O ESTUDO AQUI APRESENTADO ESTÁ EM CONSTRUÇÃO E PRETENDE CONHECER MAIS ACERCA DAS MULHERES NEGRAS LÍDERES DE FAMÍLIAS DOS BAIRROS DE PERIFERIA DE BELO HORIZONTE E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DESSAS MÃES NA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL DE SUAS CRIANÇAS NEGRAS. DURANTE O PROCESSO, INTENCIONA-SE ANALISAR E QUESTIONAR AS ESTRUTURAS QUE SUBMETERAM ESTAS FAMÍLIAS A ESTE LUGAR DE OPRESSÕES INTERSECCIONADAS E APRESENTAR A RELAÇÃO DESTES SUJEITOS COM A EDUCAÇÃO. A PESQUISA APRESENTA PERFIL QUALITATIVO E INTENCIONA-SE QUE DELA ECOE AS VOZES DAS MÃES PESQUISADAS, PARA ISSO O RECURSO METODOLÓGICO PRINCIPAL SERÃO AS ESCREVIVÊNCIAS, ELAS OPORTUNIZARÃO UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MÃES NA ESCRITA. ALÉM DISSO, SERÃO UTILIZADOS TAMBÉM QUESTIONÁRIO E ENTREVISTAS NARRATIVAS. A SELEÇÃO BIBLIOGRÁFICA PROPOSTA NA CONSTRUÇÃO DA INVESTIGAÇÃO FOI CRITERIOSAMENTE SELECIONADA, COM O CUIDADO DE TRAZER À PESQUISA UM GRUPO DE AUTORAS (ES) COM CONSCIÊNCIA DE CAUSA. A CONSTRUÇÃO LINGUÍSTICA NESTE TRABALHO, APRESENTA UMA FORMA DE RESISTÊNCIA E PODERÃO SER RECEBIDAS COMO DESCUIDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA, NO ENTANTO É MAIS UMA TENTATIVA DE RESSIGNIFICAR A COMUNICAÇÃO ESCRITA PROPONDO LINGUAGEM DECOLONIAL. NÃO PARECE LEGÍTIMO, UM TEXTO ESCRITO COM, POR E PARA MULHERES USAR O MASCULINO NEUTRO NA ABORDAGEM. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É O DE CONHECER A MEDIAÇÃO DESTAS MÃES NA EDUCAÇÃO IDENTITÁRIA E ÉTNICO-RACIAL DE SUAS FILHAS/OS, TENDO EM VISTA O COTIDIANO DE POBREZA, SENDO ASSIM, POR MAIS QUE SE APRESENTE AQUI AS INÚMERAS FORMAS DE OPRESSÃO VIVENCIADAS NESTA FAMÍLIA, A EDUCAÇÃO RACIAL NORTEARÁ A INVESTIGAÇÃO.