O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75422 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "TIC, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID42_05042021180913.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:58:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMAS AUGUSTO PARENTE" "autor_nome_curto" => "THOMÁS" "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75422 "edicao_id" => 162 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 42 "titulo" => "O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Tema Livre (TL)" "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "palavra_chave" => "TIC, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID42_05042021180913.pdf" "created_at" => "2021-06-22 16:37:50" "updated_at" => "2021-06-22 16:58:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THOMAS AUGUSTO PARENTE" "autor_nome_curto" => "THOMÁS" "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com" "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021" "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }