DIFERENTEMENTE DAS ESCOLAS DE TEMPO PARCIAL, A ESCOLA INTEGRAL FOCA SUAS AÇÕES E METODOLOGIAS NO OBJETIVO DE DESENVOLVER NOS EDUCANDOS SUAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, PARA ISSO, FUNDAMENTA SEUS PRINCÍPIOS NA CHAMADA PEDAGOGIA DA PRESENÇA, QUE CONSISTE NA IDEIA DE EDUCAR POR MEIO DO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS. SENDO ASSIM, POR MAIS QUE A ESCOLA SEJA ENTENDIDA COMO UM ESPAÇO INCLUSIVO E DE RESPEITO A DIVERSIDADE, NEM SEMPRE ESSA IDEIA SE APLICA AO PENSARMOS NOS INDIVÍDUOS QUE DESTOAM DO PADRÃO BINÁRIO E HETERONORMATIVO. INFELIZMENTE, É COMUM OUVIRMOS RELATOS DE ALUNOS QUE DESTOAM DESSE PADRÃO DESCREVEREM O SOFRIMENTO POR NÃO SEREM RESPEITADOS E COMPREENDIDOS EM SUAS SUBJETIVIDADES, SENDO, MUITA DAS VEZES, ROTULADOS E EXCLUÍDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. DESSE FORMA, CABE A SEGUINTE QUESTÃO, A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL VISA DESENVOLVER AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS COM O AUXÍLIO DA AMPLIAÇÃO DO TEMPO, OU SUA AMPLIAÇÃO DO TEMPO CONSISTE EM DAR MAIS TEMPO PARA CORRIGIR O QUE NÃO ENCAIXA NOS PADRÕES SOCIAIS? O OBJETIVO DO TRABALHO EM QUESTÃO É JUSTAMENTE OBSERVAR COMO ESSES PROFESSORES TÊM CONTRIBUÍDO NA DESCONSTRUÇÃO/CONSTRUÇÃO DOS PADRÕES HETERONORMATIVOS NO ESPAÇO ESCOLAR, BUSCANDO COMPREENDER COMO AS PRÁTICAS E METODOLOGIAS DESSES PROFISSIONAIS TEM CONTRIBUÍDO NA AUTOACEITAÇÃO DOS ALUNOS QUE DESTOAM DESSES PADRÕES. PARA ISSO, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIOS DE TEXTOS, LIVROS, ARTIGOS E PERIÓDICOS; CONSIDERANDO TAMBÉM AS ATRIBUIÇÕES DE DIVERSOS AUTORES, ESPECIALMENTE MICHEL FOUCAULT. OS DADOS APONTAM QUE GRANDE PARTE DOS PROFESSORES MANTÊM UMA PERSPECTIVA HETERONORMATIVA VOLTADA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PEDAGOGIA CORRETIVA DESSES ALUNOS DIVERGENTES.