VOLTAMOS O OLHAR AS EDUCAÇÕES PARA OS GÊNEROS E SEXUALIDADES, MAIS ESPECIFICAMENTE AOS EFEITOS DISCURSIVOS QUE BUSCAM SE INSTAURAR NA CONTEMPORANEIDADE, VIA (ANTI)MOVIMENTOS (NEO)CONSERVADORES: A DISCURSIVIDADE DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO. O OLHAR A ESTE MOVIMENTO SE DÁ PELA COMPREENSÃO DE QUE O MESMO É COMPONENTE AGLUTINADOR E QUE PRODUZ AGÊNCIA DAS LINHAS DE SUBJETIVAÇÃO DO SINTAGMA ‘IDEOLOGIA DE GÊNERO’. POSICIONAMO-NOS A ANALÍTICA DE COMO TAL MOVIMENTO E SUAS NARRATIVAS BUSCAM MODALIZAR AS EDUCAÇÕES PARA OS GÊNEROS E TAIS SEXUALIDADES, O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAÇAR CONSIDERAÇÕES ANALÍTICAS DESTE FENÔMENO CONTEMPORÂNEO, A PARTIR DE UMA LEITURA NIETZSCHEANA. TAL MOVIMENTAÇÃO NOS LEVA A TRÊS EIXOS QUE ORGANIZAM ESTE MANUSCRITO: A) THANATOS COMO CHAVE CONCEITUAL; B) A COMPOSIÇÃO DA NARRATIVA DO ESCOLA SEM PARTIDO; E C) TRÊS FORÇAS SEGREGATIVAS – MÁ CONSCIÊNCIA, RESSENTIMENTO E IDEAL ASCÉTICO, COMO PULSOS THANATOLÓGICOS QUE TEM DISPUTADO A MODALIZAÇÃO DAS EDUCAÇÕES PARA OS GÊNEROS E AS SEXUALIDADES.