A PESQUISA NO AMBIENTE ESCOLAR VEM SENDO CADA DIA MAIS DIFUNDIDA PELOS ESTUDIOSOS DA ÁREA E É A MELHOR FORMA DE TIRAR REFERÊNCIAS DE COMO SE ENCONTRAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR DAS CRIANÇAS. O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA PARECE TER UMA SEQUÊNCIA PREVISTA, PORÉM O RITMO DE AQUISIÇÃO É DIFERENTE. ESSE RITMO É INFLUENCIADO NÃO APENAS PELA GENÉTICA, MAS TAMBÉM PELO AMBIENTE. É PENSANDO NESSE ASPECTO QUE SE TORNA IMPORTANTE INVESTIGAR A CONCORDÂNCIA ENTRE O DESENVOLVIMENTO MOTOR E A IDADE CRONOLÓGICA. DESSA FORMA, O OBJETIVO FOI AVALIAR O PERFIL MOTOR DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E VERIFICAR A CORRESPONDÊNCIA ENTRE IDADE MOTORA E CRONOLÓGICA. PARTICIPARAM 20 CRIANÇAS, AMBOS OS SEXOS, IDADE DE 4 E 5 ANOS, TODAS REGULARMENTE MATRICULADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA. COMO AVALIAÇÃO FOI UTILIZADA A ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA DIAGNÓSTICO DA MOTRICIDADE FINA E GLOBAL. PARA CADA UM DESSES ELEMENTOS EXISTE UM TESTE CORRESPONDENTE A CADA IDADE ENTRE 2 E 11 ANOS. A CRIANÇA INICIA REALIZANDO O TESTE CORRESPONDENTE À SUA IDADE CRONOLÓGICA, SE REALIZAR, ELA PASSA PARA O TESTE DA IDADE ACIMA; ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ FALHAR. CASO A CRIANÇA NÃO CONSIGA REALIZAR O TESTE INICIAL DA SUA IDADE CRONOLÓGICA, A MESMA DEVE REALIZAR O TESTE DA IDADE INFERIOR E ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ TER SUCESSO. A IDADE MOTORA (EM MESES) É CORRESPONDENTE AO ÚLTIMO TESTE REALIZADO COM SUCESSO. ASSIM A IDADE MOTORA PODE SER COMPARADA À IDADE CRONOLÓGICA E A RELAÇÃO DE PRECOCIDADE OU ATRASO PODE SER AVALIADA. ALÉM DA IDADE MOTORA (IM), É POSSÍVEL CALCULAR O QUOCIENTE MOTOR (QM). O QM É A DIVISÃO DA IM PELA IDADE CRONOLÓGICA (IC), MULTIPLICADO POR 100. O QM É ENTÃO CLASSIFICADO (MUITO INFERIOR; INFERIOR; NORMAL BAIXO; NORMAL MÉDIO; NORMAL ALTO; SUPERIOR; MUITO SUPERIOR). OS DADOS FORAM ANALISADOS POR MEIO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. AS CRIANÇAS APRESENTARAM IC MÉDIA DE 63 MESES. PARA MOTRICIDADE GLOBAL FOI OBSERVADA MÉDIA DE 65 E PARA A MOTRICIDADE FINA, MÉDIA DE 55 MESES. OS QM INDIVIDUAIS FORAM CLASSIFICADOS E PARA A MOTRICIDADE GLOBAL A PREVALÊNCIA ENTRE AS CRIANÇAS FOI DE 20% MUITO SUPERIOR, 20% NORMAL ALTO, 25% NORMAL MÉDIO, 5% NORMAL BAIXO, 15% INFERIOR E 15% MUITO INFERIOR. PARA A MOTRICIDADE FINA, A PREVALÊNCIA FOI DE 15% MUITO SUPERIOR, 30% NORMAL MÉDIO, 10% NORMAL BAIXO, 15% INFERIOR E 30% MUITO INFERIOR. AS CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, EM SUA MAIORIA APRESENTAM UMA MOTRICIDADE FINA INFERIOR À IC, ENQUANTO PARA A MOTRICIDADE GLOBAL É O CONTRÁRIO. ISSO CONFIRMA QUE O DESENVOLVIMENTO MOTOR OCORRE EM RÍTMICOS DIFERENTES PARA CADA INDIVÍDUO, BEM COMO PARA CADA ELEMENTO BÁSICO DA MOTRICIDADE. OS RESULTADOS SERVEM PARA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR NO ÂMBITO ESCOLAR. O DIAGNÓSTICO DESSE DESENVOLVIMENTO SERVE PARA NORTEAR OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROGRAMAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE AULAS QUE PROPORCIONEM UM ESTÍMULO ADEQUADO PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CADA UM DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA MOTRICIDADE.