O PRESENTE ESTUDO VISA INVESTIGAR AS POLÍTICAS DE ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO DE PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, COM ENFOQUE NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR), DE MODO A PROPOR UMA RESOLUÇÃO INSTITUCIONAL A QUAL GARANTA A EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS DE GÊNERO. ENQUANTO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DESTACA-SE A DISTINÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE DE GÊNERO, GÊNERO, SEXUALIDADE, HETEROSSEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE, ENTRE OUTROS. A PESQUISA É DO TIPO QUALITATIVA, APLICADA, DESCRITIVA E EXPLICATIVA E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS SERÁ CONSIDERADA ENQUANTO PESQUISA-AÇÃO. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE A RELAÇÃO COM OS DIREITOS HUMANOS, O (IN)ACESSO DAS PESSOAS TRANS NO CONTEXTO ESCOLAR UNIVERSITÁRIO E AS DIFICULDADES RELACIONADAS À PERMANÊNCIA E AO SUCESSO ACADÊMICO. A PESQUISA, POR FIM, ALMEJA MUDANÇA DE PERSPECTIVA RELACIONADA AO ACESSO, À PERMANÊNCIA E AO SUCESSO DAS PESSOAS TRANS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA.