LIMA, Bruno Reis. Cinestesia sapatransbixa. E-BOOK X CINABEH - Vol 01... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75202>. Acesso em: 22/11/2024 13:44
SAPA, TRANS, BIXA, TRÊS PEQUENAS PARTÍCULAS DE UMA MULTIDÃO DE DIFERENÇAS QUE PODEMOS MAL E MAL CHAMAR DE DISSIDÊNCIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE. COMPRIMO AS TRÊS PALAVRAS NUMA SÓ, INSPIRADO PELO FILÓSOFO-BICHA PACO VIDARTE(2019), SABENDO QUE VÃO EXPLODIR LOGO EM SEGUIDA. ESTE ARTIGO É UMA TENTATIVA DE COMEÇAR A PENSAR SOBRE UM TIPO DE CINESTESIA QUE PODE SER EXERCITADA ENQUANTO COMUNIDADE DE PESSOAS INCONFORMES COM AS COREOGRAFIAS SOCIAIS DA CIS/HETEROSSEXUALDIADE. A PARTIR DO CONCEITO DE "QUEER KINESTHESIA", DE JONATHAN BOLLEN(2001), TENTO ARTICULAR UM ENSAIO SOBRE A PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO ENQUANTO MOVIMENTO, USANDO COMO PONTO DE PARTIDA AS MINHAS EXPERIÊNCIAS COM O VOGUING E A CULTURA BALLROOM CARIOCA. TENTO PENSAR EM UMA CINESTESIA SAPATRANSBIXAA COMO UM TIPO DE PERFORMATIVIDADE QUE NÃO SIMPLESMENTE EXPRESSA UMA IDENTIDADE INDIVIDUAL, MAS É UMA ESPÉCIE DE JOGO COLETIVO QUE POSSIBILITA A EXPERIMENTAÇÃO CONJUNTA DE DIVERSOS MODOS DE MOVER QUE DESLOCAM E RECOMBINAM NORMATIVIDADES COREOGRÁFICAS DE GÊNERO. COMO AFIRMA DERRIDA, O CARÁTER PERFORMATIVO É SEMPRE CITACIONAL E ISSO IMPLICA QUE HÁ SEMPRE DIFERENTES NÍVEIS DE APROXIMAÇÕES E FRACASSOS EM RELAÇÃO À NORMA/OBJETO DE REFERÊNCIA. AS PRÁTICAS DE COMPETIÇÃO DE VOGUING NOS SEUS VARIADOS ESTILOS SÃO TÉCNICAS E PRÁTICAS QUE EXERCITAM DIFERENTES EXPRESSIVIDADES DE GÊNERO E SEXUALDIADE ENQUANTO MOVIMENTO. O INTUITO DESSE FUTURO ENSAIO É COMEÇAR A ELABORAR UMA APROXIMAÇÃO DAS IDÉIAS DE PERFORMATIVIDADE DE GÊNERO E OS ESTUDOS DA CINESTESIA EM BOLLEN(2001), ALÉM DE AUTORES COMO O TEÓRICO DA PERFORMANCE ANDREW HEWITT (2005) E HUBERT GODARD(2011).