NO TRABALHO PROCURAMOS FORMULAR, EM PRIMEIRO LUGAR, O PROBLEMA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ÁREA DE CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL E NA COLÔMBIA ATRAVÉS DE SUAS INSTITUIÇÕES GESTORAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E CIENTÍFICAS. TAL ABORDAGEM PROCURA CONSTRUIR UMA PERSPECTIVA QUE INTERPELA ESTE PROBLEMA A PARTIR DO TIPO DE RACIONALIDADE GOVERNAMENTAL QUE ENGENDRA A ALOCAÇÃO NA GRANDE ÁREA DA SAÚDE E NÃO NA GRANDE ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS, ONDE, LOCALIZADA NA EDUCAÇÃO, ENCONTRARIA UMA INSERÇÃO MAIS PERTINENTE DO PONTO DE VISTA DO SEU PAPEL HISTÓRICO E SOCIAL. DESTA FORMA, PRETENDEMOS INTERROGAR OS NEXOS DE SABER-PODER QUE PRODUZEM AS CONDIÇÕES DE IMPLEMENTAÇÃO DESSA RACIONALIDADE POLÍTICA E SUA EFETIVAÇÃO TECNOCRÁTICA EM DOIS PLANOS: A) NAS POLÍTICAS CIENTÍFICAS ESTABELECIDAS POR INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS; B)NA DISCURSIVIDADE DE UMA SÉRIE DE REFORMAS GOVERNAMENTAIS NO INTERIOR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. NESTE SENTIDO, PROPOMOS COMO VIA DE ANÁLISE A PRESENÇA EM AMBOS OS PAÍSES, COM NUANCES DE DIFERENÇAS, DE UMA TENDÊNCIA DE GOVERNAMENTALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA QUE INVESTE OS CORPOS DOS INDIVÍDUOS E DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DO CAMPO ESCOLAR. EM SEGUNDO LUGAR, COM EMBASAMENTO NA ANÁLISE ARQUEO-GENEALÓGICA INSPIRADA NO FILÓSOFO FRANCÊS MICHEL FOUCAULT (FOUCAULT, 2008) E USANDO COMO MATERIAIS EMPÍRICOS RELATÓRIOS DAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS INTERNACIONAIS E O DOCUMENTO HOMOLOGADO DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM (BNCC), PROCURAMOS, COMO AVANÇO PRELIMINAR DO ESTUDO: 1) DESCREVER AS LINHAS DE FORÇA QUE POSSIBILITARAM A EMERGÊNCIA DE UM COMPLEXO GOVERNAMENTAL E UMA EXPLOSÃO DISCURSIVA, AS QUAIS DERAM ENSEJO PARA A FORMULAÇÃO DA BNCC, NO CONTEXTO DAS REFORMAS ADMINISTRATIVAS DO ESTADO BRASILEIRO E PARTICULARMENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. 2) ANALISAR COMO, NO INTERIOR DA BASE HOMOLOGADA, A ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CONSTITUI-SE COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DOS CORPOS A SERVIÇO DA ATUAL GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL. ASSIM, PENSAMOS QUE O PRESENTE ESTUDO CONTRIBUI PARA A ANÁLISE EM TORNO DO JOGO COMPLEXO DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS EMPREGADAS PELO ESTADO, SETORES EMPRESARIAIS E INSTITUIÇÕES MULTILATERAIS GLOBAIS QUE DERIVOU NO CONSENSO EM TORNO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE VÊM EMERGINDO DESDE A DÉCADA DOS 90. PARA ALÉM DE DISPUTAS PARTIDÁRIAS, ESSE PACTO PÚBLICO-PRIVADO VEM IMPONDO PADRÕES CURRICULARES, QUE TÊM COMO ALVO ALINHAR O PAÍS COM A TENDÊNCIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO BASEADA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES.