CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA SIGNIFICAM REPRESENTAÇÕES INTELECTUAIS ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS, HISTÓRICO-CULTURAIS E SOCIAIS NO QUE DIZ RESPEITO AO MUNDO DO TRABALHO NO CAMPO DAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS DA CIVILIZAÇÃO HUMANA E SUAS EXIGÊNCIAS EM TERMOS DE FORMAÇÃO, COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, CONTEÚDOS, PARA INTERVENÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR. O OBJETIVO FOI ANALISAR O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP), DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL, DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO EM LICENCIATURA, BEM COMO, OUVIR E REGISTRAR RELATOS DE PARTE DO SEU CORPO DOCENTE E DISCENTE NO QUE DIZ RESPEITO À FORMAÇÃO INICIAL E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, AO CONSIDERARMOS O CONJUNTO DE DISCIPLINAS DOS FENÔMENOS ESPORTIVOS, NOS INTERESSAMOS POR INVESTIGAR A PREPARAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS PARA O ENSINO DAS LUTAS NA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL FORMAL. COMO HIPÓTESE TEM-SE OS CONTEÚDOS DISCIPLINARES DESENVOLVIDOS POR INTERMÉDIO DE VIVÊNCIAS CORPORAIS PRÓPRIAS DO ESPORTE, JOGOS E RECREAÇÃO E NÃO DE MODO TEMÁTICO-INTERDISCIPLINAR ABORDADOS NO PROCESSO DA DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM ESTUDANTIL. A REVISÃO DE LITERATURA E DOCUMENTAL ABORDAM TEORIA CURRICULAR, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, O ENSINO ESCOLAR DE APRENDIZAGEM DAS LUTAS E O PPP DO CURSO ORA EM ANÁLISE. TRATA-SE DE PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, O MÉTODO É HISTÓRIA ORAL E A TÉCNICA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO REALIZADA COM 04 DOCENTES E 18 ESTUDANTES, DE FORMA REMOTA SÍNCRONA POR MEIO DE APLICATIVO DE VIDEOCONFERÊNCIA. FUNDAMENTADOS NO MÉTODO ANÁLISE DE CONTEÚDO PROCEDEMOS AS ETAPAS DE PRÉ-ANÁLISE, EXPLORAÇÃO DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS RELATOS ORAIS, DISCUTIDOS À LUZ DO PPP E REVISÃO DA LITERATURA, CONFORME OS EIXOS: I. DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS; II. CONCEPÇÃO DE CONTEÚDO; III. CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM; IV. SIMETRIA INVERTIDA; V. CONHECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NOS ALUNOS DAS DIFERENTES ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA; VI. A PRÁTICA COMO EIXO CENTRAL; VII. PESQUISA E ATITUDE INVESTIGATIVA; VIII. CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO. CONSTATAMOS: A) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS COMO NÚCLEO DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR; B) RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E MERCADO NO SUBCAMPO ENSINO ESCOLAR DAS LUTAS; C) MÉTODO EXPOSITIVO DE AULA COM FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA ESPORTIVA DE TÉCNICAS CORPORAIS, DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA, AUSÊNCIA DE VIVÊNCIAS DIDÁTICAS DIRETAMENTE LIGADAS A PRÁTICA PROFISSIONAL E PROCESSOS AVALIATIVOS QUE INCLUEM ASPECTOS INFORMAIS E FORMAIS, CONCRETIZADOS EM OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA/ ASSISTEMÁTICA. CONCLUÍMOS QUE O PPP VALORIZA A DOCÊNCIA E O CORPO DE CONHECIMENTOS PERTINENTES AO ENSINO ESCOLAR DE LUTAS. NO ENTANTO, URGE RENOVAÇÃO CURRICULAR NO QUE DIZ RESPEITO À METODOLOGIA DE ENSINO EM SALA DE AULA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR.