A ESCOLA, COMO PARTE INTEGRANTE DA SOCIEDADE, ? UM ESPA?O ONDE AS DIVERSIDADES EXPERIMENTAM O EXERC?CIO DA SOCIABILIZA??O. ? NA ESCOLA QUE OS ALUNOS CONVIVEM COM OS MAIS VARIADOS TIPOS DE DIFEREN?AS EXISTENTES EM NOSSA SOCIEDADE, ENTRE ELAS AQUELAS RELACIONADAS ? ORIENTA??O SEXUAL E IDENTIDADE DE G?NERO EM SUAS MAIS DIFERENTES FACETAS.
CONSIDERANDO QUE O DIREITO ? EDUCA??O ? UMA PRERROGATIVA LEGAL EXTENSIVA A TODOS, ? LEG?TIMO QUE A ESCOLA SEJA UM AMBIENTE PROP?CIO PARA QUE O RESPEITO A ESSAS DIFEREN?AS SEJA PROMOVIDO EM SEU COTIDIANO, POR ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E FUNCION?RIOS, SOBRETUDO NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
ENTENDENDO QUE OS PROFESSORES S?O PROTAGONISTAS DAS A??ES EDUCATIVAS NOS AMBIENTES ESCOLARES DA EJA, TORNA-SE NECESS?RIO DIALOGAR SOBRE AS QUEST?ES RELACIONADAS AO G?NERO E ? SEXUALIDADE, UMA VEZ QUE NESSA MODALIDADE DE ENSINO AS DIFEREN?AS ENTRE G?NERO E SEXUALIDADE TORNAM-SE MAIS EXPL?CITAS DEVIDO AO PERFIL DOS ESTUDANTES QUE DELA SE VALE ENQUANTO POSSIBILIDADE DE PROSSEGUIMENTO AOS ESTUDOS.
ESSAS DIFEREN?AS NA EJA PODEM, POR VEZES, PROMOVER RELA??ES DE DESIGUALDADES ENTRE HOMENS E MULHERES, HETEROSSEXUAIS E POPULA??O LGBT, INCLUINDO PESSOAS CIS/ TRANSG?NERO E TRAVESTIS, O QUE PODE CULMINAR NA DESLEGITIMA??O DO DIREITO AO ACESSO E ? PERMAN?NCIA AOS ESTUDOS DEVIDO AS DIFEREN?AS RELACIONADAS AO G?NERO E ? SEXUALIDADE.
NEM SEMPRE H? MATERIAIS DID?TICO-PEDAG?GICOS DISPON?VEIS PARA A CONSULTA E A FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DOCENTE NA EJA E, POR ISSO, PROPOMOS ESSE GUIA DID?TICO-PEDAG?GICO, PRODUTO DE UMA INVESTIGA??O ACAD?MICA EM N?VEL DE MESTRADO, PARA QUE OS PROFESSORES QUE ATUAM DIRETAMENTE COM A EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS POSSAM N?O APENAS TER ACESSO ?S INFORMA??ES SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE, COMO TER ACESSO ? SUGEST?ES DE POSSIBILIDADES PEDAG?GICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE A??ES EDUCATIVAS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR.
FIGURA 1: CAPA DO GUIA DID?TICO-PEDAG?GICO
AL?M DE POSSUIR UMA LINGUAGEM DE F?CIL ENTENDIMENTO E UMA DIAGRAMA??O BEM ATRAENTE, O PROFESSOR PODER? ACESSAR A OUTRAS M?DIAS POR MEIO DO SISTEMA QR CODE, O QUAL O DIRECIONAR? PARA IN?MERAS OUTRAS FONTES DE INFORMA??ES AUDIOVISUAIS E TEXTUAIS, POR EXEMPLO.
O MATERIAL FOI ELABORADO CONCOMITANTEMENTE ? REALIZA??O UMA PESQUISA ACAD?MICA EM N?VEL DE MESTRADO EM EDUCA??O, SENDO APRESENTADO EM FORMATO DE UM GUIA DID?TICO-PEDAG?GICO, COMO J? EXPOSTO. NO ENTANTO, COM O OBJETIVO DE ESCLARECER SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE, FORAM CONSTRU?DOS CAP?TULOS DISCUTEM SOBRE OS TEMAS ?G?NERO E SEXUALIDADE?, ?ORIENTA??O SEXUAL?, ?IDENTIDADE DE G?NERO?, ?EXPRESS?O DE G?NERO? ?POR QU? FALAR DE G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA??, AL?M DE OFERECER ?SUGEST?ES PEDAG?GICAS PARA A PROMO??O DE MOMENTOS PARA A DISCUSS?O SOBRE G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA? , COM INDICA??O DE LITERATURAS E DE ATIVIDADES ESCOLARES POSS?VEIS DE SEREM REALIZADAS COM ALUNOS DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS.
A PROPOSI??O DESSA ESTRUTURA TEM SUA ORIGEM MEDIANTE ?S LACUNAS CONCEITUAIS EXPLICITADAS PELOS SUJEITOS PARTICIPANTES DA PESQUISA DE MESTRADO (PRINCIPALMENTE PROFESSORES E ALUNOS) EM QUE SEUS RELATOS EM TERMOS DE G?NERO E SEXUALIDADE MOSTRARAM-SE INSUFICIENTES E CARREGADOS DE CERTA INTOLER?NCIA, DESRESPEITO E DISCRIMINA??O EM FACE ?S DIVERSIDADES SEXUAIS E DE G?NERO, O QUE FOMENTOU A NECESSIDADE DE UM ESCLARECIMENTO CONCEITUAL EM LINGUAGEM VISUAL DIN?MICA E COM ESCRITA DE F?CIL ENTENDIMENTO. AS ATIVIDADES DID?TICO-PEDAG?GICAS APRESENTADAS FORAM EMPREGADAS DURANTE O PROCESSO DE PRODU??O DE DADOS, SOBRETUDO NOS GRUPOS FOCAIS, SENDO POSTERIORMENTE REVISADOS, AMPLIADOS E ADAPTADOS PARA QUE ATINGISSEM O FORMATO DESEJADO PARA A FINALIDADE DE UM GUIA DID?TICO-PEDAG?GICO.
? IMPORTANTE RESSALTAR QUE TODAS AS ATIVIDADES APRESENTADAS NO MATERIAL FORAM INTENCIONALMENTE PROPOSTAS PELA EQUIPE DE PESQUISADORES DO GRUPO DE ESTUDOS ?EDUCA??O, HIST?RIA E DIVERSIDADES? DO INSTITUTO FEDERAL DO ESP?RITO SANTO (IFES) E DIALOGA COM O CADERNO DE ATIVIDADES DO CURSO DE APERFEI?OAMENTO G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA, PROMOVIDO PELO MINIST?RIO DA EDUCA??O E CULTURA (MEC/ SECADI) EM PARCERIA COM O CENTRO LATINOAMERICANO DE SEXUALIDADE E DIREITOS HUMANOS (CLAM).
ESPERAMOS QUE ESSE MATERIAL DID?TICO-PEDAG?GICO POSSA ENRIQUECER AINDA MAIS O REPERT?RIO DE CONHECIMENTOS DOCENTES, ASSIM COMO POSSA CONTRIBUIR PARA A PROMO??O DE SITUA??ES DE INCLUS?O, IGUALDADE, RESPEITO ?S DIFEREN?AS POR QUEST?ES RELATIVAS A G?NERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA, EM SUAS MAIS VARIADAS EXPRESS?ES.