TRADICIONALMENTE, A DEMONSTRAÇÃO NA AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR É REALIZADA POR MODELOS AO VIVO, PORÉM, MEIOS VISUAIS AUXILIARES, COMO A REALIDADE AUMENTADA, PODEM SER UMA ALTERNATIVA. CONTUDO, AINDA NÃO SE SABE QUAL A PREFERÊNCIA DE CRIANÇAS POR MODELOS DE DEMONSTRAÇÃO. DESTE MODO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI INVESTIGAR QUAL A PREFERÊNCIA DE CRIANÇAS POR DIFERENTES MODELOS DE DEMONSTRAÇÃO E SE ESSA PREFERÊNCIA SE ALTERA AO LONGO DA IDADE. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 131 CRIANÇAS DIVIDIDAS EM TRÊS GRUPOS: GRUPO 1 (G1) DE 3 A 5 ANOS (N=39), GRUPO 2 (G2) DE 6 A 8 ANOS (N=41), GRUPO 3 (G3) DE 9 A 11 ANOS (N=51). O PROJETO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA DA UNIVERSIDADE LOCAL. AS CRIANÇAS REALIZARAM INDIVIDUALMENTE DUAS HABILIDADES MOTORAS (SALTO HORIZONTAL E ARREMESSO POR CIMA DO OMBRO) DO TGMD-3, SEGUINDO OS PROCEDIMENTOS DO TESTE. FORAM REALIZADAS DUAS AVALIAÇÕES ALEATORIZADAS, UTILIZANDO-SE UM MODELO DE DEMONSTRAÇÃO AO VIVO OU POR REALIDADE AUMENTADA. A DEMONSTRAÇÃO POR REALIDADE AUMENTADA FOI FEITA POR UM MODELO HUMANO DIGITAL (SPINOSA, 2018), DISPONIBILIZADO NO APLICATIVO DIGIMOV. AO FINAL DA SEGUNDA AVALIAÇÃO, AS CRIANÇAS PARTICIPARAM DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COMPOSTA POR 6 QUESTÕES QUE BUSCARAM INVESTIGAR A PREFERÊNCIA, ENTENDIMENTO, PERCEPÇÃO DE DESEMPENHO E FAMILIARIDADE COM A REALIDADE AUMENTADA. PARA ANÁLISE, AS RESPOSTAS FORAM TRANSCRITAS E CATEGORIZADAS EMPREGANDO OS MÉTODOS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, CRIANDO-SE UM CONJUNTO DE RESPOSTAS EM TRÊS CRITÉRIOS: PREFERÊNCIA DO MODELO, COMPREENSÃO DA HABILIDADE E PERCEPÇÃO DE DESEMPENHO. OS RESULTADOS FORAM CALCULADOS POR FREQUÊNCIA E FOI VERIFICADA ASSOCIAÇÃO POR MEIO DO TESTE DE QUI QUADRADO DE INDEPENDÊNCIA. OS RESULTADOS INDICARAM ASSOCIAÇÃO ENTRE A PREFERÊNCIA E OS GRUPOS (X²(4)=51.468; P=0,000; V DE CRAMER=0.281) E ENTRE A FACILIDADE DO TESTE E OS GRUPOS (X²(4)= 57.547; P=0,000; V DE CRAMER=0.223), SENDO QUE O G1 E O G2, RELATARAM PREFERÊNCIA PELA DEMONSTRAÇÃO POR MEIO DA REALIDADE AUMENTADA E O G3 PELA DEMONSTRAÇÃO AO VIVO. HOUVE ASSOCIAÇÃO ENTRE O ENTENDIMENTO DA TAREFA E OS GRUPOS (X²(4)= 152.715; P=0,000; V DE CRAMER=0.488) E ENTRE A PERCEPÇÃO DO DESEMPENHO E OS GRUPOS (X²(4)= 57.546; P=0,000; V DE CRAMER=0.276), SENDO QUE O G1 RELATOU TER ENTENDIDO MELHOR QUANDO OBSERVOU O DEMONSTRADOR POR REALIDADE AUMENTADA, O G2 RELATOU ENTENDER MELHOR QUANDO OBSERVOU O DEMONSTRADOR AO VIVO E O G3 RELATOU INDIFERENÇA QUANTO AO MODELO. EM RELAÇÃO A FAMILIARIDADE COM AS TECNOLOGIAS APRESENTADAS, A MAIOR PARTE DAS CRIANÇAS INDICOU JÁ TER MANUSEADO TABLETS OU CELULARES (G1= 72%; G2=90%; G3=80%), CONTUDO, UMA VARIAÇÃO MENOR DE CRIANÇAS RELATOU FAMILIARIDADE COM MODELOS 3D OU REALIDADE AUMENTADA (G1= 56%; G2=29%; G3=44%), INDICANDO QUE ESSE TIPO DE MODELO AINDA PARECE SER UMA NOVIDADE PARA AS CRIANÇAS. CONCLUI-SE QUE AS CRIANÇAS MAIS NOVAS APRESENTAM PREFERÊNCIA PELO MODELO DE REALIDADE AUMENTADA, JÁ AS CRIANÇAS MAIS VELHAS APRESENTAM PREFERÊNCIA NEUTRA.