O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE DEBATES RELACIONADOS A GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR, BUSCANDO, ATRAVÉS DE UM CINEMA PAUTADO NA DIVERSIDADE, FERRAMENTAS PARA QUESTIONAR NORMAS HEGEMÔNICAS E IMPULSIONAR DISCUSSÕES SOBRE ESSAS TEMÁTICAS, COM FOCO EM VIVÊNCIAS LGBTQIA+. A REFLEXÃO APRESENTADA USA COMO BASE ENTREVISTAS COM MEMBROS DE COMUNIDADES ESCOLARES QUE RECEBERAM ATIVIDADES CINECLUBISTAS REALIZADAS EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DAS CIDADES DO RIO DE JANEIRO E DUQUE DE CAXIAS NO ANO DE 2019. APESAR DO PERFIL HISTORICAMENTE NORMATIZADOR DA ESCOLA E DO ATUAL CENÁRIO POLÍTICO DE RECRUDESCIMENTO DO EMBATE AO QUESTIONAMENTO, HÁ TAMBÉM A EMERGÊNCIA DE UMA MAIOR DIVERSIDADE DE VOZES E IDENTIDADES DISPUTANDO A CRIAÇÃO DE NOVOS IMAGINÁRIOS. NAS RELAÇÕES CRIADAS DENTRO DAS COMUNIDADES ESCOLARES OS DISCURSOS CONTRA-HEGEMÔNICOS ENCONTRAM BRECHAS. NAS ATIVIDADES ANALISADAS, O CINEMA FUNCIONOU COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, TRAZENDO ESTÉTICAS E VISÕES DE MUNDO DIVERSAS E IMPULSIONANDO QUESTIONAMENTOS QUE REVERBERARAM NAS COMUNIDADES ESCOLARES, E, ASSIM, CAUSANDO TENSIONAMENTOS NOS SILÊNCIOS E NORMAS IMPOSTAS COM RELAÇÃO A QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAQUELES ESPAÇOS. ATRAVÉS DO DIÁLOGO COM AUTORES QUE BUSCAM ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, EDUCAÇÃO E CINEMA, COMO GUACIRA LOPES LOURO, LEANDRO COLLING E BELL HOOKS, BUSCO PROVOCAR: QUAL A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DE SE DISCUTIR GÊNERO E SEXUALIDADE NAS ESCOLAS ATUALMENTE? QUE RELEVÂNCIA PODE TER O CINEMA COMO FERRAMENTA IMPULSIONADORA DE DEBATES NESSES AMBIENTES? QUE CONSEQUÊNCIAS AS ESCOLHAS PELO DEBATE OU SILENCIAMENTO PODEM GERAR NA CONSTRUÇÃO DE IMAGINÁRIOS E IDENTIDADES? QUE OUTROS CAMINHOS SÃO POSSÍVEIS?