Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONTEXTOS DE ATUAÇÃO E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, JOGOS, CURRÍCULO, , Pôster (PO) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (EF) ENFRENTA INÚMEROS DESAFIOS MARCADO, SOBRETUDO, POR FRAGILIDADES QUE TEM COMPROMETIDO SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI IDENTIFICAR OS CONTEXTOS DE ATUAÇÃO DE DOCENTES DE EF, BEM COMO, SUAS PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DOS JOGOS NAS AULAS. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 DOCENTES DE EF QUE ATUAVAM JUNTO AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ABORDAGEM INVESTIGATIVA SE BALIZOU PELA PERSPECTIVA QUALITATIVA DO TIPO DESCRITIVA-INTERPRETATIVA. A COLETA FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO. CORRESPONDENTE AOS ESTADOS DE ATUAÇÃO DOS 45 PROFESSORES, 37 DE SÃO PAULO; 4 DO RIO DE JANEIRO; 3 DO RIO GRANDE DO SUL; 1 DE SANTA CATARINA. COM RELAÇÃO ÀS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS ONDE ATUAVAM: 30 PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS; 15 EM PARTICULARES; 15 EM PÚBLICAS MUNICIPAIS; 2 EM ESCOLAS PÚBLICAS FEDERAIS. OS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO QUE ELES UTILIZAVAM ERAM: 43 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); 42 OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS; 29 O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO (2014 – 2018); 28 O CURRÍCULO PAULISTA DE SÃO PAULO (ATUAL DOCUMENTO ESTADUAL); 5 ENVOLVERAM UMA ÚNICA CITAÇÃO CADA PARA O CURRÍCULO MÍNIMO DO RIO DE JANEIRO, O CURRÍCULO MUNICIPAL DE JAÚ/SP, A PROPOSTA DO SISTEMA ANGLO DE ENSINO, O CURRÍCULO DO SISTEMA SESI, O REFERENCIAL CURRICULAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. NA BNCC, OS JOGOS APARECEM APENAS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETO DE CONHECIMENTO JOGOS ELETRÔNICOS, NÃO TENDO MAIS NENHUMA INSERÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR ISSO OS DOCENTES FORAM QUESTIONADOS SE TINHAM CONHECIMENTO DESTE ASPECTO, BEM COMO, O QUE PENSAVAM A RESPEITO: 34 PROFESSORES NÃO SABIAM; 11 TINHAM CONHECIMENTO. SOBRE ISSO, OS 45 PROFESSORES ASSIM SE POSICIONARAM: 38 NÃO CONCORDAVAM COM ESTA ORGANIZAÇÃO, POIS CONSIDERAVAM QUE A UNIDADE TEMÁTICA JOGOS DEVERIA SER TRABALHADA NA CONTINUIDADE DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EM TODO O ENSINO MÉDIO; 4 CONCORDARAM QUE OS JOGOS DEVERIAM SER MESMO TRABALHADOS APENAS ATÉ O 7º ANO; 3 NÃO OPINARAM A RESPEITO. DE UM MODO GERAL, PODEMOS DIZER QUE A MAIORIA DOS DOCENTES ATUAVAM NO ESTADO DE SÃO PAULO, BEM COMO, TINHAM COMO DOCUMENTO DE REFERÊNCIA A BNCC. PARADOXALMENTE, APENAS UM QUARTO DESTES PROFESSORES DEMONSTRARAM CONHECIMENTO DA INDICAÇÃO DA UNIDADE TEMÁTICA JOGOS ATÉ O 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA BNCC, O QUE PODE REVELAR POUCA LEITURA E COMPREENSÃO DO DOCUMENTO. AINDA ASSIM, CUMPRE DESTACAR QUE OS DOCENTES, EM SUA MAIORIA, SE POSICIONARAM FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS AO LONGO DE TODA A EDUCAÇÃO BÁSICA. ESSES RESULTADOS CIRCUNSCREVEM A NECESSIDADE DE NOVAS INVESTIGAÇÕES QUE NOS AJUDEM A COMPREENDER AS CONCEPÇÕES QUE ESTES DOCENTES TÊM SOBRE JOGOS, BEM COMO, O QUE, ESPECIFICAMENTE, PENSAM EM ENSINAR NOS ANOS DE ENSINO AQUI ENFOCADOS.

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