O FACEBOOK, UTILIZADO COMO FINALIDADE PEDAGÓGICA COMPLEMENTAR À SALA DE AULA, APRESENTA-SE COMO UM AMBIENTE DINÂMICO, ATRATIVO E MOTIVADOR NO PROCESSO DE INTERAÇÃO, TÃO ESSENCIAL PARA O ENSINO. EMBORA NÃO TENHA SIDO CRIADO COM PROPÓSITOS EDUCACIONAIS, É UM INSTRUMENTO QUE APRESENTA ESPAÇOS PARA AS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO, INTERAÇÃO E COMUNICAÇÃO (MORAES, 2011). TAL CONSTATAÇÃO É O CERNE DESTE TRABALHO QUE, NORTEADO PELA INFLUÊNCIA DOS AMBIENTES VIRTUAIS NA SOCIEDADE, OBJETIVA-SE EM ANALISAR A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK A FAVOR DE ARGUMENTOS SOBRE PRECONCEITO. METODOLOGICAMENTE ESTE ESTUDO APRESENTA UM VIÉS DESCRITIVO-INTERPRETATIVISTA, QUE TEM COMO CORPUS PRINTS DE COMENTÁRIOS DE ESTUDANTES EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM UMA PRÁTICA REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA, EM QUE PROFESSORA-PESQUISADORA E ALUNOS COLABORADORES ESTIVERAM INSERIDOS. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO É PARTE DE UMA PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO CONCLUÍDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, QUE CONSIDERA-SE AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM EM UM CONTEXTO DE PRODUÇÃO, INSPIRADAS NAS TEORIAS DE MARCUSCHI (2007), KOCH E ELIAS (2004) E RIBEIRO (2007), O COMENTÁRIO DE FACEBOOK É VISTO COMO UMA ESTRUTURA QUE PERMITE REFLEXÕES SOBRE UMA VASTA DINAMICIDADE TEMÁTICA (KOCHE, 2010) E O FACEBOOK, COM FINALIDADE PEDAGÓGICA, COMO UMA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO RICA EM INFORMAÇÕES, QUE PODE SER CAPAZ DE OCASIONAR MAIOR ENVOLVIMENTO DOS APRENDIZES (MATTAR, 2013). A ANÁLISE APONTA A REFLEXÃO DOS ALUNOS SOBRE PRÁTICAS ESPONTÂNEAS DE PRECONCEITO E A RICA APRENDIZAGEM NA DESCONSTRUÇÃO DE PENSAMENTOS PRECONCEITUOSOS.