A BUSCA POR UMA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL TEM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS URGENTE E NECESSÁRIA. COM O AUMENTO CONSTANTE NO NÚMERO DE HABITANTES E, CONSEQUENTEMENTE, DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, AS CIDADES DEVEM PENSAR EM ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO DESLOCAMENTO DE PESSOAS DE MANEIRA ÁGIL, PRÁTICA E QUE SEJA MENOS AGRESSIVA AO MEIO AMBIENTE. NESSE SENTIDO, A ADOÇÃO DO TRANSPORTE A PÉ OU DE BICICLETA SE MOSTRAM COMO PERTINENTES NA MELHORIA DA MOBILIDADE, SENDO OPÇÕES DE BAIXO CUSTO E QUE PROPORCIONAM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE, ECONOMIA FINANCEIRA E REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES TÓXICOS. A PRÁTICA REGULAR DE ATIVIDADE FÍSICA PROPORCIONA BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA GERAL, PREVENINDO RISCOS DE INÚMERAS DOENÇAS, MELHORANDO A SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E REDUZINDO A INCIDÊNCIA DE OBESIDADE, ALÉM DE OUTROS BENEFÍCIOS. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI VERIFICAR O TEMPO DESPENDIDO POR CICLISTAS DE PASSOS, MINAS GERAIS, EM ATIVIDADE FÍSICA DE TRANSPORTE. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENIÊNCIA. PARTICIPARAM 39 CICLISTAS. DESTES, 21 (53,85%) CAMINHAM OU USAM BICICLETA POR PELO MENOS 10 MINUTOS CONTINUAMENTE PARA SE DESLOCAR ENTRE LUGARES, SENDO ESTES SELECIONADOS PARA A ANÁLISE. OS PARTICIPANTES POSSUÍAM IDADE MÉDIA DE 36,15±11,29 ANOS, TEMPO MÉDIO DE PRÁTICA NO CICLISMO DE 1,8±1,42 ANOS E O GRUPO ERA DIVIDIDO EM 5 INDIVÍDUOS DO SEXO FEMININO E 16 DO SEXO MASCULINO. UTILIZOU-SE O QUESTIONÁRIO GLOBAL DE ATIVIDADE FÍSICA (GPAQ), DESENVOLVIDO PELA OMS. O INSTRUMENTO É DIVIDIDO NOS DOMÍNIOS TRABALHO, TRANSPORTE E RECREAÇÃO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS. OS DADOS FORAM TABULADOS NO MICROSOFT EXCEL 2016 E TRATADOS CONFORME ORIENTAÇÕES DO GPAQ ANALYSIS GUIDE. A ANÁLISE ESTATÍSTICA FOI FEITA ATRAVÉS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA. A ANÁLISE EVIDENCIOU QUE OS PRATICANTES DE CICLISMO GASTAM EM MÉDIA 661,43±502,58 MINUTOS POR SEMANA REALIZANDO VIAGENS OU DESLOCAMENTOS ENTRE LUGARES A PÉ OU DE BICICLETA. A LITERATURA RELATA QUE DIVERSOS FATORES INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO MEIO DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTOS E VIAGENS, DENTRE ELES A EXISTÊNCIA DE UMA INFRAESTRUTURA DE QUALIDADE, COMO CICLOVIAS E CICLOFAIXAS, E SEGURANÇA OFERECIDA AO TRANSEUNTE. É NECESSÁRIO QUE HAJA MAIS DISCUSSÃO E MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS, QUE PRIVILEGIEM O DESLOCAMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL. NA AMOSTRA AVALIADA, OS INDIVÍDUOS DESPENDEM EM MÉDIA 94,49±70,07 MINUTOS DE SEU DIA SE DESLOCANDO A PÉ OU DE BICICLETA NAS VIAS PÚBLICAS, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PROMOVER UM AMBIENTE QUE SEJA PROPÍCIO PARA ESSE TIPO DE TRANSPORTE, CONTRIBUINDO PARA O ALCANCE DE UM DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. APESAR DE SUGESTIVOS, TAIS RESULTADOS DEVEM SER VALIDADOS COM UM MAIOR TAMANHO AMOSTRAL.