Artigo Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: TIC, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, , Tema Livre (TL) AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2021-04-30 10:08:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75422
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "TIC, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID42_05042021180913.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:58:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS AUGUSTO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "THOMÁS"
    "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75422
    "edicao_id" => 162
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 42
    "titulo" => "O DISCURSO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE O USO DAS TIC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "TIC, PROFESSORES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV153_MD2_SA105_ID42_05042021180913.pdf"
    "created_at" => "2021-06-22 16:37:50"
    "updated_at" => "2021-06-22 16:58:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS AUGUSTO PARENTE"
    "autor_nome_curto" => "THOMÁS"
    "autor_email" => "thomasparente8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNESP RIO CLARO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-internacional-de-educacao-fisica-da-unesp-2021"
    "edicao_nome" => "Anais do XII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVIII Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XVIII SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60a6a5767d1a5_20052021150750.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-04-30 10:08:43"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de abril de 2021

Resumo

AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) ASSUMIRAM UM IMPORTANTE PAPEL NA SOCIEDADE MODERNA AO CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES, POIS DENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES QUE ASSUMEM, SÃO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA QUE CONTRIBUI PARA O AUMENTO DO CONHECIMENTO. COM ISSO, INFLUENCIARAM DIVERSAS ÁREAS, COMO A EDUCAÇÃO, SE INSERINDO NA ESCOLA E NAS DIVERSAS DISCIPLINAS QUE COMPÕE O CURRÍCULO ESCOLAR, COMO A EDUCAÇÃO FÍSICA. VOLTADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR (EFE) É CRESCENTE O USO DAS TIC PELA DISCIPLINA, POR MEIO DE VÍDEOS, FILMES E INTERNET, ESSES QUE, QUANDO UTILIZADOS PELOS PROFESSORES, ASSUMEM DUAS FUNÇÕES PRINCIPAIS RELACIONADAS DIRETAMENTE COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: SUPORTE A ELABORAÇÃO DE AULAS E MATERIAL PEDAGÓGICO DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES NAS AULAS. ESSES DOIS EXEMPLOS SÃO VISTOS COM FREQUÊNCIA EM ESTUDOS A RESPEITO DO USO DAS TIC NA EFE E, DESSA FORMA, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DE VERIFICAR A OPINIÃO DE PROFESSORES DE EFE SOBRE AS FORMAS COMO UTILIZAM AS TIC EM SUAS PRÁTICAS. PARTICIPARAM DO ESTUDO SETE PROFESSORES DE EFE, DOS QUAIS QUATRO ATUAVAM NO ENSINO PÚBLICO E TRÊS NO PRIVADO E, QUANTO AO NÍVEL DE ENSINO, TRÊS ATUAVAM NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOIS NO ENSINO MÉDIO E DOIS EM AMBOS OS NÍVEIS. A PESQUISA FOI SUBMETIDA AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS E ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE RESPOSTAS CHAMADO DE DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). FOI REALIZADA UMA QUESTÃO SOBRE A TEMÁTICA E AS RESPOSTAS OBTIDAS PASSARAM PELO PROCESSO DE CATEGORIZAÇÃO EM TRÊS ETAPAS: A) IDENTIFICAÇÃO DAS EXPRESSÕES-CHAVE, TERMOS QUE SE REPETEM NAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES; B) IDEIA CENTRAL (IC), QUE AGRUPA AS EXPRESSÕES-CHAVE SEMELHANTES; E C) DSC, PRODUTO FINAL DA CATEGORIZAÇÃO, SENTENÇA ESCRITA NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR QUE BUSCA EXPRESSAR A COLETIVIDADE DOS PARTICIPANTES A RESPEITO DE CADA IC. FORAM CRIADOS DOIS DSC NOMEADOS DE DSC1 – “TIC COMO FERRAMENTA DE ENSINO” E DSC2 – “TIC COMO SUPORTE À PRÁTICA”. O DSC1 DIZ RESPEITO A OPINIÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TIC COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EFE, DE USO DIRETO COM OS ESTUDANTES, QUAIS RECURSOS UTILIZAM E COMO UTILIZAM EM SUAS AULAS. JÁ O DSC2 ABORDA O USO DAS TIC PELOS PROFESSORES FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, NA FORMAÇÃO CONTINUADA E AUXÍLIO A ELABORAÇÃO DE AULAS, RETRATANDO QUAIS AS AÇÕES REALIZADAS PELOS PROFESSORES NESSE PROCESSO. SENDO ASSIM, VISTO OS DSC PRODUZIDOS, AS TIC REPRESENTAM UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA OS PROFESSORES DE EFE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SEJA NA ATUAÇÃO DIRETA COM OS ESTUDANTES, AO PROMOVER ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL POR MEIO DESSAS FERRAMENTAS, BEM COMO AUXILIAR OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DAS AULAS E ADAPTAÇÃO DE PROPOSTAS À SUA REALIDADE ESCOLAR PARA MELHOR ATENDER OS ESTUDANTES E ASSIM FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.