A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ATRAVÉS DA AGRICULTURA FAMILIAR ABASTECE BOA PARTE DOS BRASILEIROS, E ESTÁ RELACIONADA À UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROQUÍMICOS, COM CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS E SAÚDE COLETIVA. POR ISSO, A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) PERMITE CONSTRUIR ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE BUSQUEM DISCUTIR SOBRE O CULTIVO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS REFERENTES À AGRICULTURA FAMILIAR, EM ESPECIAL NA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ/SC. ASSIM, ESTE TRABALHO APRESENTA O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) APLICADA À UMA TURMA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, QUE BUSCA O PROTAGONISMO DOS MESMOS, CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS. ACREDITAMOS QUE A SD CONTEXTUALIZADA E PROBLEMATIZADA ACERCA DE QUESTÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E SAÚDE CONTRIBUEM PARA A TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE SOBRE FATORES CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS.