O DESENHO É UM INSTRUMENTO PARA OBTER INSIGHTS SOBRE PENSAMENTOS E IDEIAS. ASSIM, UM GRUPO DE 66 ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PRODUZIREM DESENHOS SOBRE A VIDA VEGETAL, EXPRESSANDO SUA COMPREENSÃO DAS PARTES DAS PLANTAS E O AMBIENTE ONDE VIVEM. BUSCOU-SE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES, ENTRE OUTRAS, SOBRE QUAIS ESTRUTURAS E TIPOS DE PLANTAS FORAM REPRESENTADAS, QUAIS ELEMENTOS VIVOS E NÃO VIVOS FORAM ILUSTRADOS E QUAL O LOCAL DO SER HUMANO. ESSES DESENHOS FORAM AGRUPADOS EM CINCO NÍVEIS DE ENTENDIMENTO CONCEITUAL, SEGUNDO KOSE. OS ALUNOS RELACIONARAM AS PLANTAS A ELEMENTOS DA NATUREZA COMO O SOL, AS NUVENS, AS CASAS, BEM COMO A OUTROS SERES VIVOS, NO ENTANTO, FORAM POUCOS AQUELES QUE INSERIRAM O HOMEM NO AMBIENTE. A FOLHA FOI A PARTE DA PLANTA MAIS DESENHADA E OS FRUTOS NÃO SÃO DE PLANTAS TÍPICAS DE ONDE OS ALUNOS MORAM.