O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É FUNDAMENTADO NO ENSINO PRÁTICO E POSSIBILITA AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DO CONTATO COM A DOCÊNCIA NOS PRIMEIROS ANOS DE GRADUAÇÃO. NESTE TRABALHO TRAZEMOS AS DESCRIÇÕES, RELATOS E EXPERIÊNCIAS DO PIBID BIOLOGIA UFRJ SOBRE A CONFECÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE E SIGNIFICAMOS SUA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) E ENSINO DE CIÊNCIAS DENTRO DA ESCOLA MUNICIPAL CHILE (OLARIA). O DESENVOLVIMENTO DESTE JOGO E DOS DIVERSOS MATERIAIS DIDÁTICOS COM O GRUPO ESCOLAR DEMONSTROU-SE EFICAZ NO ENSINO COMO MECANISMO DE AÇÃO E FACILITADOR DA EA DENTRO DA ESCOLA, GERANDO RESULTADOS NA APRENDIZAGEM, ENVOLVIMENTO ALUNO-PROFESSOR E ALUNO-ALUNO ALÉM DE TRABALHAR A QUESTÃO DO PERTENCIMENTO DENTRO DOS DESAFIOS SOCIO-CULTURAIS.