A REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL OFERECEU OPORTUNIDADE À ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DAS PESSOAS NÃO HETEROSSEXUAIS-CISGÊNERAS COM O OBJETIVO DE NEGOCIAR A EXPANSÃO DE SEUS DIREITOS CIVIS, POLÍTICOS E SOCIAIS JUNTO AOS GOVERNOS, EXTRAPOLANDO-SE A NOÇÃO DE QUE A AGENDA DESTES SE SITUARIA APENAS AO REDOR DA PROFILAXIA AO VÍRUS HIV E À AIDS. COM A INTRODUÇÃO GRADUAL DESTES TEMAS NA AGENDA-SETTING GOVERNAMENTAL DESDE 1995, VIU-SE UM PERÍODO DE MODERADA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E DO JUDICIÁRIO NO RECONHECIMENTO DE UMA CIDADANIA LGBTI EM CONTRAPONTO A UM ESTADO DE INAÇÃO PARLAMENTAR ACERCA DESTAS REIVINDICAÇÕES, A EXEMPLO DE QUE NENHUMA LEI EM FAVOR DE LGBTIS FOI APROVADA PELO CONGRESSO NACIONAL DESDE 1985. SEGUNDO O MODELO DO EQUILÍBRIO PONTUADO (MEP), AS “IMAGENS POLÍTICAS” SIMBOLIZAM FORMAS PARTICULARES PELAS QUAIS UMA POLÍTICA PÚBLICA É INTERPRETADA E DISCUTIDA NA ARENA DECISÓRIA E TAIS ENTENDIMENTOS ESTARIAM BASEADOS EM INFORMAÇÕES EMPÍRICAS E APELOS EMOTIVOS, SENDO IMPORTANTES EIXOS NORTEADORES DO PROCESSO POLÍTICO, SOBRETUDO DA MUDANÇA REPENTINA DA AGENDA GOVERNAMENTAL. O PRESENTE ARTIGO BUSCA COMPREENDER QUAIS IMAGENS POLÍTICAS CIRCUNDARAM OS PROJETOS LEGISLATIVOS PRÓ-LGBTIS E PRODUZIRAM ENTENDIMENTOS QUE LEVARAM AO BLOQUEIO E RETIRADA DESTES TEMAS DA AGENDA DECISIONAL DO LEGISLATIVO. O MÉTODO CONSISTIU NA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ATRIZES E ATORES POLÍTICOS PRÓ-LGBTIS, CODIFICAÇÃO DO MATERIAL COM O MAXQDA E ANÁLISE DE CONTEÚDO. ENTRE OS RESULTADOS, DESTACA-SE UM MAPEAMENTO PRELIMINAR DAS IMAGENS POLÍTICAS ANTILGBTIS RESPONSÁVEIS POR INTERROMPER A CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA LGBTI BRASILEIRA E ATÉ MESMO ALAVANCAR ELEITORALMENTE OS CHAMADOS “EMPREENDEDORES MORAIS DE POLÍTICAS PÚBLICAS”.