_22042021183313.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER"
    "autor_nome_curto" => "DAG HUNGER"
    "autor_email" => "dagmar.hunger@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BAURU SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75473
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 81
    "inscrito_id" => 67
    "titulo" => "RESSIGNIFICANDO EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE DO CORPO"
    "resumo" => "NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, SAÚDE, CORPO, CRIANÇA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID67_22042021183313.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:59:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAGMAR APARECIDA CYNTHIA FRANÇA HUNGER"
    "autor_nome_curto" => "DAG HUNGER"
    "autor_email" => "dagmar.hunger@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BAURU SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

NA PRESENTE PESQUISA-AÇÃO OBJETIVAMOS ANALISAR O ENTENDIMENTO CONCEITUAL DE CRIANÇAS SOBRE O QUE É, COMO E O QUE APRENDEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA, POR INTERMÉDIO DE UM GRUPO REPRESENTATIVO SOCIAL DE 32 PROFESSORAS ESCOLARES, PESQUISADORA, ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO, BEM COMO, UMA RENOVAÇÃO DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA METODOLOGIA DIALÉTICA DE CONHECIMENTO E INTERDISCIPLINAR DO ENSINO. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL ABORDOU LITERATURA REFERENTE À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA CRIANÇA. REFERENCIAIS TEÓRICOS DE ESTUDOS E ANÁLISES PAUTARAM-SE NA HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO. A COLETA DE DADOS E DISCUSSÃO SE EFETIVOU CONFORME O ENTENDIMENTO METODOLÓGICO DE PESQUISA QUALITATIVA, HISTÓRIA ORAL, ANÁLISE DE CONTEÚDO E DAS TÉCNICAS DE GRUPO FOCAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, POR INTERMÉDIO DE AULAS VIRTUAIS (EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTOS SOCIAIS/COVID-19) DE DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ATRELADA A CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. OS TEMAS EIXOS NORTEADORES DE ESTUDOS, INTERVENÇÕES E ANÁLISES FORAM: SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE. DA HIPÓTESE DE QUE, AINDA, O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, DE 1º AOS 5º ANOS, NO INTERIOR PAULISTA, ESBARRAM EM MUITAS DIFICULDADES QUE VÃO DESDE AS POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPAÇOS E MATERIAIS INADEQUADOS DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATÉ A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES E O MAIS AGRAVANTE AS EVIDÊNCIAS DE AULAS EXPOSITIVAS, CONCEPÇÕES DICOTÔMICAS FRAGMENTADAS E ESTIGMATIZADAS DE CORPO, SAÚDE, BRINCAR E EDUCAÇÃO FÍSICA, FORAM COMPROVADOS COM AS FONTES ORAIS. CONSTATAMOS, AINDA, QUE A APRENDIZAGEM SE DÁ NA MAIOR PARTE DO TEMPO ESCOLAR EM SALAS DE AULAS FECHADAS E COM CRIANÇAS SENTADAS NAS SUAS CARTEIRAS. CRIANÇAS ATRIBUÍRAM À EDUCAÇÃO FÍSICA O ENTENDIMENTO DE MOMENTOS ALEGRES E DE DIVERTIMENTO, DESENHARAM PESSOAS PRATICANDO ESPORTES (FUTEBOL) E FAZENDO POLICHINELOS (GINÁSTICAS), REPRESENTANDO MUITO MAIS INFLUÊNCIAS DA MÍDIA E SEM A DEVIDA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. CONCLUÍMOS QUE, NÃO OBSTANTE O UNIVERSO ESCOLAR ORA INVESTIGADO POR INTERMÉDIO DE NARRATIVAS NÃO SEJA DIFERENTE DO QUE CONSTATAMOS HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, A PESQUISA-AÇÃO, OS ESTUDOS, AS REFLEXÕES NA DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO E CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ARTICULADOS À PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO E AOS ENFRENTAMENTOS COTIDIANOS DE SER PROFESSORA IMPACTARAM O GRUPO NA RESSIGNIFICAÇÃO DAS SUAS EXPERIÊNCIAS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE DO CORPO DAS CRIANÇAS EM PROL DO MELHOR VIVER SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.