O BRASIL VIVENCIA UM PERÍODO DE PROFUNDAS MODIFICAÇÕES NO QUE TANGE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRINCIPALMENTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EM DECORRÊNCIA, A PRIORI, DO IMPEACHMENT IMPETRADO A EX-PRESIDENTE DILMA ROUSSELF. OS DEBATES SOBRE REFORMAS EDUCACIONAIS JÁ ERAM SUSCITADOS, MAS FOI COM A SAÍDA DA EX-PRESIDENTE QUE AS IMPLEMENTAÇÕES GANHARAM FORÇA. EM POUCO ESPAÇO DE TEMPO TEVE-SE IMPLEMENTAÇÕES DE (DES)REFORMAS EDUCACIONAIS IMPORTANTES COMO A PROMULGAÇÃO DA BASE COMUM NACIONAL CURRICULAR (BNCC), A BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAL E CONTINUADA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. NESTE ESTUDO DISCUTE-SE OS POSSÍVEIS IMPACTOS DA PROMULGAÇÃO DA BNCC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTIU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DOCUMENTAL, COM ÊNFASE CRÍTICA DE DOCUMENTOS OFICIAIS. É PERCEPTÍVEL QUE APESAR DAS MUDANÇAS NAS CORRELAÇÕES DE FORÇAS POLÍTICAS, A ESSÊNCIA DO NEOLIBERALISMO SE MANTEVE VIGENTE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.