Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS: DESENVOLVENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REFLEXIVAS COM OS ALUNOS

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Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

ESSE TRABALHO RELATA UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE ROSEIRA- SP QUE TEVE COMO OBJETIVO PROMOVER A SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS DIFERENÇAS POR MEIO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS. PARTICIPARAM DESSE ESTUDO 104 ESTUDANTES MATRICULADOS NOS 6º, 7º E 8ª ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. . FORAM REALIZADOS 10 ENCONTROS EM AMBIENTES VIRTUAIS, DE APROXIMADAMENTE 50 MINUTOS CADA QUE TIVERAM COMO TEMA CENTRAL “OS ESPORTES PARALÍMPICOS POR ENTRE AS DIFERENÇAS”. INICIAMOS A EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM DISCUSSÕES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CONTEXTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. APRESENTAMOS PARA OS ALUNOS ALGUNS ESPORTES PARALÍMPICOS E POSTERIORMENTE SOLICITAMOS AOS ESTUDANTES QUE ELEGESSEM TRÊS MODALIDADES PARALÍMPICAS PARA QUE FOSSEM ESTUDADAS. FORAM SELECIONADOS: BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS, FUTEBOL DE 5 E BOCHA PARALÍMPICA. ESSA ÚLTIMA FOI ESCOLHIDA PELOS ALUNOS DEVIDO A SEMELHANÇA COM O JOGO DE MALHA, ESPORTE MUITO POPULAR NO MUNICÍPIO E VIVENCIADO PELOS FAMILIARES DOS EDUCANDOS. SOBRE AS MODALIDADES FORAM FEITOS RESGATES HISTÓRICO E LEVANTAMENTO DAS REGRAS. VÍDEOS FORAM EXPLORADOS COM ANÁLISES E DISCUSSÕES ACERCA DAS ESPECIFICIDADES DAS MODALIDADES. EM POSSE DESSA EXPERIÊNCIA, OS ESTUDANTES ADAPTARAM OS MATERIAIS E REALIZARAM AS PRÁTICAS DAS MODALIDADES PARALÍMPICAS EM SUAS RESIDÊNCIAS COM A PARTICIPAÇÃO DE SEUS FAMILIARES. APÓS ESSA ETAPA, REALIZAMOS ANÁLISES E DISCUSSÕES DAS ADAPTAÇÕES E VIVÊNCIAS. OS ESTUDANTES PERCEBERAM QUE OS ESPORTES PARALÍMPICOS EXIGEM HABILIDADES ESPECIFICAS COMO PERCEPÇÃO ESPACIAL, TEMPORAL, ALÉM DO DOMÍNIO TÉCNICO E TÁTICO, AINDA PROFERIRAM AS DIFICULDADES NAS VIVÊNCIAS DAS MODALIDADES EM RELAÇÃO A MANIPULAÇÃO DOS OBJETOS E PERCEPÇÕES TEMPORAL E ESPACIAL. PUDEMOS PERCEBER QUE ESSES ENCONTROS SUSCITARAM A SENSIBILIZAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS E ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS EM EQUIPAMENTOS E REGRAS PARA QUE EXISTA O RESPEITO A CADA PARTICIPANTE DAS MODALIDADES ESTUDADAS. AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROPICIARAM REFLEXÕES ACERCA DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS QUE ULTRAPASSAM A PRÁTICA ESPORTIVA E ESBARRAM NAS EXPERIÊNCIAS DAS VIDAS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. SOB ESSAS CONSIDERAÇÕES, FORAM TECIDAS DISCUSSÕES SOBRE A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES O QUE CONDUZIU PERCEPÇÕES A RESPEITO DA ALTERIDADE NAS RELAÇÕES COM ESSAS PESSOAS. A VIVÊNCIA DOS ESPORTES PARALÍMPICOS PODE SER UM DOS CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE AS DIFERENÇA NA ESCOLA.

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