CONSIDERANDO QUE OS LETRAMENTOS ATUAM AGENTES FORMADORES DO HOMEM E A LITERATURA COMO UM CAMINHO PARA A HUMANIZAÇÃO E LIBERDADE DO INDIVÍDUO, A PRESENTE PESQUISA POSSUI COMO OBJETIVO GERAL, ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO QUEER PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E HUMANA DO LEITOR LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DE SEU CONTATO COM OBRAS LITERÁRIAS ESCRITAS POR/SOBRE MINORIAS SEXUAIS. BUSCOU-SE, PORTANTO, PROBLEMATIZAR OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, PERFORMANCES E (DES)CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DESENCADEADOS A PARTIR DESSA RELAÇÃO OU DA AUSÊNCIA DE TAL PROPOSIÇÃO NO CURRÍCULO QUE NORTEIA A PRÁTICA DOCENTE. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA, UTILIZARAM-SE AS DISCUSSÕES DE TEÓRICOS COMO: LOURO (2000, 2001, 2018), FOUCAULT (1988), BUTLER (1997) MOITA LOPES (2002), COSSON (2014, 2017), SOARES (2004), STREET (1984), KLEIMAN (2002), CÂNDIDO (1995), ENTRE OUTROS A PARTIR DE UM ESTUDO DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA. APOIANDO-SE NOS RESULTADOS DA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE AO NEGAR A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE, A ESCOLA SE FIRMA COMO UMA DAS INSTITUIÇÕES RESPONSÁVEIS PELA CONDIÇÃO DE PRECARIEDADE DE MUITOS INDIVÍDUOS. COMPREENDENDO QUE A LINGUAGEM POSSUI UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DESSES DISCURSOS OPRESSORES, É URGENTE PRÁTICAS DE LETRAMENTOS OS SUBVERTAM, É PRECISO TORNAR QUEER AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA ESCOLA. ISSO É POSSIBILITADO A PARTIR DA DIVERSIDADE E DA CONTRAPOSIÇÃO A VISÕES MONOLÍTICAS E UNIFORMIZANTES DE MUNDO E SOCIEDADE DURANTE UM EFETIVO PROCESSO DE DIDATIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA.